A Stellantis anuncia que, a partir da última sexta-feira (06/6), sua linha de peças remanufaturadas e de reuso passou a ser comercializada na América do Sul sob a nova marca Circular Autopeças. A mudança, válida exclusivamente para a região, reforça o compromisso da empresa com soluções mais favoráveis ao meio ambiente, seguras e acessíveis, alinhadas aos princípios da economia circular. Já o nome Sustainera permanece como a identidade global, que reúne todas as iniciativas da unidade de negócio de economia circular da Stellantis no mundo.
A fabricante diz que as peças remanufaturadas oferecem a mesma segurança e confiabilidade das peças de origem, com o benefício adicional de menor custo e impacto ambiental; e que a remanufatura permite uma redução de até 80% no uso de matérias-primas e até 50% no consumo de energia, quando comparada à produção de uma peça nova equivalente.
A linha Circular Autopeças oferece hoje 13 famílias de peças remanufaturadas: turbocarregadores, caixas de direção, câmbios automáticos, motores de partida, alternadores, bombas de alta pressão, bicos injetores diesel, compressores de ar-condicionado, diferenciais traseiros e conversores de torque, entre outros. Ao todo, são mais de 180 componentes.
As peças Circular Autopeças estão disponíveis para todas as marcas da Stellantis comercializadas no Brasil (Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram) e são as únicas do mercado remanufaturadas por uma fabricante de veículos em toda a região, seguindo rigorosamente as especificações de fábrica. Isso assegura o mesmo desempenho, qualidade e garantia das peças originais Mopar, com a vantagem de oferecer soluções de manutenção mais acessíveis. A linha está disponível em uma rede de cerca de 1.200 concessionárias em todo o país, além de distribuidores autorizados e da loja oficial no Mercado Livre.
Economia Circular
As atividades de economia circular da Stellantis são baseadas na Estratégia 4R (Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem) para estender a vida útil dos produtos (peças e veículos) e reduzir o desperdício, retornando o material ao ciclo de produção de novos produtos, formando assim um ecossistema integrado, vital para preservar e proteger os recursos do planeta.
- Remanufatura: peças usadas, gastas ou com pequenos defeitos são recuperadas, desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais de fábrica, com o mesmo desempenho e garantia das peças originais.
- Reparo: peças gastas são reparadas, têm seus componentes substituídos por novos e são reinstaladas nos veículos. Além disso, há o reparo e recondicionamento de veículos, em que um time técnico treinado coloca carros danificados em condições de seminovos para revenda. Na sua fábrica em Betim, MG, a Stellantis tem um centro de recondicionamento de veículos Sustainera.
- Reuso: peças originais multimarcas em boas condições, recuperadas de veículos em fim de vida útil, são reutilizadas em outros veículos. Hoje a Stellantis tem uma atuação global, com mais de 7 milhões de peças disponíveis em estoque, vendidas em mais de 160 países de outras regiões.
- Reciclagem: materiais reciclados de peças, resíduos de produção/manutenção e veículos em fim de vida útil são reinseridos no processo de fabricação de novos carros e produtos de pós-venda.
MF