Ainda sem data de lançamento e preço indefinido, a VW convidou os jornalistas para dar uma voltinha nos primeiros carros elétricos da marca, o VW ID.3 e ID.4. O evento faz parte da estratégia de posicionamento da marca para o mercado brasileiro, e possivelmente o carro que será importado para o Brasil terá um pacote de opções diferente do avaliado hoje, pois a empresa está no processo de clínicas com concessionários, clientes e jornalistas para definição do conteúdo final. Estes são os primeiros frutos da família de carros elétricos da Volkswagen que ainda deverá crescer.
Arquitetura comum
Os dois modelos avaliados são o topo de gama das especificações disponíveis na Europa, a versão 1st Edition Max, equipados com o motor de maior potência da plataforma, o Pro Performance de 204 cv de potência máxima e 31,6 m·kgf de torque máximo. A arquitetura traz o motor instalado no eixo traseiro — com tração obviamente traseira — e no compartimento frontal estão os módulos de controle e inversores de corrente, similar a outros carros elétricos. Em vez de câmbio há apenas um redutor de rotação com diferente relação de transmissão entre os modelos devido diferença de medida de pneus.
O ID.3 estava equipado com pneus 215/45R20, enquanto o ID.4 com pneus 235/45R21 na dianteira e 255/40R21, na traseira. O conforto de rodagem está melhor ajustado no ID.4 devido a maior altura dos flancos dos pneus.
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A suspensão dianteira é independente McPherson com mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem. Na traseira utiliza suspensão independente do tipo multibraço também com mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, A direção é eletroassistida com progressão de esforço atrelado à velocidade do veículo e tem calibração com centro bem definido, ao estilo alemão.
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Exterior inovador
O desenho exterior dos dois modelos é bem inovador com uma pitada futurista dada principalmente pelas dimensões e desenhos das rodas.
O ID.3 tem a coluna “A” terminando no alinhamento do centro da roda dianteira projetando o para-brisa bem a frente, o que obrigou a adição de uma janela lateral triangular para ajudar na visibilidade do centro das curvas ou esquinas. A coluna traseira “C” termina junto à roda e a terminação da carroceria na traseira é truncada, deixando o carro com pouco balanço para trás do eixo traseiro.
Puxando para estilo suve, o ID.4 tem coluna “A” recuada com para-brisa em posição convencional, enquanto que na traseira a coluna “C” é mais inclinada e o balanço traseiro é maior, ajudando no equilíbrio total do carro e melhorando a dinâmica para conforto de rodagem.
A área envidraçada nos dois modelos é bem ampla e permite boa visibilidade em todas as direções. Os pontos cegos são bem atendidos pelo sistema de câmera 360 graus existente no veículo.
Interior de contrastes
À primeira vista do interior dos dois modelos mostra alegria e jovialidade pelo contraste de cores e desenho moderno, mas olhando com mais atenção é possível notar certa simplicidade em algumas soluções, como o diminuto quadro de instrumentos solidário à coluna de direção, e que se movimenta nos ajustes de altura e distância.
Por outro lado, a central multimídia em montagem flutuante no centro do painel de instrumentos destaca-se pelo tamanho avantajado da tela e boa intuitividade dos menus. A operação é feita por botões capacitivos que tem a desvantagem de não dar uma resposta tátil como os botões mecânicos. O mesmo acontece nos comandos do volante multifuncional e no quadro de comando do sistema de iluminação localizado à esquerda a coluna de direção.
Uma inovação que demora tempo para se acostumar é a posição da “alavanca” de câmbio, localizada ao lado direito do quadro de instrumentos, sendo apenas um seletor rotativo para escolher entre R-N-D/B e o botão de topo aciona o “P”. A função “B” é utilizada para maior regeneração de energia.
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Voltinha
Como dito no início do texto, foi apenas uma voltinha mesmo, 4 km ao redor do Jockey Club de São Paulo. Com direito ao trecho da marginal do Rio Pinheiros que tem velocidade máxima de 90 km/h. A aceleração dos dois modelos é bem progressiva e tem aquela sensação deliciosa do torque instantâneo que é melhor no modo Sport, mas que não fica para trás quando utilizando o modo ECO.
A projeção do quadro de instrumentos no para-brisa incorpora a tecnologia de realidade aumentada e dá uma nova dimensão de segurança, pois sugere e alerta o distanciamento do carro à frente na projeção. É uma novidade bem interessante que eu ainda não tinha visto em outros carros.
