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Home Colunas Coluna Fernando Calmon

KICKS, TOTALMENTE RENOVADO, ESTREIA NOVO MOTOR E CÂMBIO

identicon por Fernando Calmon
19/06/2025
em Coluna Fernando Calmon, Colunas, FC
Novo Nissan Kicks 2026 (Foto: Divulgação Nissan)

Novo Nissan Kicks 2026 (Foto: Divulgação Nissan)







O Kicks mudou de patamar em direção aos suves médios e deixou a versão atual Kicks Play para enfrentar os compactos de menores dimensões. O maior impacto visual vem da nova frente com imponente grade de elementos horizontais, acabamento em preto brilhante e faróis de LED. A traseira também impressiona com lanternas horizontais interligadas.

As dimensões: comprimento, 4.365 mm; entre-eixos, 2.655 mm; largura, 1.800 mm (2.090 com espelhos); altura, 1.620 mm; a altura livre do solo é de 200 mm e o porta-malas acomoda 470 litros mais dois compartimentos de 25 litros cada sob o fundo móvel. As rodas de liga leve são de 19 pol.

O motor é o mesmo que equipa o Renault Kardian, de três cilindros, turbo, 999 cm3, 12 válvulas, 120/125 cv e 20,4/22,4 kgf m·kgf. Consumo, homologado pelo Inmetro, é de 11,7/8,3 km/l na cidade e 14,3/9,9 km/l na estrada (gasolina/álcool). O câmbio é sempre automático, mas agora robotizado de dupla embreagem em banho de óleo e seis marchas (Kicks Play continua com câmbio CVT Xtronic). A novidade é o seletor de marchas por botões no console de túnel em vez da tradicional alavanca. Suspensão dianteira McPherson e a traseira por eixo de torção, como sempre foi.

Há quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. A de topo é bem completa com itens de segurança, conforto e comodidade. Inclui teto solar panorâmico com abertura elétrica, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol., tela multimídia também de 12,3 pol. (maior que a média deste segmento), sistema de auxílio à condução semiautônomo, alerta de tráfego transversal traseiro, assistente de centralização em faixa, monitoramento de ponto cego com intervenção e sistema de som Bose com 10 alto-falantes, inclusive nos apoios de cabeça.

Em primeira avaliação na estrada, todos os recursos de apoio ao motorista funcionaram bem, em especial o de manutenção do veículo na faixa de rolamento. Nível de ruído na cabine é baixo, porém dá para sentir certa limitação de potência do motor para lidar com uma massa total de 1.366 kg. Mesmo ao apresentar respostas boas na maioria das situações, é preciso certa cautela numa ultrapassagem mais crítica caso o carro esteja carregado com ocupantes e bagagem. Todavia, sem chegar a causar sustos.

O novo Nissan chegará às concessionárias em 3 de julho, mas a pré-venda já começou. Os preços: R$ 164.990 (Sense), 175.990 (Advance), R$ 182.490 (Exclusive) e R$ 199.000 (Platinum). As três primeiras versões, no entanto, têm valores especiais de lançamento, respectivamente R$ 159.990, R$ 167.990 e R$ 177.990. A topo de linha oferece um plano especial de 18 meses com taxa zero e bônus de R$ 5.000 na troca de um veículo usado.

O modelo anterior, Kicks Play, tem preço de R$ 117.990. O motor é 4-cilindros de 1,6 litro, 114 cv e 15,5 m·kgf.

 

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025 – Automóveis

Balanço da organização apontou 125,9 mil visitantes e 27 marcas expositoras das quais 19 apresentaram 24 novidades. Área de exposição de 110.000 m², no autódromo de Interlagos, incluiu os boxes, seus mezaninos e a pista do circuito. Foram organizados cerca de 25.000 testes, contando os dias separados para automóveis e motocicletas.

Principais novidades na ordem em que foram apresentadas:

GWM
Picape média Poer P30 e o suve grande de luxo Haval H9. A produção em Iracemápolis, SP começa em agosto. Ambos têm motorização exclusivamente Diesel de 186 cv/48,9 m·kgf, tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas.

Honda
Civic Advanced Hybrid, sedã médio importado, teve avanços em sistemas de assistência à condução e conectividade continua como única versão do modelo que já foi fabricado no Brasil. Além do City Hatchback Touring Sport, estreou o HR-V 2026.

