O sedã Caoa Chery, produzido em Jacareí, SP, foi lançado em dezembro de 2018 e testado pelo AE em abril do ano passado. Agradou bastante, como pode ser lido na matéria com vídeo. O carro, que mais parece ser uma marca europeia do que chinesa, permanece igual, mas recebeu o câmbio (sempre WLY, chinês) CVT de 9 marchas, também com conversor de torque. O motor flex 1,5-litro turbo foi recalibrado para produzir mais 2 m·kgf de torque e em rotação mais baixa, e o quadro de instrumentos foi atualizado para maior facilidade de leitura, além de trazer mais informações no computador de bordo.
Continuam duas versões, RT em vez de RX, e RTS no lugar da RXT. Preços, R$ 74.590.e R$ 83.590, nessa ordem.
Câmbio
Com duas marchas mais, e o encurtamento da primeira de 2,46:1 para 2,69:1 e alongamento da última marcha, de 0,42:1: para 0,38:1. o “leque” (nome técnico espectro, spread) de marchas aumentou de 5,77:1 para 7,07:1. Significa que, em princípio, são melhor atendidas todas as condições de utilização do veiculo. A relação do diferencial foi encurtada de 5,14:1 para 5,409:1, o que se traduz numa primeira efetivamente 15,1% mais curta. Essa fato, combinado com mais 2 m·kgf de torque e a 1.750 rpm ante 4.000 rpm, deu mais agilidade a partir da imobilidade ao Arrizo 5, claramente perceptível. Claro, contribui para a aceleração 0-100 km/h ter caído de 10,8 s para 9,98 s.
Na outra ponta, a v/1000 do RTS com pneus 205/50R17W (como no anterior RXT) subiu de 54,8 km/h para 56,7 km/h, daí que a 120 km/h velocidade verdadeira o motor está a 2.120 rpm (2.190 rpm antes, praticamente sem alteração).
O conversor de torque o multiplica por 1,9, estola a 2.200 rpm e bloqueia após 3 segundos, informa a Caoa Chery, Aos 40.000 km óleo e seu filtro são trocados uma única vez, depois não troca mais. Modificação na bomba de óleo tipo palheta melhorou a lubrificação e a eficiência do sistema
O câmbio tem dois modos, Eco e Sport, o primeiro determinando retenção das marchas baixas o mais possível, para menor consumo, o Sport, elevando a rotação antes de subir marcha e trocas mais rápidas. Um botão no console da alavanca alterna os dois modos.A alavanca tem as posições PRNDL, esta última deixando o câmbio restrito às marchas mais curtas, útil para freio-motor em descidas de serras. Deslocando a alavanca para a esquerda têm-se o modo manual (sobe marcha para frente). Ao o motor chegar a 5.800 rpm sobe marcha, e nesse modo a função kickdown (redução comandada por acelerar rápido e a funfo) fica inerte.
O funcionamento geral deste CVT é bom, embora a reduza marcha com uma frequência que me parece desnecessária, tanto ao movimentar o pedal do acelerador, quanto nas leves pendentes das autoestradas. Há crreeping (avanço lento ao soltar o freio) calmo, mas não há controle de neutro.
Motor
O motor 1,5 litro turbo, e flex, duplo comando por corrente e válvulas por cilindro, com variador de fase na admissão, e injeção no duto, tem potência de 143/150 cv a 5.500 rpm. O torque, como vimos acima, era 19,4 m·kgf e subiu importantes 2 m·kgf para 21,4 m·kgf e em rotação mais baixa, 1.750 rpm ante 4.000 rpm, por meio de nova calibração que pode ter resultado também de alguns décimos de bar mais na pressão se turbocarregamento (dado a conferir antes do teste “no uso”).
O motor prima pela suavidade de funcionamento em toda a faixa de rotação e tem marcha-lenta isenta de trepidação com em todo 4-cilindros Sua relação r/l é perfeita, 0,295, e a taxa de compressão é adequada a um motor flez turbocarregado, 9,5:1.
