Desde sua apresentação em março último e início das vendas, o novo Toyota Corolla Cross vem despertando a atenção do mercado e fica inevitável a comparação dos números de vendas com o consagrado sedã homônimo. O novo suve vende praticamente o mesmo que o sedã com pequenas variações para cima e para baixo no mês a mês, provavelmente pela disponibilidade de produto, visto que as fábricas da Toyota em Sorocaba, onde o modelo Cross é fabricado,, e Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo, também tem sofrido paradas devido à falta de semicondutores e outros materiais.
Nesta semana o teste foi com a versão XRV, que é a de entrada quando se fala de motorização híbrida, e o vídeo foi gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP, portanto, se preferir assista primeiramente ao vídeo:
Versões e preços
Os valores foram majorados desde sua apresentação em março, e também desde a gravação do vídeo 10 dias atrás, portanto segue o cenário de preços atual para a maior parte do Brasil, lembrando que para o Estado de São Paulo há uma diferença adicional de 5% relativo ao ICMS desse estado. Todos têm câmbio automático CVT:
XR flex 2,0 R$ 150.290
XRE flex 2,0 R$ 160.990
XRV Hybrid 1.8-l flex R$ 185.790 (veiculo testado)
XRX Hybrid 1.8-l flex R$ 193.390
Motorização
Nesta versão híbrida o motor de quatro cilindros flex trabalha dentro do ciclo Atkinson com 1,8-l, 16 válvulas entregando 98/101 cv a 5.200 rpm e 14,5 m·kgf a 3.600 rpm. Associado a dois motores-geradores elétricos (MG1 e MG2) que entregam a potência adicional de 72 cv e 16,6 m·kgf de torque. Na combinação de torque e potência a resultante é 122 cv de potência máxima e 16,6 m·kgf de torque máximo.
O desempenho geral do veículo agrada ao usuário familiar ou corporativo que não tenha pretensões esportivas ou aventureiras com o veículo. São cerca de 13 segundos para atingir 100 km/h e a velocidade máxima está limitada em 170 km/h. Porém, é nas acelerações leves e médias, principalmente nas arrancadas de semáforo 0-40 km/h, quando há a maior ajuda dos motores elétricos, que o carro agrada mais.
No anda e para dos grandes centros urbanos o conjunto híbrido faz sua grande diferença para o consumo de combustível. É sabido que tirar o carro da condição de parado gasta-se a maior parte do combustível, e com a ajuda dos motores elétricos esse grande esforço fica por conta deles, poupando de trabalho o motor a combustão. Com essa estratégia o consumo homologado junto ao Inmetro é substancialmente melhor no ciclo urbano com 17/11,8 km/l, e no ciclo rodoviário fica próximo, mas ainda assim melhor que outros suves médios, com 13,9/9,6 km/l. No meu roteiro padrão de 110 quilômetros entre São Paulo e Campinas o consumo médio foi de 13,0 km/l com álcool. Nada mau!!!
O que desagradou e assustou foi a resposta do computador de bordo na função alcance. Devido ao ótimo consumo de combustível em trajetos urbanos, o alcance remanescente é atualizado muito rapidamente — ao transitar por trechos urbano, o alcance é irreal, por não considerar a média de utilização. Ao retornar para uso rodoviário a 110-120 km/h esse valor decresce aceleradamente (o oposto dos carros normais, em que ao sair da cidade e pegar a estrada o alcance aumenta).
Nessa semana de teste aprendi que não é possível confiar na indicação de alcance e que deveria voltar a atenção ao ponteiro indicador do volume do tanque, — que também desce rápido, pois o tanque é de apenas 36 litros, mas é mais confiável.
O câmbio CVT das versões híbridas da Toyota tem uma resposta diferente ao CVT do motor a combustão, porém no transeixo híbrido estão incorporados os dois motores elétricos e a variação contínua de relação é feita pela atuação alternada dos motores elétricos sobre as engrenagens do câmbio. Não se percebe troca de marchas como no CVT de 10 marchas e tampouco há opção de troca de marchas em modo manual. A resposta do sistema é linear sem causar ansiedade pela falta de troca de marcha ou a percepção de que alguma marcha errada foi engatada. A inexistência de conta-giros no quadro de instrumentos e sua substituição por indicador de energia sugere estarmos dirigindo um carro puramente elétrico.
São dois modos de condução adicionais ao normal. No modo ECO nota-se uma resposta mais suave do pedal de acelerador, enquanto no modo POWER a resposta é mais imediata, porém ainda longe de trazer grande esportividade à condução do veículo. E adicionalmente há o modo EV, puramente elétrico, que tem velocidade e alcance limitados.
