Quem diz é a Mobiauto, empresa nova já se posiciona como um dos três maiores marketplaces do mercado de carros usados no país tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais.
A Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços das stations wagon (peruas) do Brasil. Embora apresentem um suposto viés de baixa no mercado nacional, pois só modelos importados premium continuam sendo vendidos como zero km, a categoria subverteu qualquer expectativa pessimista.
O levantamento foi feito com veículos cotados em outubro de 2020 e outubro de 2021, extraindo-se a variação de preços. Na média geral, os 150 modelos e versões apuradas, de 2005 pra cá, tiveram valorização de 21,5% de acordo com a pesquisa da Mobiauto. Nada mau, se considerarmos que o mercado automobilístico global teve 23,5% de alta.
“Como boa parte desses veículos deixou de ser vendida como nova, a valorização distante apenas 2% da média absoluta do mercado é um resultado animador para os clientes fieis de peruas”, destaca o consultor automobilístico e executivo-chefe da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr. “Vale ressaltar que, dos 150 modelos e versões verificados pelo nosso departamento de Estatísticas, 62 tiveram uma correção de preços acima da média do mercado. Veja que interessante: o consumidor comprou um carro fora de linha e ainda ganhou dinheiro”.
É preciso ter cuidado, no entanto, com qual modelo escolher nessa cartela de uma centena e meia de opções. Se é verdade que 62 veículos valorizaram acima da média do mercado, outras 88 registraram cotações inferiores. “Fizemos uma pesquisa recente nos mesmos moldes com as picapinhas, utilizando o mesmo recorte de outubro dos dois anos: a valorização média foi de mais de 34%”, lembra Castro Jr., destacando que as peruas surpreenderam, sim, mas não se tornaram um negócio excepcional para os compradores de forma linear. “Não deixe de consultar nossa tabela geral”, destaca Castro Jr.
Veja a lista das 20 mais bem posicionadas na pesquisa.
Marca | Modelo | Versao | Ano Modelo | Média de Preços na Mobiauto | ||
2020 | 2021 | Valorização | ||||
Volkswagen | SpaceFox | Plus 1.6 8V (Flex) | 2009 | R$ 22.428,00 | R$ 33.900,00 | 51,15% |
Fiat | Weekend | Adventure Locker 1.8 8V (Flex) | 2017 | R$ 39.900,00 | R$ 58.900,00 | 47,62% |
Peugeot | 206 SW | Presence 1.4 | 2005 | R$ 10.900,00 | R$ 15.990,00 | 46,70% |
Fiat | Palio Weekend | Adventure Locker 1.8 8V (Flex) | 2011 | R$ 25.940,00 | R$ 36.896,00 | 42,24% |
Peugeot | 206 SW | Presence 1.4 (flex) | 2008 | R$ 13.474,00 | R$ 18.944,00 | 40,60% |
Fiat | Weekend | Adventure 1.8 E.torQ (Flex) | 2016 | R$ 37.708,00 | R$ 52.520,00 | 39,28% |
Volvo | V40 | Cross Country 2.0 T5 AWD | 2015 | R$ 69.900,00 | R$ 96.400,00 | 37,91% |
Fiat | Palio Weekend | Adventure 1.8 8V (Flex) | 2007 | R$ 18.795,00 | R$ 25.900,00 | 37,80% |
Toyota | Corolla Fielder | XEi 1.8 16V (flex) (aut) | 2008 | R$ 28.894,00 | R$ 39.780,00 | 37,68% |
Volkswagen | SpaceFox | 1.6 MSI Comfortline (Flex) | 2018 | R$ 43.910,00 | R$ 59.900,00 | 36,42% |
Volkswagen | Golf Variant | Comfortline 1.4 TSi DSG BlueM. | 2015 | R$ 58.900,00 | R$ 80.307,00 | 36,34% |
Fiat | Weekend | Adventure 1.8 E.torQ (Flex) | 2017 | R$ 44.301,00 | R$ 60.233,00 | 35,96% |
Fiat | Palio Weekend | Adventure Locker 1.8 8V (Flex) | 2014 | R$ 34.990,00 | R$ 47.395,00 | 35,45% |
Fiat | Palio Weekend | Trekking 1.6 16V (Flex) | 2013 | R$ 24.560,00 | R$ 33.198,00 | 35,17% |
Volkswagen | Golf Variant | Highline 1.4 TSi DSG BlueM. | 2016 | R$ 68.000,00 | R$ 91.638,00 | 34,76% |
Volkswagen | SpaceFox | 1.6 8V (Flex) | 2013 | R$ 29.332,00 | R$ 39.431,00 | 34,43% |
Citroën | DS5 | 1.6 16V THP (Aut) | 2013 | R$ 55.900,00 | R$ 74.900,00 | 33,99% |
Fiat | Palio Weekend | ELX 1.3 8V | 2005 | R$ 16.722,00 | R$ 22.400,00 | 33,96% |
Última marca de volume a fabricar peruas no Brasil, a Fiat emplacou quatro versões da Palio Weekend (ou apenas Weekend, dependendo do ano de produção) entre as dez mais valorizadas. A tabela possui ainda outros destaques, como a Volkswagen liderando o ranking com a SpaceFox Plus 1.6 8V 2009 (foto de abertura), única a ultrapassar os 50% de valorização (!!), e até a presença de uma station importada, a Volvo V40 Cross Country 2015. Outras marcas que comercializavam peruas no país, como BMW, Mercedes-Benz e Subaru, não ofereciam amostragens significativas para entrarem no levantamento.
“Já havíamos observado no dia a dia de relacionamento próximo com nossos clientes que o segmento de peruas mantinha um contingente de clientes assíduos. Mas a pesquisa nos surpreendeu”, revela Sant Clair Castro Jr. “Caso essa procura por peruas ficasse condicionada aos modelos mais velhos e baratos, nós poderíamos concluir que o sucesso do segmento se deve ao consumidor que ainda não alcança o suve usado. Mas não! Repare que entre as dez mais valorizadas, há pelo menos quatro que já integram uma faixa de preços ocupada pelos suves seminovos”, explica o consultor.
De uma forma geral, apanhando a média de valorização de todos os anos e versões de cada marca, a Toyota foi a campeã, com 26,6%. A Volkswagen registra alta de 22,82%, seguida pela Fiat, com 21,26% de reajustes. As outras marcas anotam as seguintes médias: Volvo (20,53%), Audi (19,25%), Citroën (18,41%), Peugeot (16,91%) e Renault (15,05%).
Esses dados não deveriam sinalizar alguma coisa para as fabricantes instaladas no Brasil?
BS