A fabricante não informa velocidade máxima, mas afirmou que ela é conseguida em 8ª marcha. Tenho certeza de que supera com facilidade 200 km/h fazendo um exercício de cálculo. Se a v/1000 da 8ª é 41,2 km/h e supondo que o motor não chegue às 5.500 rpm da potência máxima, mas a 5.000 rpm, temos aí 206 km/h; mas pode ser que até passe um pouco disso.
O consumo de combustível de homologação no Denatran é 11,0/7,6 km/l na cidade e 12,9/9,6 km/l, na estrada.
Trem rodante
A suspensão é a “universal” dianteira McPherson e traseira por eixo de torção. Faz jus à fabricação do Arrizo 5 em solo pátrio, tal o comportamento do veículo no nosso piso de quinta categoria. Ou seja, perfeito controle das oscilações pelos amortecedores, total compatibilidade com as constantes das molas, conforto de rodagem, e ausência de rumorosidade da suspensão trabalhando.
A direção eletroassistida está entre as melhores que já dirigi, com peso de volante (de Ø 370 mm) ideal em qualquer velocidade, e centro definido. Não há informação da relação de direção — estimo ser entre 14.5:1 e 15:1 —, nem diâmetro do mínimo de curva, só que são 2,7 voltas do volante entre batentes.
Os freios a disco ventilado na dianteira e a disco sem ventilação na traseira dão a certeza de atender com perfeição a massa do carro e as velocidades que alcança. O freio de estacionamento passa a ser eletromecânico e há agora O seu autoacionamento nas paradas, bastante cômodo ao ser desnecessário manter o veículo usando o freio de serviço. Basta encostar o pé no pedal do acelerado para esse freio ser liberado.
As rodas da versão-topo RTS, oferecida para dirigir na apresentação são de liga de alumínio com face externa polida e são montadas pneus 205/50R17W (Michelin Primacy 4), mostrando boa escolha da medida pela Caoa Chery. A versão RT tem rodas de 16 polegadas com pneus 205/55R16V.
Equipamentos
A lista de equipamentos ao final mostra razoável dotação de equipamentos. Mas faltam alguns itens apreciados atualmente,como ajuste de distância do volante e encosto do banco traseiro dividido pelo menos 50:50. Não há faróis de neblina, mas há a importante luz traseira para esse condição de tempo e a hoje essencial luz de rodagem diurna em LED.
Os mais exigentes poderão apontar a falta de espelho retrovisor eletrocrômico (é prismático) e não haver espelho no para-sol do motorista, nem iluminação nesse espelho do passageiro dianteiro; falta iluminação no porta-luvas e alguns sentirão falta da faixa degradê no para-brisa.
Há a sempre e cada vez mais bem-vinda leitura digital de velocidade em repetição ao velocímetro no mostrador de 3,5 pol entre os dois instrumentos principais e na versão RTS são quatro bolsas infláveis além das obrigatórias frontais.
Conclusão
O Arrizo 5, principalmente com as mudanças, constitui uma boa opção em sedã. É espaçoso e de rodar confortável, muito agradável de dirigir , além de denotar boa construção. O porta-malas merecia uns 50 litros mais, passando dos 430 litros para 480 litros, o mesmo com o tanque de combustível, 7 litros mais, para 55 litros, seriam bem-vindos, em especial para quem utilizar álcool. A marca está bem estabelecida no país, com fábricas em Jacareí, SP e Anápolis, GO, certeza de operação definitiva em solo brasileiro.