Conforto geral
Na avaliação inicial realizada na pista de testes da Toyota em Sorocaba percebi o foco no conforto dado à calibração da suspensão, e agora, ao rodar em nossas vias do dia a dia foi possível confirmar essa vocação do suve para o conforto. O equilíbrio de movimentação da suspensão dianteira versus a traseira é muito bem feito e mesmo com quatro ocupantes foi possível notar que o conforto segue igual, sem aumentar excessivamente o balanço.
O centro de gravidade mais alto do Corolla Cross em relação ao sedã não prejudicou o nível de rolagem da carroceria, e mesmo a adoção de suspensão traseira com eixo de torção não pode ser condenada, visto que o suve não tem muito apetite para curvas em altas velocidades que justifique suspensão multibraço. O eixo de torção com barra antirrolagem integrada mostrou-se bem robusto para esta aplicação.
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Posição de dirigir e conforto dos bancos são outros itens que em conjunto com a suspensão deixam o carro com rodagem macia e bem equilibrada. A visibilidade 360 graus é muito boa desde o posto de comando, e os passageiros do banco traseiro ficam em posição elevada, trazendo bom conforto para todos.
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O acesso aos comandos é facilitado pela atenção à ergonomia que foi dada, deixando todos os comandos em distância compatível com o tamanho do braço do motorista, seja menor ou maior estatura. A visibilidade de quadro de instrumentos e central multimídia é muito boa, pois tem caracteres de bom tamanho e bem iluminados. O mesmo não pode ser elogiado quanto ao comando do sistema de ar-condicionado e ventilação interna, onde faltou um maior cuidado com o contraste de cor e tamanho dos símbolos para uso diurno.
Por outro lado, o funcionamento do ar-condicionado com comando digital e automático tem ótimo desempenho, e mesmo sem ter duas zonas, a saída de ar climatizado na extensão do console central para o banco traseiro ajuda no esfriamento rápido da cabine. O ventilador interno tem baixo nível de ruído e o fluxo de ar não traz incômodo em nenhum dos difusores frontais.
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A central multimídia montada de modo flutuante no centro do painel de instrumentos tem ótimo tamanho, fácil leitura, operação intuitiva e botões físicos que facilitam a navegação entre as diversas funcionalidades, sem aquele inconveniente de errar a pontaria dos botões virtuais com o balanço do carro. O espelhamento de telefone celular pelo Android Auto e Apple CarPlay exige a utilização de cabo USB. O carregador de bateria por indução é um dos 37 acessórios anunciados pela Toyota no lançamento do carro, não sendo portanto equipamento de série.
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O Toyota Safety Sense que equipa a versão XRV é uma coletânea de sistemas interligados que além de aumentar a segurança, também proporciona maior conforto ao dirigir. O controle de velocidade de cruzeiro adaptativo mantém distância segura do veículo que vai à frente. O assistente de permanência em faixa é ativo e faz pequenas correções no volante sem ser muito intrusivo. O alerta de ponto cego nos retrovisores externos tem indicação na face do espelho. Aviso de obstáculos à frente com frenagem autônoma de emergência é outro item disponível que em breve deve ser obrigatório em todos os veículos.
Estilo atraente
Não podemos dizer que o Corolla Cross é um suve superatraente, principalmente ao pegá-lo após devolver o Peugeot 3008, um dos suves mais atraentes que já avaliei, mas o novo Toyota tem seu charme e certamente está cativando os apreciadores da marca, e provavelmente puxando alguns proprietários do Jeep Compass para si. Sem dizer da dúvida na cabeça dos compradores de suve médio com o lançamento quase simultâneo do VW Taos e Compass, este com novo motor turbo. Logo teremos o #savethesedans.
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De todo modo, o Corolla Cross tem seus atributos e vem criando seu público. Os recortes das caixas de roda em formato trapezoidal com molduras plásticas dão destaque à silhueta lateral, ornando com as rodas 18” de pintura escurecida e face diamantada. As linhas frisadas nas laterais são realçadas pela larga moldura na parte inferior das portas, e se interligam com as molduras das caixas de rodas. No para-choque dianteiro o formato imita o quebra-mato dos veículos fora de estrada, e no traseiro tem um extrator de ar, que poderia esconder melhor o silenciador do sistema de escapamento.
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Os elementos de efeito joia (jewell effect) são limitados nesta versão XRV e se concentram no friso cromado que circunda o conjunto de vidros laterais finalizando na coluna traseira onde aparece a inscrição ‘Corolla Cross’. A moldura da grade frontal e os insertos nos para-choques dianteiro e traseiro aparecem pintados na cor cinza. As lanternas traseiras, faróis e repetidor de seta na carcaça do espelho retrovisor substituem o brilho da inexistência dos frisos cromados, tornando o conjunto bem agradável visualmente.
