Em meio ao crescente mercado de veículos elétricos a bateria (BEV) na China, a Yichi, marca pertencente a Jiangxi Jiangling Group New Energy Vehicle (JMEV), anuncia o lançamento do seu primeiro suve elétrico a bateria (BEV), o Yichi 05S.
A Jiangling, exibiu o Yichi 05S pela primeira vez durante o Salão de Chengdu, ocorrido em agosto. Posicionado como um suve compacto, o Yichi 05 terá foco na relação custo-benefício, sendo voltado para as famílias que estão à procura de um carro prático, confortável e acessível, sem todo aquele aparato tecnológico e marketing exagerado.

O suve está disponível em cinco níveis de execução: Comfort, Elite, Luxury, Premium e Flagship. O Yichi 05S é oferecido com preços entre 103.800 e 133.800 yuans, o que equivale a R$ 77.580 a R$ 100 mil, em conversão direta. Na China, o 05S irá competir com o BYD Sea Lion 05 EV, Deepal S05, Geely Galaxy E5 e o Leapmotor B10.
Estética renovada
Esteticamente, o Yichi 05S exibe uma linguagem visual completamente nova, diferente de qualquer modelo Jiangling visto anteriormente. Na dianteira, o modelo possui um capô curto e baixo. A frente abriga um espesso aplique em preto brilhante e que recebe em sua porção superior uma faixa de luz passante, conectando as luzes d rodagen diurna. Os faróis estão posicionados nas extremidades e são protegidos por uma lente.

O para-choque apresenta uma grande grade inferior trapezoidal, com listras diagonais que realçam a sensação esportiva. O perfil lateral exibe arcos de roda largos, molduras de janelas pretas e maçanetas tradicionais. A linha de teto tem uma queda perceptível, resultando em uma coluna C acentuadamente inclinada, ao mesmo tempo em que cria um visual elegante e aerodinâmico.
A seção traseira revela lanternas vermelhas de três estágios, que se estendem até as laterais sendo finalizadas num estilo bumerangue. Há também um defletor de teto e na porção inferior do para-choque três luzes refletoras; uma central e outra duas em cada extremidade.

Interior confortável
No interior, adota-se um conceito visual relativamente simples, o que também contribui para a economia de custos. O painel de instrumentos apresenta dimensões de 9,2 polegadas e a tela tátil de 14,6 polegadas. Não há nas configurações avançadas itens como projeção de dados no para-brisa, oferecido, por exemplo, no modelo da Geely. O console central adota linhas horizontais e com saída de ar do tipo passante. O 05S temestofamento de material que imita couro e comandos e saídas de ar na cor cobre.

Todas as versões são dotadas de recursos de assistência avançada ao motorista, como a de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de engarrafamento, de rodovia, frenagem autônoma de emergência e câmera de 360 graus.
A cabine é espaçosa e iluminada graças às amplas janelas. Os ocupantes da área dianteira têm à disposição um amplo apoio de braço, console central que abriga dois porta-copos e um carregado de celular por indução. Pouco visto nesta faixa de preço, o mecanismo para seleção de marchas é feito por um botão giratório, e não por alavanca na coluna de direção.

Os passageiros do banco traseiro podem se acomodar com conforto, graças ao assoalhoplano, além de contarem com saída de ar climatizado, portas do tipo USB e USB-C e luzes de leitura nas colunass. Outro atrativo é o teto solar panorâmico de 1,68 m². O sistema de áudio é composto por oito alto-falantes. O porta-malas comporta tem 450 litros e 1.600 litros com o banco traseiro rebatido. Para os apreciadores de lazer ao ar livre, o modelo conta uma saída de 6,6 kW para conectar dispositivos externos.
A Yichi oferece o 05S cinco cores externas: branco, azul, cinza, preto e amarelo.
Alcance de 610 km
O Yichi 05S é construído sobre em um novo arcabouço elétrico desenvolvida pela JMEV. As dimensões do carro são 4.640 mm de comprimento, 1.870 mm de largura, 1.685 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.770 mm. O conjunto mecânico é constituído por um único motor elétrico dianteiro de 221 cv e 21,4 m·kgf. A velocidade máxima é de 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 8,9 segundos.

O suve está disponível com dois tipos de bateria quanro a capacidad do tipo LFP. Para as versões de acesso é ofertada uma bateria de 56,3 kW·h que permite um alcance de 500 km. Já os modelos topo de linha recebe um pacote energético de 70,3 kW·h que oferece um alcance de 610 km.
Ambas baterias suportam carregamento rápido DC, que permite serem carregadas de 30% a 80% em apenas 25 minutos. As baterias do Yichi 05S são produzidas pela Farasis Energy, uma fabricante de baterias de médio porte sediada em Ganzhou, também na província de Jiangxi.
JV sino-francesa
A Yichi é uma divisão da Jiangxi Jiangling Group New Energy Vehicle (JMEV), com sede em Nanchang, província de Jiangxi. A JMEV é uma joint venture entre o Grupo Renault (50%) e o Grupo Jiangling Motors Corporation (37%). As demais cotas de ações são detidas por fundos de investimento chineses.
A JMEV produz carros sob duas marcas: JMEV e Yichi. Ela também é uma fabricante terceirizada, que produz, entre outros modelos, o esportivo elétrico SCC SC01 e o monovolume Apollo RT6, comercializado pela empresa de aplicativo Baidu.

Sobre a relação de joint venture entre a JMEV e a Renault, aqui reside um fato curioso: embora a Renault seja o acionista majoritário, a JMEV não produz nenhum modelo e tão pouco utiliza tecnologia da fabricantes francesa.
A Renault viu a JMEV principalmente como um ativo no crescente mercado chinês de veículos elétrico., Eentretanto, as vendas da JMEV têm ficado abaixo do esperado, e a Renault alegou algumas vezes querer se retirar da parceria. A Renault não teve muita sorte na China. Joint ventures anteriores com a Sanjiang, que produziu os monovolumes Trafic e Espace e a Dongfeng que fabricou o Kadjar , não obtiveram sucesso.
De todo modo, agora a Renault pode aguardar um pouco mais antes de se separar da joint venture, já que o Yichi 05S é um carro interessante. Isso pode ser um atrativo nos esforços da Renault para aproveitar a sua aliança com a parceira chinesa.
AN





