Quem aí já se divertiu com o Atom em alguma plataforma de videogame? Leve, ágil, potente e muito diferente, o Atom é um brinquedo sério para autoentusiastas e que exalta o prazer visceral de dirigir em track days ou em estradas sinuosas. Seu chassi tubular, com uma construção única de altíssima rigidez e baixíssimo peso, é o seu principal diferenciador.

Como não temos nem cheiro da marca por aqui, praticamente só se conhece a Ariel por quem acompanha o cenário britânico ou joga videogames, com os modelos Atom e Nomad (off-road). O Atom já está na sua quarta geração, usa o motor 2-litros Honda em diversas configurações e já teve até uma versão V-8.

Essa edição comemorativa tem 525 cv e pesa por volta de 600 kg. A versão de entrada (4), com o Honda K20C de 320 cv, faz o zero a 100 km/h na casa dos 3 segundos. Essa novo 4RR deve ser brutal.

Edição especial marca o ápice técnico e emocional da linha Atom com foco total em desempenho
Crewkerne, Reino Unido (3 de julho de 2025) – Para celebrar os 25 anos de produção do icônico Atom, a Ariel Motor Company acaba de anunciar uma nova edição comemorativa: o Ariel Atom 4RR, a versão mais potente, radical e exclusiva já feita do modelo. O novo carro será limitado a apenas 25 unidades feitas sob encomenda, voltadas ao uso em pista, mas ainda homologadas para rodar nas ruas.
Baseado na plataforma do Atom 4R, o novo 4RR traz um motor 2,0 turbocarregado da Honda (quatro cilindros) completamente retrabalhado pela equipe da Ariel. Com novos componentes internos e sistemas de lubrificação e alimentação otimizados, o motor atinge 525 cv e 56 m·kgf de torque em dinamômetro de bancada. A ficha técnica completa e o preço oficial serão divulgados ainda este ano.

O lançamento marca um duplo aniversário: além de comemorar o quarto de século do Atom (lançado originalmente no ano 2000), também celebra os 25 anos da Ariel Motor Company em sua era moderna, que teve início em 1999, retomando o nome de uma marca fundada em 1871, criadora da lendária bicicleta “Penny Farthing” — considerada o primeiro veículo produzido em série no mundo.
Uma linhagem singular: a história do Atom
Atom (2000-2003)
A estreia do Atom revolucionou o segmento dos esportivos britânicos com uma proposta minimalista: sem portas, sem para-brisa e sem teto. Montado sobre um chassi tubular de aço, o modelo original usava motor Rover de 120 cv e podia ser totalmente configurado pelo cliente. O processo de personalização sob medida permanece como um dos pilares da marca.

Atom 2 (2003-2007)
A segunda geração introduziu o motor Honda K20 (2,0) do Civic Type R com 220 cv, marcando a parceria que perdura até hoje. A partir de 2005, a Ariel passou a oferecer um supercarregador de deslocamento opcional que elevava a potência a 275 cv — e trazia junto o característico assobio do equipamento.

Atom 3 (2007-2012)
O Atom 3 trouxe melhorias importantes em chassi, suspensão, carroceria e motorização. O Type R da época entregava 245 cv (ou 300 cv com supercarregador). Em 2010, a Ariel ousou ainda mais com o raríssimo Atom V8, edição limitada a 25 unidades com até 500 cv e rotações de até 10.000 rpm.

Atom 3.5 (2012-2018)
Mantendo a base do 3, o Atom 3.5 trouxe nova eletrônica, direção revisada, suspensão melhorada e visual atualizado. Em 2013, a versão 3.5R passou a oferecer 367 cv com câmbio sequencial e ainda mais foco em desempenho.
Atom 4 (2018-presente)
O Atom 4 foi um salto total. Praticamente todos os componentes foram redesenhados, exceto tampa de combustível, volante e pedais. Com motor Honda turbo de 2 litros (320 cv) e sistemas eletrônicos como ABS configurável, controle de tração, controle de largada e geometria de suspensão antimergulho, o Atom 4 elevou o patamar de desempenhe mantendo o envolvimento analógico característico da marca.

Atom 4R (2023-presente)
Em 2023, a Ariel apresentou o 4R, versão ainda mais extrema do Atom com 400 cv e 51 m·kgf, resultando em uma relação peso-potência de quase 1,7 kg por lv. A dirigibilidade, segundo a marca, é de outro mundo.

Ao longo dos anos, mais de 130 opções de personalização foram oferecidas, permitindo configurar um Atom sob medida — seja para lazer em estrada, uso misto ou desempenho máximo em pista. Independentemente da versão, o objetivo da Ariel segue o mesmo: oferecer diversão séria (“Serious Fun”) ao volante.
PM
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