Ram
Novo motor Cummins V-6 turbodiesel, 6,7 L, 436 cv e 149 m·kgf e câmbio automático de 8 marchas para picapes 2500 e 3500. Mudanças também na grade, faróis de LED, lanternas e para-choque. Vendas em setembro.

BMW
Reestilização do i4 M50 com dois motores elétricos e 544 cv, novo M2 mais potente com 480 cv e M3 personalizado.

MINI
Novos modelos da família JCW (John Cooper Works), incluindo o conversível. Em breve chega a versão elétrica do hatch com 238 cv.

Fiat
Lançou Pulse e Fastback Abarth 2026 com mudanças na grade, para-choque, rodas de 18 pol. escurecidas, teto solar panorâmico elétrico, bancos redesenhados e motor turbo flex, 1,3 L, 180/185 cv e 27,5 m·kgf.

Omoda/Jaecoo
Apresentou versão híbrida do Omoda 5 e lançou o suve maior Omoda 7.

BYD
Revelou sua outra marca, Yangwang, para o nicho de supercarros de luxo. U8 é um suve focado no desempenho fora de estrada, elétrico de 1.200 cv, alcance de 1.000 km (pelo padrão chinês CLTC) e pode até flutuar na água. O superesportivo U9, além do visual arrojado, tem quatro motores elétricos que somam impressionantes 1.305 cv.

Volvo
Estreia do novo XC60 híbrido plugável com 462 cv, grade redesenhada, rodas de 19 até 22 pol., suspensão pneumática, tela multimídia maior de 11,2 pol., além da versão Polestar Engineered. Já o elétrico EX30, na versão Cross Country, tem dois motores, 428 cv e alcance de 328 km.

Ford
Reestilização do suve médio Territory, fabricado na China, com redesenho total da dianteira, mais alinhado à identidade global da marca. Sem mudanças no motor a gasolina e no câmbio automático de sete marchas.

Hyundai
Novo Kona Hybrid destaca o consumo de 18 km/l na cidade.

GAC
Mais nova marca chinesa, com cinco modelos: Hyptec HT, Aion Y, Aion V, GS4 híbrido e sedã Aion ES. Exibiu o Hyptec SSR, superesportivo elétrico que acelera de 0 a 100 km/h em incríveis 1,9 s.

 

BMW X2 xDrive20i atrai pelo estilo moderno

Versão cupê do suve X1 (modelo mais vendido de toda a linha da BMW entre os produzidos aqui e importados), o X2 destaca-se também pela imponência. Em particular o desenho do teto com uma caída suave e elegante, sem exageros. Além do corte vertical na altura da tampa do porta-malas, há um defletor que não fica no teto e sim na base do vidro, sem função aerodinâmica. O conjunto óptico traseiro tem luzes delgadas e o para-choque recebeu extremidades robustas (meio exageradas).

Rodas de 20 pol. apresentam desenho discreto. Na dianteira a grade da marca alemã foi bem alargada e se distancia do duplo-rim tradicional com todos os elementos pintados de preto. Faróis são full LED adaptativos e há iluminação de contorno na grade. Dimensões coerentes ao segmento médio-compacto: comprimento 4.567 mm; entre-eixos 2.692 mm; largura, 1.845 mm (2.014 mm com espelhos); altura, 1.575 mm, porta-malas, 560 L. Suspensões: McPherson, dianteira; multibraço, traseira.

Teto solar panorâmico fixo traz ótima sensação de amplitude interna. Volante é o tradicional, sem segmento reto e diâmetro da seção do aro típico de carro alemão. Quadro de instrumentos (10,4 pol.) integra-se à tela multimídia de 10,7 pol. Regulagem do ar-condicionado na tela desvia o olhar do motorista, contudo comando de voz resolve. Além da conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, celular fixado verticalmente para carregar por indução é prático, mas o aparelho fica exposto nestes tempos de insegurança urbana. Há bom espaço para pernas, cabeça e ombros no banco traseiro para dois adultos e uma criança.

Motor longitudinal, gasolina, 4 cilindros, turbo, 2-L, 204 cv e 30,6 m·kgf. Câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas e tração integral automática. Dirigibilidade é destaque de todo BMW e o X2 mantém a regra, inclusive pelo muito conveniente diâmetro mínimo de giro (11,3 m). Durante avaliação por uma semana em uso urbano e rodoviário, a massa em ordem de marcha de 1.695 kg limitou aceleração de 0 a 100 km/h a 7,3 s. Fica dentro da média de uma marca premium, mas não é seu maior destaque.

Preço: R$ 406.950.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







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Ilustração: autor por IA

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