Há 100 anos Opel fazia história ao vencer a primeira corrida no circuito Avus, em Berlim, Alemanha, inaugurado em 1921. Avus não é nome, mas sigla de Automobil-Verkehrs-und ÜbungsStraße ou Estrada de Tráfego e Treinamento para Automóveis, A Opel comemorou grandes momentos lá.
Fritz Adam Hermann Opel foi um empresário alemão, neto de Adam Opel, o fundador da Adam Opel AG. Ficou conhecido por suas demonstrações em veículos impulsionados por foguetes, incluindo motocicletas, o que lhe rendeu o apelido de Rocket Fritz.
Na fase de planejamento da pista, em 1907, estava prevista uma dupla função para o circuito Avus. Por um lado, pretendia-se que fosse parte importante da rede de transporte em Berlim; por outro, seria usado como pista de corrida. O desenho não era o ideal para esse fim. Era constituído por duas retas, cada uma de aproximadamente nove quilômetros, ligadas nas suas extremidades por duas curvas largas. A pista era muito mais adequada a testes de resistência do que a disputas com ultrapassagens.
Entre 1937 e 1967 a curva Norte era superelevada, aliás, bastante superelevada, 43º, como pode ser visto na foto. Nela aconteceram inúmeros acidentes, alguns com fim trágico.
Toda a Alemanha aguardava, ansiosamente, pela primeira corrida, marcada para o dia 24 de setembro de 1921. Dezesseis carros de competição, de nove fabricantes, apresentavam-se no circuito frente a mais de 200.000 espectadores. Para acomodar essa multidão, foram criadas nada menos do que 65 bilheteiras ao redor do circuito.
Fritz von Opel competiu com o Opel 8/25 cv, que tinha um motor de quatro cilindros e 2,3 litros. Teve um desempenho soberbo, e venceu depois de cumpridas as sete voltas de corrida, com o tempo de 1 hora, 4 minutos e 23 segundos, o que correspondeu a uma velocidade média de 128,84 km/h. Em segundo ficou Georg Klöble, correndo com um NSU.
Avus serviu de palco para recordes de velocidade com carros propelidos porfoguetes, entre outras provas. Hoje, seu antigo traçado é parte da rodovia Bundesautobahn 115. Após a Segunda Guerra Mundial Avus ficou em Berlim Ocidental. Sua glória durou entre 24 de setembro de 1921 e 26 de abril de 1998.
AB