A GM apresenta a linha 2026 da picape S10 com importantes evoluções em segurança e novas opções de acabamento. Um dos principais destaques da nova linha é a introdução do sistema auxiliar de permanência em faixa em todas as versões equipadas com câmbio automático — a partir da configuração WT, voltada ao trabalho.
A tecnologia, que estreia na gama, utiliza uma câmera dianteira para monitorar as marcações da pista e atua de forma ativa sobre o volante, realizando correções sutis quando detecta uma saída inintencional da faixa de rolamento. O sistema contribui para um dirigi mais segura, especialmente em rodovias.
Outra novidade é a extensão do alerta de tráfego transversal à retaguarda para mais versões da picape. Antes exclusivo da configuração topo de linha High Country, o sistema agora passa a ser item de série em todas as versões cabine dupla.
Ideal para manobras de ré em locais com visibilidade limitada, como garagens e vagas perpendiculares, o recurso utiliza sensores de radar instalados na traseira do veículo para detectar a aproximação lateral de veículos em movimento. Os alertas são emitidos de forma visual na tela do sistema multimídia e por meio de sinais sonoros, reduzindo o risco de colisões traseiras transversais.
Complementando esse pacote de segurança ampliado, todas as versões automáticas da S10 passam a contar também com o alerta de colisão dianteira e com o sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres. Esses sistemas combinam sensores dianteiros e uma câmera de alta resolução para identificar riscos iminentes de impacto com veículos ou de atropelamento de pedestres.
Em situações críticas, o sistema projeta alertas visuais no para-brisa e emite avisos sonoros. Se o motorista não reagir a tempo, a frenagem é acionada automaticamente para mitigar ou mesmo evitar o impacto.
Para maior conforto e comodidade, os compradores da versão aventureira Z71 têm ar-condicionado digital e sistema sem fio para recarregar a bateria do celular, na parte anterior do console.
O alerta de ponto cego, por sua vez, passa a vir também nas versões WT cabine simples e dupla, Z71 e LTZ. Utilizando sensores laterais traseiros, o sistema monitora as áreas não cobertas pelos retrovisores e avisa o motorista por meio de sinalização luminosa nos retrovisores externos sempre que detecta a aproximação de um veículo no ponto cego, oferecendo mais segurança em trocas de faixa.
Essas tecnologias se somam aos itens de segurança já existentes na S10 como as seis bolsas infláveis, sistema de conectividade e assistência; e o controle eletrônico de estabilidade e tração 4×4, com calibração específica para uso fora de estrada.
No aspecto visual, a S10 apenas ganha uma nova opção de cor: o branco Dunas, disponível para as versões cabine-dupla.
Já no Trailblazer 2026, a novidade é a adoção do sistema auxiliar de permanência em faixa nas versões LT (voltada a frotistas) e High Country.
Ambos os modelos — S10 e Trailblazer — também passaram por uma recente atualização mecânica. O novo câmbio automático epicíclico de 8 marchas, associado ao motor 2,8 turbodiesel Duramax, recebeu nova calibração para otimizar o desempenho com menor consumo. Além disso, a adoção da redução catalítica seletiva por meio do agente
Arla 32 e melhorias no sistema de escapamento da picape permitiram uma redução de 84% nas emissões de óxidos de nitrogênio, que são transformados em inofensivos nitrogênio e água, mantendo a linha em conformidade com os mais rígidos padrões de controle da poluição do ar.
Em 2025, a S10 também atinge um marco histórico: torna-se o veículo mais longevo da GM do Brasil em produção contínua, ultrapassando o icônico Chevrolet Veraneio
MF