Conclusão
Enquanto o mercado todo crescia na oferta de modelos suve, a Toyota era criticada pela demora em apresentar um suve médio derivado da plataforma do Corolla. Agora o faz utilizando a plataforma global TNGA (Toyota New Global Architeture) que traz muita tecnologia e modularidade de construção com os outros produtos da linha.
O compartilhamento de vários sistemas eletroeletrônicos e do conjunto propulsor com a versão sedã é uma vantagem competitiva, pois isso elimina custos adicionais em ferramentais internos e de fornecedores, além de permitir a flexibilidade de aumentar ou diminuir o volume de produção de um modelo ou do outro, seguindo sempre a demanda do mercado.
A oferta de mais um modelo híbrido produzido localmente é outra sinalização para o mercado e para os demais fabricantes de que o caminho da eletrificação não tem mais volta e que não será possível atingir os níveis desejados de eletrificação apenas com produtos importados. É necessário investimento para produção local de carros eletrificados, sejam eles híbridos ou puramente elétricos.
GB
FICHA TÉCNICA TOYOTA COROLLA CROSS 2022 | ||||
Híbrido | 2,0 Dynamic Force | |||
MOTOR A COMBUSTÃO | XRV | XRX | XR | XRE |
Designação | 2ZR-FXB | M20A-FKB | ||
Descrição | Dianteiro, transv., 4 cil. em linha, injeção no duto, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão por polia hidráulica, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex | Dianteiro, transv., 4 cil. em linha, injeção no duto e direta, duplo comando de válvulas corrente, variador de fase na admissão e escapamento por motor de passo, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex | ||
Diâmetro x curso (mm) | 80,5 x 88,3 | 80,5 x 97,6 | ||
Cilindrada (cm³) | 1.798 | 1.985 | ||
Taxa de compressão (:1) | 13 | 13 | ||
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 98/101/5.200 | 169/177/6.600 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 14,5/3.600 | 21,4/4.400 | ||
MOTORES ELÉTRICOS | ||||
Tipo | Corrente alternada, síncrono, MG1 e MG2 | n.a | ||
Potência máxima (cv) | 72 | n.a | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 16,6 | n.a | ||
Potência máxima combinada(cv) | 122 | n.a | ||
Torque máxima combinado (m·kgf/rpm) | n.d | n.a | ||
BATERIA DE TRAÇÃO | ||||
Tipo | Hidreto metálico | n.a | ||
Tensão (V) | 201,6 | n.a | ||
Capacidade (kW·h) | 1,31 | n.a | ||
TRANSMISSÃO | ||||
Conexão motor-câmbio | Conversor de torque | |||
Câmbio | Transeixo híbrido, modos Normal, Eco, Power e EV; tração dianteira | Automático CVT com par de engrenagem de 1ª mais 9 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pele alavanca seletora e borboletas (exceto GLi), tração dianteira | ||
Relações das marchas máx. e mín. (:1) | n.d. | n.d | ||
Relações de diferencial (:1) | n.d. | n.d | ||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,6 | |||
Relação de direção média (:1) | n.d. | |||
N° de voltas entre batentes | 2,8 | |||
FREIOS | ||||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal | |||
Assistência | A vácuo por bomba | A vácuo do motor | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/nd. | |||
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. | |||
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência | |||
De estacionamento | Mecânico por pedal, ação nas rodas traseiras | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Liga de alumínio 6,5Jx18 | Liga de alumínio 6,0X17 | Liga de alumínio 6,5X18 | |
Pneus | 225/50R18 | 215/60R17 | 225/50R18 | |
Estepe | 155/70R17 (temporário, 80 km/h) | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.450 | 1.400 | 1.420 | |
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |||
Área frontal calculada (m²) | 2,36 | |||
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | |||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.460 | |||
Largura sem/com espelhos | 1.825/n.d | |||
Altura | 1.620 | |||
Distância entre eixos | 2.640 | |||
Bitola dianteira/traseira | n.d/n.d | |||
Distância mínima do solo | 161 | |||
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas | 440 | |||
Tanque de combustível | 36 | 47 | ||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. | n.d.. | ||
Velocidade máxima (km/h) | n.d. | n.d.. | ||
Velocidade em modo EV (km/h) | n.d. | n.a.. | ||
CONSUMO INMETRO/PBEV | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 17,0/11,8 | 11,5/8,0 | ||
Estrada (km/l, G/A) | 13,9/9,6 | 12,8/9,0 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 em última marcha (km/h) | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
Rotação à vel. máxima (marcha/rpm) | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
GARANTIA | ||||
Garantia (anos) | Cinco | |||
Garantia do sistema híbrido, inclusive bateria (anos) | Oito | n.a. | ||
n.d não disponível n.a. não aplicável |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TOYOTA COROLLA CROSS 2022 | ||||
VERSÃO | Híbrido | 2,0 Dynamic Force | ||
XRV | XRX | XR | XRE | |
ESTILO | ||||
Acabamento interno com partes revestidas de couro** bege | • | – | – | – |
Acabamento interno com partes revestidas de couro** preto | – | • | • | • |
Acabamento preto-piano na grade inferior dianteira | – | – | • | • |
