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Home PM

O LOGO DA BMW M

COMO SURGIU O LOGO E O EMBLEMA M

identicon por Paulo Manzano
18/06/2025
em PM, Substance
BMW M1 (Foto: BMW)

BMW M1 (Foto: BMW)





Se a BMW já uma das marcas mais desejadas e de maior sucesso, vende mais que Mercedes e bem mais que Audi, os modelos M são sinônimos de esportividade e são os mais desejados. A história da M é emblemática e muito bem conduzida. Se hoje muitas marcas tem suas divisões esportivas, certamente foram influenciadas pelo sucesso da BMW M.

A BMW “vende” a M como “a letra mais poderosa do mundo”. Mas como surgiu o logo e o emblema M? A história é interessante!

HISTÓRIA DE UM ÍCONE

O distintivo logotipo da BMW M, com as três faixas anexadas ao M, é reconhecido por entusiastas do automobilismo em todo o mundo. Seja um fã de Nürburgring, um entusiasta de corridas ou um apreciador de carros esportivos, quem vê as três cores da BMW M sabe que se trata de alto desempenho.

Mas quem o inventou? Eis a resposta.

Curiosidade: o famoso M com as três barras coloridas não é o primeiro logotipo da BMW M GmbH, fundada em 1972 e chamada BMW M Motorsport até 1993. M de Motorsports (esportes a motor). O logotipo original era circular e exibia semicírculos sobrepostos nas cores azul, púrpura e vermelho, com o emblema BMW da marca-mãe ao centro. Ele apareceu pela primeira vez no lendário BMW 3.0 CSL em 1973. Segundo Jochen Neerpasch, então presidente do Conselho de Administração da BMW M GmbH e diretor de Competições, o design desse primeiro emblema veio da agência suíça de design gráfico Müller.

Primeiro logotipo da BMW Motorsport GmbH, 1972

ELE SURGIU PRIMEIRO NO M1

O M com as três faixas apareceu pela primeira vez no BMW M1, apresentado em 1978, que trazia tanto o logotipo BMW quanto o logotipo M e foi o primeiro automóvel desenvolvido integralmente pela BMW M GmbH.

Não se sabe ao certo quem escolheu definitivamente as cores azul, púrpura e vermelho. O certo é que três pessoas participaram da criação: o diretor de competições e diretor-geral Jochen Neerpasch, o então designer de interiores da BMW Wolfgang Seehaus e o então designer externo Manfred Rennen. As cores precisavam funcionar bem no capô, em vestuário, em documentos e nos carros de corrida.

O BMW M1 foi o primeiro a ostentar o novo logotipo na traseira (Foto: BMW)

UM DESIGN ATUAL ATÉ HOJE

O marcante design das faixas estreou em 1973, muito antes do logotipo definitivo, no famoso BMW 3.0 CSL. O visual final dos carros de corrida foi criado pelo designer gráfico externo Pierre Mendell em colaboração com Manfred Rennen. Até hoje, os carros de competição da BMW M GmbH mantêm essas cores, adaptadas em posição, tamanho e estilo.

Por que exatamente vermelho, púrpura e azul? Marc Thiesbürger, historiador automobilístico e de corridas do BMW Group Classic, explica: “Azul representa a BMW, vermelho provavelmente veio da Texaco e púrpura foi escolhida de forma pragmática como mistura de azul e vermelho”.

O BMW 3.0 CSL com o padrão de faixas (Foto: BMW)

Para completar: o designer Manfred Rennen afirmou ter participado da escolha das cores e negou a ligação com a Texaco, mas não há documentos sobre isso no arquivo. Versão oficial da BMW M GmbH: “Azul representa a marca BMW, vermelho representa o automobilismo e púrpura simboliza essa conexão única”.

Cores atuais da BMW M

O PATROCÍNIO NÃO VEIO, O VERMELHO FICOU

Há outras evidências a favor da teoria da Texaco: os esboços de Seehaus para o BMW 3.0 CSL em 1972 traziam o logotipo da empresa petrolífera americana. Marc Thiesbürger comenta: “O vermelho da Texaco provavelmente foi incorporado ao esquema de cores da BMW Motorsport, embora as negociações de patrocínio tenham fracassado no fim de 1972”. A Texaco não veio, o vermelho permaneceu. Seehaus também via uma vantagem na escolha das três cores: elas se destacavam claramente nas fotos em preto e branco que eram comuns na época; eram cores que funcionavam mesmo sem cor.

Esboços de Wolfgang Seehaus, 1972, com o patrocinador Texaco (Imagem: arquivo BMW)

DESIGNACOES DE MODELOS BMW M

O logotipo icônico aparece em todos os veículos BMW M de série, obviamente. Modelos Performance trazem a designação do modelo com o logotipo na tampa do porta-malas, além de um M na grade. Modelos de alto desempenho, como o BMW M4, exibem a designação completa com o logotipo na grade. A partir de 2024, todos os novos modelos M de alto desempenho usam logotipos em preto brilhante com contorno em alumínio acetinado. Em modelos especiais, como o BMW M4 CS, o contorno é sempre pintado em vermelho brilhante.

Foto: BMW
Evolução do logotipo de comunicação BMW M (Imagem: BMW)

O FAMOSO M VEM DE GIUGIARO

Embora a história da escolha de cores não possa ser esclarecida nos mínimos detalhes, sabe-se quem inventou a primeira versão completa do logotipo com o M e suas três faixas em eco: foi o designer do BMW M1, Giorgetto Giugiaro, com seu estúdio Italdesign. O formato inclinado das três faixas simboliza dinamismo e velocidade.

Quem vê um BMW M hoje pode se surpreender: onde foi parar o púrpura? Com o tempo, ele tornou-se um tom de azul. Designers revisaram o logotipo várias vezes. A última atualização do logotipo de comunicação da BMW M, para uso em marca, ocorreu em 2020. Ele agora tem aparência 2D e utiliza quatro cores: azul claro, azul escuro, vermelho e branco. O azul claro foi ajustado para combinar com o azul do logotipo BMW. O alto valor de reconhecimento, que representa o desempenho único dos automóveis M, permanece até hoje.

COMEMORANDO OS 50 ANOS DA M

Em 2022, para comemorar os 50 anos da divisão M, a BMW ofereceu aos clientes a possibilidade de equipar seus modelos com o emblema retrô da Motorsport no capô e nos cubos das rodas, prova de que a marca entende o que apaixona os autoentusiastas e sabe transformar essa afinidade em emoção genuína.

PM

Onde me encontrar: Instagram, LinkedIn, AUTOentusiastas e Jornal Roda.
A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Tags: BadgeBMWBMW 3.0 CSLBMW CSLBMW MBMW M1Logotipo
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