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Já imaginou um veículo equipado com controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema desliga/liga motor nas paradas,, multimídia de 8” com comandos de voz, freios a disco nas quatro rodas, vários assistentes de condução (freia sozinho para evitar colisões, avisa o condutor quando o veículo está saindo da faixa, etc.), sensores de estacionamento, câmera de ré, seletor de modos de condução, conexão por aplicativo exclusivo para realizar diversas ações no veículo, motor supercarregado com turbocarregador de geometria variável e 170 cv, nota máxima em segurança nos testes de colisão, e por aí vai? Se você, leitor ou leitora, pensou em um sedã ou suve de luxo, errou: tudo isso está inserido em um van comercial que pode carregar mais de 15 pessoas, no caso o Novo Ford Transit, lançado há pouco no mercado nacional.
Com tanto conteúdo assim, ele se torna o van mais completo do Brasil, e futuramente terá seu lugar de destaque na história dos veículos comerciais. Mesmo tendo sido concebido como uma robusta ferramenta de trabalho, esse Novo Transit desfruta de várias modernidades que são exclusivas até em carros de passeio. Assim, a Ford conseguiu unir a alta tecnologia com a resistência de um carro feito para o trabalho. Tudo foi pensado para que conforto e segurança fossem alguns dos seus principais pontos fortes, além, é claro, do baixo custo e facilidade de manutenção.
Mecanicamente, destaque para o novo motor EcoBlue turbodiesel de quatro cilindros com configuração refinada: duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia banhada a óleo de longa durabilidade, quatro válvulas por cilindro, injeção direta com os injetores acionados diretamente pelos comandos de válvulas, além de muita eletrônica embarcada para comandar esse belo conjunto.
Com 2 litros de cilindrada, esse motor lidera como o mais potente dentro do segmento dos vans comerciais vendidos no Brasil, com 170 cv e mais de 41 m·kgf de torque. Esses resultados garantem uma boa dose de agilidade ao Novo Transit, mesmo quando a versão minibus de carroceria longa está em sua capacidade máxima (19 ocupantes). O câmbio manual de 6 marchas com escalonamento ideal e a tração traseira também são de grande valia nesse conjunto, e conseguem unir muito bem a força e baixo consumo desse 2-litros, fatos que se refletem diretamente no baixo custo do quilômetro rodado no Novo Transit.
Um dos destaques tecnológicos desse novo van da Ford está nessa recém-lançada família de motores Diesel EcoBlue. Esse 2-L,, por exemplo, conta com o que há de mais moderno no desenvolvimento e fabricação dos motores Diesel. Para conciliar alto desempenho, baixo consumo e docilidade de condução, não foram economizados esforços materiais e tecnológicos desde injeção direta acionada pelas árvores de comando de válvulas sob comendo eletrônico, até o turboarregador de geometria variável, pensado em desempenho. Ou seja, bom desempenho e baixo consumo, com custos de manutenção contidos.
Só para que se tenha uma ideia, o óleo lubrificante desse motor é um semissintético de preço contido, e que deve ser trocado somente a cada 20 mil km, cooperando também com os baixos custos de manutenção. Na condução, o torque máximo ocorre a partir de 1.750 rpm, e vai no elevado valor de 41 m·kgf até 2.500 rpm. Da mesma forma, toda a potência de 170 cv fica disponível logo a 3.500 rpm.
Essas características de desempenho e flexibilidade do motor exigem menos trocas de marchas, ultrapassagens mais fáceis seguras e até mesmo menos cansaço do motorista na condução do veículo. Além disso, outra inovação do Transit no segmento é um sistema que transfere a energia gerada nas desacelerações e frenagens para a bateria, algo similar a tecnologia dos carros híbridos atuais.
Para um transporte seguro dos ocupantes, ö Nova Transit também é feito a partir de aços de alta e ultrarresistência, que em conjunto com os diversos assistentes de condução, fizeram do van da Ford um dos mais seguras da categoria, com direito a nota máxima de segurança nos exigentes padrões europeus. Também estão incluídos itens como cintos de três pontos retráteis para todos os passageiros (seja na carroceria menor ou maior), freios a disco superdimensionados nas quatro rodas superdimensionados, controle de estabilidade e tração, assistente de vento lateral, entre outros.
Agora vindo do Uruguai e produzido em parceria com a Nordex, esse novo van é uma das grandes apostas da Ford nos últimos tempos, e já está sendo distribuído para as concessionárias por todo o Brasil. Na rede autorizada, inclusive, os proprietários do Novo Transit terão uma equipe dedicada exclusivamente aos veículos comerciais, além de diversas facilidades no plano de manutenção, fornecimento de peças e prestação de serviços. Todas características que são raridade até mesmo em carros de passeio de luxo, mas que podem ser encontradas de série em um veículo de trabalho, o Novo Ford Transit.
E aí, é ou não é um carro disfarçado de van?
DM
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