Acabamento com friso cromado na grade dianteira | • | – | – | – |
Difusores de ar com acabamento na cor prata | • | • | • | – |
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo | • | • | • | • |
Maçanetas internas com acabamento na cor prata | • | • | • | • |
Repetidoras de seta nos espelhos | • | • | • | • |
Painel de instrumentos | Tela TFT de 7″ digital e colorido | Dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2″ digital e colorido | ||
CONFORTO E COMODIDADE | ||||
Acionamento elétrico dos vidros um-toque para subir/descer | • | • | • | • |
Ajuste manual do volante em altura e distância | • | • | • | • |
Ar-condicionado automático bizona com sistema S-Flow | • | – | – | – |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente | – | • | • | • |
Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância | • | – | – | – |
Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação | – | • | • | • |
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação | • | • | • | • |
Banco traseiro bipartido e rebatível 60:40 (somente encosto) | • | • | • | • |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos | • | • | – | • |
Borboletas para troca de marchas no volante | – | – | – | • |
Chave com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme | – | – | • | – |
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme | • | • | – | • |
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 4,2” de alta resolução) | – | – | • | • |
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução) | • | • | – | – |
Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento) | • | • | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | – | • | – | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo | • | – | – | – |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • | • | • |
Entrada de 12 V e USB no descansa-braço (carregamento) | • | • | • | • |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | • | • | – | • |
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao trancar o veículo | • | • | • | • |
Faróis com acendimento automático | • | • | • | • |
Faróis com ajuste de altura | • | • | • | • |
Faróis de lâmpadas halógenas | – | – | • | – |
Faróis de LED alto e baixo | • | • | – | • |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas | • | • | • | • |
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos | Hybrid system | Eco driving | ||
Lanternas traseiras inteiramente em LED | • | • | • | • |
Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro | • | • | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) | • | • | • | • |
Modo de seleção de condução Power/Sport | • Power | • Sport | ||
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron® | • | • | • | • |
Para-sóis com espelho e luz | • | • | • | • |
Porta-objetos na lateral das 4 portas | • | • | • | • |
Porta-revistas e tablets no dorso dos encostos dos bancos dianteiros | • | • | • | • |
Relógio digital no TFT colorido e na tela do multimídia | • | • | • | • |
Sistema de destravamento/travamento das portas por sensores na chave | • | • | • | – |
Sistema de partida por botão (sem chave) | • | • | – | • |
Teto solar elétrico de vidro basculante e deslizante | • | – | – | – |
Volante com controles de áudio e computador de bordo. | • | • | • | • |
SEGURANÇA | ||||
Acendimento automático das luzes de alerta em frenagens de emergência | • | • | • | • |
Alarme perimétrico e volumétrico | • | • | • | • |
Alerta de mudança de faixa | • | • | – | – |
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura | • | • | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • | • |
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática. | • | • | – | – |
Aviso de faróis ligados com o carro estacionado | • | • | • | • |
Aviso de portas e porta-malas malfechados | • | • | • | • |
Aviso sonoro e luminoso de cintos desatados (todos) | • | • | • | • |
Barras anti-invasivas nas portas | • | • | • | • |
Bolsa inflável para os joelhos do motorista | • | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina | • | • | • | • |
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia | • | • | • | • |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força | • | • | • | • |
Cintos de segurança traseiros de três pontos | • | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | • | • | • | • |
Faróis de neblina de LED | • | • | • | • |
Farol alto automático | • | • | – | – |
Imobilizador por código eletrônico na chave | • | • | • | • |
Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete | • | • | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • | • | • |
Sensor de chuva | • | • | – | – |
Trava para crianças nas portas traseiras | • | • | • | • |
Travamento automático de portas a partir de 20 km/h | • | • | • | • |
ÁUDIO | ||||
Antena barbatana tubarão no teto | • | • | • | • |
Quatro alto-falantes e dois tweeters | • | • | • | • |
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela tátil de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL | • | • | • | • |
TSS = Toyota Safety Sense | ||||
**Algumas partes são revestidas em couro e/ou materiais sintéticos |