• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

FIAT UNO 2025 0-km POR R$ 30 MIL, TAMBÉM QUERO!

NOTICIA FALSA VIRALIZA NA INTERNET E DEMONSTRA A IRRESPONSABILIDADE DE ALGUNS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO

identicon por Boris Feldman
06/07/2025
em BF, Colunas, Opinião de Boris Feldman
Foto: YouTube/Falando de carro

Foto: YouTube/Falando de carro





Vou responder aqui a pergunta que cansei de ouvir por zap, pessoalmente ou por telefone: “Verdade que a Fiat vai lançar um novo carro popular que faz 15 km/litro por apenas R$ 30 mil?”

Antes de mais nada, vale a pena observar a crença do leitor em qualquer besteira divulgada na internet. Além disso, não importa marca, motor, tamanho, carroceria nem conforto: qualquer carro barato seria o grande campeão de vendas no Brasil. Finalmente, um absurdo a irresponsabilidade da imprensa, a ingenuidade de jornalistas que aceitam qualquer “fake news” como verdade. E não param para pensar ou dar pelo menos uma ligadinha telefônica para a fábrica e averiguar a procedência da notícia. Ou a “esperteza” de publicá-la sabendo ser uma mentira mas para ganhar público, milhares de cliques, até que se perceba o tamanho da trapaça. E iludiram o distinto público não apenas influencers ignorantes, mas até uma publicação mineira quase centenária, que já foi o maior jornal de Minas, que deixou de se preocupar com a ética e a responsabilidade jornalística.

O retorno do modelo “popular” e que o governo anunciou com um apelo mais moderno, de “carro sustentável”, foi anunciado no início deste mês. A partir de uma redução nos impostos (IPI) para automóveis com motor 1,0 flex, de até 90 cv, produzidos no Brasil. Quem deu a notícia foi a jornalista Marli Olmos, do Valor Econômico. E a partir desta informação (verdadeira), vieram dezenas de falsidades, como a do Uno de 30 mil reais. Imagina-se que algumas teriam sido criadas pela Inteligência (ou Estupidez?) Artificial.

Não é necessário conhecer profundamente o setor para perceber que:

– O Uno deixou de ser fabricado há anos e seria complicado voltar a colocá-lo na linha de montagem. E o novo Panda, lançado em seu lugar na Europa, custaria aqui muito mais que R$ 100 mil.

– Os carros mais baratos do Brasil custam hoje cerca de R$ 80 mil (Renault Kwid e Fiat Mobi), R$ 70 mil com o benefício de PJ. Houvesse uma (hipotética) redução de todos os tributos (e não somente o IPI), o preço cairia para cerca de R$ 45 mil. E olhe lá…

– O tal consumo de 15 km/l (no trânsito urbano) só se alcança com os híbridos, de custo muito elevado;

– A legislação atual exige um razoável volume de equipamentos eletrônicos para que um automóvel esteja adequado às exigências de segurança e emissões;

– A inflação subiu consideravelmente os custos de produção de um carro desde 2016, quando custavam R$ 30 mil;

Que modelos produzidos no Brasil poderão ser contemplados com a redução tributária anunciada pelo governo? Os que contam com motor 1,0 flex e potência inferior a 90 cv: HB20, Mobi, Kwid, Cronos, Argo, Onix, Onix Plus, Tera, Polo, T-Cross, C3 e 208.

Nenhum carro elétrico seria beneficiado pois todos são importados. Bem como os motores turbo, que ultrapassam o limite de 90 cv.

Ainda não foi divulgada a redução de impostos que beneficiaria estes modelos, prometida pelo governo para a próxima semana. O programa valeria até o final de 2026. Esta decisão é um desdobramento do programa Mover que prestigia a eficiência energética e reciclabilidade dos carros produzidos no Brasil.

Outra questão: como o governo compensaria a redução deste IPI com a atual penúria dos cofres públicos? Seria um regime semelhante ao europeu, “bônus/malus”: aumenta o imposto do rico para reduzir o do pobre…

A dona da Fiat preparou a seguinte resposta para os jornalistas que a consultaram:

A Stellantis esclarece que é infundada a informação que está sendo divulgada na internet sobre um futuro Uno com valor de R$ 30 mil. A Fiat sempre prezou pela acessibilidade do brasileiro a veículos econômicos, tecnológicos e seguros. Este valor anunciado por fonte não oficial é incoerente e inviável para carros que respeitem a legislação atual, com qualidade e ambientalmente responsáveis. Atualmente, o automóvel mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975,00.”

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br







Tags: Fiat UnoUno
Próximo
Encontro AE

ENCONTO AE: VEJA COMO FOI

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17