A Jaguar Classic vai celebrar o septuagésimo aniversário do icônico C-Type com uma edição limitada de unidades produzidas manualmente, uma a uma, nas instalações da Jaguar Classic Works, em Coventry, Inglaterra.
A apresentação oficial das réplicas do C-Type, que obedecem às especificações do modelo original de competição de 1953, terá lugar no Concours of Elegance do Palácio de Hampton Court, que está sendo realizado de 3 a 5 de setembro de 2021.
O C-Type foi produzido entre 1951 e 1953, tendo vencido a 24 Horas de Le Mans em 1951 e em 1953. Foi o resultado da mente visionária de Malcolm Sayer, o lendário projetista da Jaguar, especialista em aerodinâmica, prodígio da engenharia e artista. Graças à sua forma aerodinâmica o carro tornou-se uma referência em matéria de estilo.
Um pormenor que destaca o C-Type é ter sido o primeiro veículo a utilizar freios a disco, em 1952. Desenvolvidos em parceria com a Dunlop e conjugados com melhorias no motor e na suspensão, os inovadores freios ajudaram nos ótimos resultados nas competições.
As réplicas do C-Type estarão equipadas, à semelhança do original, com motor de seis cilindros em linha de 3,4 litros e 220 cv, três carburadores Weber 40 de duplo corpo e, claro, freios a disco.
“O C-Type é um dos veículos mais emblemáticos da prestigiosa trajetória automobilística da Jaguar e foi conduzido por alguns dos pilotos mais admirados da história. Estas réplicas do C-Type mantiveram a essência do excepcional estilo criado por Malcolm Sayer. A Jaguar Classic utilizou pela primeira vez desenhos em 3D com tecnologia CAD. Isso permitiu fundir o projeto original com as ferramentas de engenharia mais vanguardistas da atualidade”, explica Dan Pink, diretor da Jaguar Classic.
Entre as opções para os interessados nas réplicas do C-Type, estão as 12 cores originais para o exterior e oito para o interior, uma estrutura de proteção em caso de capotamento e cintos de segurança aprovados pela FIA.
Os modelos estarão preparados para participar de competições para automóveis históricos, provas em estradas fechadas ao trânsito e em circuitos.
Os interessados nos modelos da Jaguar Classic podem acessar o site www.jaguar.com/classic.
AB