BS
FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 5 RT/RTS 2021 | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 80,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 147/5.500//150/5.500 |
Potência específica (cv/L, G/A) | 98,1/100.1 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 21,4/1.750 |
Torque específico (m·kgf/L, G/A) | 14,3 m·kgf/L |
Comprimento da biela (mm) | 136 |
Relação r/l | 0,295 |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Fabricante | WLY |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745 |
Relação do diferencial (:1) | 5,409 |
Espectro (:1) | 7,078 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 |
Relação do conversor de torque (:1) | 1,9 |
Bloqueio do conversor de torque | Após 3 segundos |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistidos, ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | A disco ventilado (n.d.) |
Traseiro (Ø mm) | A disco (n.d.) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6J x 16 (RT), 6J x 17 (RTS) |
Pneus | 205/55R16V (RT), 205/50R17W (RTS) |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M |
Marca dos pneus | Michelin Primacy 4 nacional |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.356 |
Carga útil | 391 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.532 |
Largura sem espelhos | 1.814 |
Altura (vazio) | 1.487 |
Distância entre eixos | 2.650 |
Distância mínima do solo (vazio) | 129 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 430 |
Tanque de combustível | 48 (9 de reserva nesse total) |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 206 (est) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,9 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade (G/A) | 11/7,6 |
Estrada (G/A) | 12,9/9,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na relação mais longa (km/h) | 66,9 (RT), 67,3 (RTS) |
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) | 1.793 (RT), 1.780 (RTS) |
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) | 5.000 (est). |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (tempo/km) | 1 ano ou 10.000 |
Revisões (km) | 10.000 |
Troca do óleo do câmbio | Única com 40.000 km, inclusive filtro |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 3 |
Motor e câmbio (anos) | 5 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE CAOA CHERY ARRIZO 5 2021 | ||
RT | RTS | |
EXTERIOR | ||
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho | S | S |
Faróis com duplo refletor e guia de LED | S | S |
Lanternas traseiras de LED | S | S |
Luz de rodagem diurna (DRL) | S | S |
Luz traseira de neblina | S | S |
Moldura cromada nos vidros laterais | – | S |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo | S | S |
Repetidoras de seta nos retrovisores | S | S |
Rodas em liga de alumínio de 16″ | S | – |
Rodas em liga de alumínio de 17″ polidas | – | S |
SEGURANÇA | ||
Alças de teto (3) | S | S |
Aviso de cinto de segurança do motorista desatado | S | S |
Aviso de cinto de segurança do passageiro desatado | – | S |
Bolsas infláveis laterais | – | S |
Bolsas infláveis de cortina | – | S |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) | S | S |
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes | S | S |
Controle eletrônico de estabilidade e tração | S | S |
Engates Isofix para dois bancos infantis | S | S |
Freio a disco nas 4 rodas | S | S |
Freios com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem | S | S |
Indicador de portas abertas/mal fechadas | S | S |
Indicador de pressão e temperatura dos pneus | S | S |
Setas com função pisca-3 | S | S |
Sistema de alarme | S | S |
CONFORTO E COMODIDADE | ||
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto | S | S |
Acendimento automático dos faróis | S | S |
Ar-condicionado eletrônico | S | S |
Assistente de partida em aclives | S | S |
Banco do motorista com regulagem de altura | S | S |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos | – | S |
Banco traseiro com encosto inteiriço rebatível | S | S |
Câmera traseira | S | S |
Comando de áudio no volante | S | S |
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro | S | S |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante | S | S |
Controle elétrico para os retrovisores | S | S |
Direção eletroassistida | S | S |
Iluminação no porta-malas | S | S |
Para-sol com espelho do passageiro | S | S |
Revestimento dos bancos em couro com porta-revistas no dorso do encosto do banco do acompanhante | – | S |
Revestimento dos bancos em tecido | S | – |
Sensor de estacionamento traseiro | S | S |
Teto solar elétrico com cortina rígida não transparente | – | S |
Tomada 12 V | S | S |
Vidros elétricos nas 4 portas, um-toque descida/subida no do motorista, com fechamento remoto | S | S |
Volante com regulagem de altura | S | S |
Volante revestido em couro | S | S |
TECNOLOGIA | ||
Bluetooth | S | S |
Computador de bordo com tela de 3,5 pol em cores entre o conta-giros e o velocímetro | S | S |
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave | S | S |
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento | S | S |
Multimídia de 7 pol com espelhamento de celular Android Auto e AppleCarplay | S | S |
Partida do motor por botão com chave presencial | S | S |
Porta USB | S | S |