O Mitsubishi ASX transformou-se de um pacato suve familiar para um hatchback elétrico, de traços futuristas, criado pelo estúdio Pininfarina e produzido em Taiwan, a ser comercializado ainda em 2026 em países da Oceania.
Lançado em 2010, o ASX (Active Sports Crossover) original conquistou inúmeros admiradores ao redor do globo. A segunda geração, apresentado em março de 2023, é essencialmente uma versão rebatizada do Renault Captur, baseado no arcabouço CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e fornecido pela Renault. Está disponível com motores a gasolina e um híbrido pleno (HEV).

Agora, a Mitsubishi divulga duas imagens de um novo ASX elétrico a bateria (BEV), porém, com o símbolo dos três diamantes inserido num carro de outra marca. Em vez de ser baseado em um modelo da Renault, o futuro ASX será uma versão levemente remodelada do menos conhecido Foxtron Bria, produzido pela divisão de veículos do Grupo Foxconn, de Taiwan.
Batizado de ASX VR-e, o inédito modelo estreará nos mercados australiano e neozelandês ainda em 2026, dois países onde a demanda por veículos elétricos a bateria continua a crescer, principalmente em áreas urbanas.
O novo Mitsubishi ASX VR-e, cuja a sigla inspira-se no Galant VR-4, o icônico sedã da Mitsubishi Motors, combina o caráter esportivo associado à herança VR com o “e” da tecnologia eletrificada.

O visual exterior apresenta faróis ligeiramente diferente do modelo da Foxtron, com listras horizontais sendo incorporados às assinaturas de iluminação dianteira e traseira, além da adição do símbolo da marca japonesa. Há também pequenos ajustes nas colunas C que recebem um acabamento com listras horizontais e no desenho exclusivo das rodas, criando uma identidade visual própria.
A Mitsubishi não alterou o desenho original idealizado por Pininfarina e que incorporam diversos elementos aerodinâmicos que incluem uma entrada de ar que canaliza o fluxo de ar do centro do para-choque dianteiro sobre a superfície do capô, e persianas ativas na grade que ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico dependendo das condições de direção.

Até o momento, a Mitsubishi não divulgou detalhes técnicos sobre o ASX VR-e. Tomando como base nas medidas do Bria, o modelo taiwanês oferece 4.315 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.535 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2.800 mm.
O Bria está disponível com duas opções de motorização. As versões Elegant e Emerge contam com um motor elétrico traseiro de 229 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Já a versão topo de linha Pioneer possui dois motores elétricos e potência combinada de 400 cv, reduzindo o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 3,9 segundos.

As três variantes do Foxtron Bria são equipadas com a mesma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 57,7 kW·h, e que permite um alcance de 516 km (NEDC) nas variantes Elegant e Emerge, e de 466 km na variante Pionner. O carregamento é feito a 134 kW através de um carregador DC, que permite recarregar o Bria de 10 a 80% em 30 minutos.
No Brasil, o ASX chegou no final de 2010 oriundo do Japão. Em 2013, passou a ser fabricado em Catalão, GO. Ao longo de 11 anos, empregou o motor 2-l e câmbio automático CVT, com atualizações de estilo e motor flexível em combustível. O suve saiu de linha no final de 2022, como uma versão rebatizada chamado de Outlander Sport.
AN

