A Leapmotor iniciou na China, no último dia 10 , a encomenda mediante sinal do compacto elétrico a bateria B10, tornando-se o primeiro veículo com lidar¹ abaixo do preço de 120.000 yuans (R$ 97 mil em conversão direta) a oferecer tal equipamento. O lançamento oficial do B10 será em abril.
O B10 é sexto modelo da marca, depois do T03, C01, C11, C10 e C16. Também é o primeiro veículo da Leapmotor a receber supervisão integral do time de engenharia da Stellantis. Lembrando que o conglomerado ítalo-americano-francês, adquiriu em outubro de 2023, por € 1,5 bilhão (R$ 9,5 bilhões), 21% do fabricante chinês, formando assim a Leapmotor International. Nos mercados externos, já estão sendo vendidos os T03 e o C10 elétrico a bateria (BEV) e elétrico de alcance estendido (EREV). A Leapmotor solicitou licença de vendas ao MIIT na China em dezembro de 2024.

Outra primazia do B10, é o fato dele ser o primeiro modelo da série B e também o responsável por inaugurar o arcabouço elétrico Leap 3.5. O compacto da Leapmotor está disponível em cinco variantes, sendo que as três primeiras têm alcance CLTC de 510 km, com preços iniciais de 109.800 yuans (R$ 88 mil), 119.800 yuans (R$ 96 mil) e 129.800 yuans (R$ 105 mil). As outras duas variantes têm alcance de 600 km e valores a partir de 129.800 yuans (R$ 105 mil) e 139.800 yuans (R$ 113 mil).
B10, compacto tecnológico
O Leapmotor B10 adota a linguagem visual dos modelos da série C, como o C10 e o C16. Na dianteira o modelo traz duas estreitas luzes de rodagem diurna unidas por uma faixa de LED. Os faróis são integrados nas extremidades do para-choque, este com um formato esportivo e uma entrada de ar em formato de trapézio. Mesmo sendo um modelo de entrada, o Leapmotor B10 oferece maçanetas retráteis e rodas de 18 polegadas. Na parte traseira, o B10 traz uma única unidade de luz e a inscrição Leapmotor.
Em termos dimensionais, o B10 fica próximo ao do BYD Atto 3 (Yuan Plus). As dimensões do modelo da Leapmotor são de 4.515 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.655 mm de altura e distância entre eixos de 2.735 mm. Para efeito de comparação, o B10 é 60 mm mais longo, 40 mm mais largo e 40 mm mais alto do que o conterrâneo da BYD.

No interior, o B10 adota um desenho de painel simétrico e minimalista, o que aumenta a sensação de espaço na cabine. Para passar um aspecto de refinamento, as saídas de ar, maçanetas e comandos dos vidros elétricos são cromados. As maçanetas cromadas são fator de segurança por serem visíveis no escuro.
Além de um carregador sem fio e do porta-copos retrátil, no lado direito painel há uma funcionalidade multifenda um tanto exclusiva, com seis esaços, três no trilho superior e três na parte inferior, capazes de acomodar seus próprios acessórios para personalização ou uma solução mais prática, como uma mesa dobrável.
As opções de cores internas são o preto e cinza para as versões básicas, já nos modelos topo de linha são oferecidos revestimentos em tons de lilás ou branco. No exterior o cliente pode escolher seis tons de pintura: roxo, azul, preto, branco, prata e cinza.

O Leapmotor B10 é equipado com um painel de instrumentos de cristal líquido de 8,8 polegadas e uma central multimídia 2.5K de 14,6 polegadas. O sistema multimídia é operado por um chip Snapdragon 8155 ou o chip 8295A, nas versões mais sofisticadas, todo o conjunto de aplicativos é regido pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0 Plus, compatível com Huawei HiCar e CarLink.
Como mencionado, o Leapmotor B10 traz o lidar no teto. As duas versões mais caras são batizadas de Smart Driving Edition, apresentam uma unidade lidar Hesai Ultra HD de longo alcance acima do para-brisa, com detecção de objetos a 300 metros, visão grande angular de 140 graus, taxa de amostragem de 24,6 bilhões de unidades por segundo e filtragem de ruído de 99,9%.
A condução autônoma de nível 2 também está incluída em todas as versões, assim como o estacionamento automático, enquanto a atualização para as variantes equipadas com lidar também libera condução autônoma urbana, estacionamento com memória e assistência remota de estacionamento, bem como recursos de segurança adicionais e um modo sentinela.

Potência e bateria
O Leapmotor B10 é equipado com um único motor posicionado no eixo traseiro. Nas versões de entrada a potência máxima declarada é de 177 cv e torque máximo, de 17,8 m·kgf, números que permitem ao veículo fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. As variantes topo de gama são movidos por um motor de 214 cv e torque máximo de 24,5 m·kgf, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
As três variantes têm alcance de 510 km e são alimentadas por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com capacidade de 56,2 kW·h , enquanto as duas variantes com alcance de 600 km são alimentadas por uma bateria do mesmo tipo, de 67,1 kW·h. Com carregamento rápido CC, o B10 pode ser carregado de 30% a 80% em cerca de 19 minutos.
De acordo com a Leapmotor, em seu perfil na rede social Weibo, o B10 recebeu mais de 15 mil pedidos em apenas uma hora após o início das encomendas mediantes a sinal na China. Cerca de 73% dos clientes fizeram a opção pela variante equipada com o lidar.
¹lidar é acrônimo, em inglês, de detecção e medição de distância por luz. Tem a mesma função do radar, só que por luz em vez de ondas de rádio.
AN