Em antecipação à próxima etapa do FIA WEC em São Paulo (nos dias 11, 12 e 13 de julho), a Ferrari soltou uma nota com um retrospecto da sua participação em corridas de longa duração em Interlagos com uma bela foto do grid de 1957 (foto de abertura). Não deixa de ser uma homenagem ao nosso “templo da velocidade”.
O Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA World Endurance Championship – WEC) é a principal competição internacional de corridas de longa duração, organizada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) em parceria com o Automobile Club de l’Ouest (ACO). Lançado em 2012 como sucessor da Intercontinental Le Mans Cup, o WEC reúne os principais fabricantes e equipes independentes do mundo em provas que vão de 6 a 24 horas, realizadas em circuitos icônicos como Le Mans, Spa-Francorchamps, Fuji e Sebring. A categoria atual é dividida em três classes principais: Hypercar (LMH e LMDh), LMP2 (apenas em Le Mans) e LMGT3. Além de exigir desempenho extremo e resistência mecânica, o WEC destaca-se pela estratégia apurada – gestão de tráfego multicategoria, consumo de combustível, desgaste de pneus e revezamento de pilotos –, sendo um verdadeiro teste de engenharia, trabalho em equipe e durabilidade no automobilismo mundial.
Calendário FIA WEC 2025
Prologue (teste oficial) – 21–22/fev | Lusail International Circuit, Catar
Qatar 1812 km – 28/fev | Lusail (10 h de prova como limite)
6 Horas de Imola – 20/abr | Autodromo Enzo e Dino Ferrari, Itália
6 Horas de SpaFrancorchamps – 10/mai | Bélgica
24 Horas de Le Mans – 14-15/jun | França
6 Horas de São Paulo – 13/jul | Brasil
Lone Star Le Mans (COTA) – 7/set | Austin, EUA
6 Horas de Fuji – 28/set | Japão
8 Horas de Bahrain – 8/nov | Bahrein
Abaixo, a nota da Ferrari na íntegra.
Maranello, 2 de julho de 2025 – Interlagos retornou ao calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) em 2024, sediando a única etapa sul-americana da temporada. Construído em 1938 e inaugurado dois anos depois, o Autódromo José Carlos Pace – nomeado em homenagem ao piloto brasileiro que terminou em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1973 com Arturo Merzario a bordo de um Ferrari 312 PB – possui atualmente 4,309 km de extensão, com uma reta principal de 1,393 km e um total de 15 curvas.
Historicamente, o traçado paulistano – originalmente concebido como um oval de alta velocidade com curvas inclinadas – já foi palco de três edições das 6 Horas de São Paulo entre 2012 e 2014. Nesse período, a Ferrari garantiu duas vitórias na categoria LMGTE Pro com o 458 Italia GT2, pilotado por Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, nas temporadas de 2012 e 2013.
Além dessas conquistas no WEC, a Ferrari acumula outros resultados expressivos em corridas de longa duração em Interlagos. Um dos destaques ocorreu em 2009, quando Daniel Serra e Francisco Longo venceram os 500 km de Interlagos com um Ferrari F430 GTC.
A tradição da marca italiana no circuito remonta ainda mais longe. Em 1957, Ico Ferreira venceu o Prêmio Cinquentenário ACB ao volante de um Ferrari 750 Monza. No mesmo ano, Celso Lara Barberis conquistou a vitória nas terceira, quarta e quinta edições do prêmio, competindo na categoria Sport com o Ferrari 500 Mondial.
Na edição de 2024, diante de mais de 73 mil espectadores, os protótipos Ferrari 499P da equipe Ferrari – AF Corse terminaram em quinto e sexto lugares. A tripulação formada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi cruzou a linha de chegada em quinto, enquanto Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen finalizaram em sexto.
AE