O sistema de controle velocidade de cruzeiro adaptativo tem capacidade de parar o veículo no trânsito caso o carro que vai à frente pare. E reacelera sozinho caso volte a andar em menos de 3 segundos, em caso contrário é necessário o comando do motorista. E falando em comando do motorista, os ID.x vem equipado com sistema que dispensa pressionar o botão de energização (motor elétrico não “parte”). Estando com a posse da chave presencial, basta sentar ao volante, pressionar o pedal de freio, engatar marcha a frente ou ré e sair acelerando. E ao estacionar é a mesma coisa, basta pressionar o P e sair do veículo que estará automaticamente desligado e o freio de estacionamento, aplicado.
O ID.3 é equipado com bateria de 58 kW·h e permite rodar até 426 km dentro dos parâmetros do ciclo WLTP, enquanto o ID.4 utiliza bateria de 77 kW·h possibilitando até 522 km de alcance dentro do mesmo ciclo de teste. Pelo lado desempenho o ID.3 leva vantagem em relação ao ID.4 devido menor peso em ordem de marcha, 1.720 kg frente aos 2.049 kg do ID.4, permitindo acelerar de 0-100 km/h em 7,3 segundos contra 8,5 segundos do ID.4. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h em ambos.
O que não gostei
Alguns dos acabamentos internos e materiais utilizados não estão no padrão dos carros premium da VW. O desenho do quadro de instrumentos é simples e destoa do desenho exterior bem elaborado. Os botões capacitivos da central multimídia, comandos de luz e volante requerem um tempo para se acostumar com a falta de resposta tátil.
O que eu gostei
Os dois modelos são silenciosos na operação, fácil de dirigir e entusiasmam pelo bom desempenho. A resposta da direção está bem agradável e o equilíbrio da suspensão parece bem ajustado, mas para isso precisaria de mais alguns quilômetros para atestar. A simplicidade de operação de partida e chegada é destaque, e vai deixar muita gente sem saudade das chaves para abrir, fechar e dar a partida.
GB
FICHA TÉCNICA VW ID.3 | |
MOTOR | |
Designação do motor | |
Descrição | Motor elétrico assíncrono trifásico montado transversalmente no eixo traseiro |
Potência (cv/rpm) | 204 / n.d |
Torque (m·kgf/rpm) | 31,6 / n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | íons de lítio |
Capacidade (kW·.h) | 58 |
Potência máxima de carga (AC/DC,kW) | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Somente redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais |
Relação do redutor/diferencial (:1) | 11,53 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,2 |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros(Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7,5Jx20 |
Pneus | 215/45R20 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatch, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.261 |
Largura sem/com espelhos | 1.809 / n.d. |
Altura | 1.568 |
Distância entre eixos | 2.770 |
Bitola dianteira/traseira | 1.536/1.548 |
Distância mínima do solo (mm) | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.720 |
Carga útil (kg) | 550 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 385 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,27 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 (limitada) |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·hl) | n.d. |
Alcance (km, ciclo WLTP) | 426 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | n.d. |
GARANTIA | |
Termo | n.d. |
FICHA TÉCNICA VW ID.4 | |
MOTOR | |
Designação do motor | |
Descrição | Motor elétrico assíncrono trifásico montado transversalmente no eixo traseiro |
Potência (cv/rpm) | 204 |
Torque (m·kgf/rpm) | 31,6 |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | íons de lítio |
Capacidade (kW.h) | 77 |
Potência máxima de carga (AC/DC,kW) | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais |
Relação do redutor/ diferencial (:1) | 12,976 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,2 |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros(Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 8,5Jx21 (dianteiras) / 9Jx21 (traseiras) |
Pneus | 235/45R21 (dianteiros) / 255/40R21 (traseiros) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.584 |
Largura sem/com espelhos | 1.852 / n.s. |
Altura | 1.640 |
Distância entre eixos | 2.771 |
Bitola dianteira/traseira | 1.587/1.567 |
Distância mínima do solo (mm) | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.049 |
Carga útil (kg) | 611 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 543 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,42 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 (limitada) |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·hl) | n.d. |
Alcance (km, ciclo WLTP) | 522 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | n.d. |
GARANTIA | |
Termo | n.d. |