• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae História

BENTLEY REVELA NOVO EMBLEMA

MAIS DE UM SÉCULO DE HSTÓRIA EM SEU QUINTO LOGO

identicon por Paulo Manzano
01/07/2025
em História, PM, Substance
novo emblema Bentley

Imagens: Bentley





Neste 1.º de julho a Bentley deu o primeiro passo de uma nova fase e apresentou um emblema totalmente redesenhado, o quinto em 106 anos de história. Em pouco mais de uma semana, no dia 8, o novo “Winged B” (B alado) estreará num conceito que antecipa a próxima geração de produtos da marca, junto com a inauguração do novo Design Studio em Crewe, Inglaterra.

Para quem acompanha a indústria automobilística, vale ficar atento. Trocar o emblema pode parecer apenas um detalhe estético, mas costuma sinalizar mudanças bem maiores. Se a história da Bentley servir de guia, as novas asas certamente trarão algo novo e interessante. Mesmo que para nós aqui no Brasil a marca seja completamente distante, ela continua sendo um símbolo de desejo e tradição com carros sensacionais.

Bentley Batur, na minha opinião um dos carros mais bonitos da atualidade (Foto: Bentley)

A origem das asas

Quando W. O. Bentley fundou a empresa em 1919, pediu ao ilustrador F. Gordon Crosby, o mais celebrado artista automobilístico de seu tempo, uma marca que traduzisse velocidade e ambição. Crosby entregou o “B” envolto por asas, cada uma com número diferente de penas para evitar falsificações. A primeira revisão veio em 1931, já sob a administração da Rolls-Royce, com traços simétricos e dez penas de cada lado. Na década de 1990, o desenho ganhou curvas novamente, reverenciando o original. Em 2002, na era do Continental GT, a Bentley recuperou a assimetria de penas (dez à esquerda, onze à direita). Agora, mais de duas décadas depois, chegamos ao emblema de 2025.

Como nasceu o novo Winged B

Robin Page, diretor de Design desde o fim de 2024, convocou toda a equipe para um concurso interno de ideias. A proposta escolhida veio de Young Nam, designer de interiores, e ganhou forma com atenção minuciosa. O objetivo era atualizar detalhes clássicos, como o padrão em diamante das asas internas e o “B” central em relevo, sem perder o espírito artesanal nem cair em excessos decorativos.

De acordo com a Bentley o resultado apresenta asas mais angulosas, inspiradas na silhueta de um falcão-peregrino em voo, e linhas mais limpas: desapareceram as penas inferiores que costumavam contornar a letra. O “B” permanece como joia de centro, mas agora traz profundidade tridimensional, aro chanfrado de metal polido e acabamento que lembra a lapidação de um relógio de luxo. Além disso, a peça central pode ser usada sozinha, como ícone gráfico independente.

novo emblema Bentley
A evolução do emblema da Bentley, o B alado (Imagem: Divulgação Bentrley(

O emblema estreará no protótipo que a Bentley revelará em 8 de julho. O carro não está destinado à produção imediata, porém antecipa a linguagem que os futuros modelos adotarão. A inspiração parte de um Bentley histórico, ainda mantido em sigilo, que servirá de ponto de partida para reinterpretar proporções, superfícies e detalhes. Vamos aguardar, mas acredito que deva ser algo sensacional.

O significado por trás do símbolo

Para Robin Page, o emblema equivale à assinatura da marca. Em um mundo cada vez mais saturado de imagens digitais, escolher simplificar e refinar é um gesto contemporâneo. O novo Winged B condensa confiança, cuidado e criatividade, qualidades que a Bentley pretende exibir com ênfase nos próximos anos.

É também um lembrete de que uma marca de luxo vive das histórias que conta, e de como escolhe contá-las. E isso, quando feito com autenticidade, gera desejo.

O primeiro compromisso oficial das novas asas será em 7 de julho, na abertura do Design Studio de três andares construído dentro do edifício original da fábrica de 1938. No dia seguinte, os holofotes se voltam para o conceito que vestirá o emblema pela primeira vez.

PM

A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
Onde me encontrar: Instagram, LinkedIn, AUTOentusiastas e Jornal Roda.







Tags: BentleyLogotipo
Próximo
(foto Ferrari)

F-1: VASSEUR VAZOU OU FOI VAZADO?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17