Se pensarmos em um modelo de moto com grande longevidade no Brasil é difícil não lembrar da Honda CG. São mais de quatro décadas desde a que primeira CG 125 saiu da fábrica de Manaus. Foi, inclusive, a moto que usei para tirar minha habilitação e que muitos usam como porta de entrada para o mundo das duas rodas. De 125 centímetros cúbicos o motor passou para 150, recebeu injeção eletrônica e hoje em dia conta ainda com a tecnologia flex além do motor 160. Para os modelos 2020 a chamada “família” CG recebeu novas cores nos 3 modelos.
Todas as versões usam o mesmo motor arrefecido a ar de 162,7 cm³ que gera 14,9/15,1 cv a 8.000 rpm — contudo a Start funciona apenas com gasolina. O chassi também é igual nas três versões e feito de aço estampado tipo diamond — em que o motor tem função estrutural. Toda a linha também tem freios combinados CBS nos quais ao acionar o freio traseiro o dianteiro também é acionado. Na opção mais básica as rodas são raiadas e os freios são a tambor. Já na CG Fan e CG Titan as rodas são de liga leve com cinco raios e freio dianteiro a disco.
A versão de entrada Start (R$ 8.990,00) recebeu a nova cor cinza além das já existentes vermelho e preto. Na intermediária Fan (R$ 9.990,00) a tonalidade prata é a novidade. No modelo mais completo Titan (R$ 11.090,00), todos preços públicos sugeridos. Os grafismos são novos e a cor azul escuro perolizado é a nova opção dentre as já existentes vermelho perolizado e azul perolizado. Todas as versões chegam às lojas este mês e contam com 3 anos de garantia.
Especificações técnicas / Linha CG 160 modelo 2020
CG 160 Start | CG 160 Fan | CG 160 Titan | |
TIPO DE MOTOR
|
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
CILINDRADA | 162,7 cm³ | 162,7 cm³ | 162,7 cm³ |
DIÂMETRO x CURSO | 57,3 x 63,0 mm | 57,3 x 63,0 mm | 57,3 x 63,0 mm |
POTÊNCIA MÁXIMA | Gas: 14,9 cv a 8.000 rpm | Gas: 14,9 cv a 8.000 rpm
Álcool: 15,1 CV a 8.000 rpm |
Gas: 14,9 cv a 8.000 rpm
Álcool: 15,1 CV a 8.000 rpm |
TORQUE MÁXIMO | Gas: 1,40 kgf.m a 6.000 rpm | Gas: 1,40 kgf.m a 6.000 rpm
Álc: 1,54 kgf.m a 6.000 rpm |
Gas: 1,40 kgf.m a 6.000 rpm
Álc: 1,54 kgf.m a 6.000 rpm |
SISTEMA DE ALIMENT. | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI |
TAXA DE COMPRESSÃO |
9,5 : 1 |
9,5 : 1 |
9,5 : 1 |
SISTEMA DE LUBRIF. |
Forçada/ Bomba Trocoidal | Forçada/ Bomba Trocoidal | Forçada/ Bomba Trocoidal |
TRANSMISSÃO | 5 marchas | 5 5 marchas | 5 marchas |
EMBREAGEM | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo |
SISTEMA DE PARTIDA | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Gasolina e álcool | Gasolina e álcoo |
IGNIÇÃO | Eletrônica | Eletrônica | Eletrônica |
BATERIA | 12 V – 4 A·h | 12 V – 4 A·h | 12 V – 4 A·h |
FAROL | 35/35 W | 35/35 W | 35/35 W |
CHASSI | Diamond frame | Diamond frame | Diamond frame |
SUSP. DIANT/CURSO | Garfo telescópico –135 mm | Garfo telescópico –135 mm | Garfo telescópico –135 mm |
SUSP. TRAS/CURSO | Dois Amortec. -106 mm | Dois Amortec. -106 mm | Dois Amortec. -106 mm |
FREIO DIANT/DIÂMETRO |
Tambor / 130 mm |
Disco/ 240 mm |
Disco/ 240 mm |
FREIO TRAS/DIÂMETRO | Tambor / 130 mm | Tambor / 130 mm | Tambor / 130 mm |
PNEU DIANTEIRO | 80/100 18M/C 47P | 80/100 18M/C 47P | 80/100 18M/C 47P |
PNEU TRASEIRO | 90/90-18M/C REINF 57P | 90/90-18M/C REINF 57P | 90/90-18M/C REINF 57P |
COMP X LARG X ALT | 1996 x 739 x 1087 mm | 1996 x 739 x 1085 mm | 2032 x 739 x 1087 mm |
DIST. ENTRE EIXOS | 1314 mm | 1315 mm | 1315 mm |
DIST. MIN. DO SOLO | 196 mm | 196 mm | 196 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 790 mm | 790 mm | 790 mm |
CAP. DO TANQUE | 14,6 L | 16,1 L (3,1 res) | 16,1 L (3,1 res) |
PESO SECO | 115 kg | 116 kg | 117 kg |
LR