Em sessão on-line, a Toyota apresentou a pequena reformulação estética da linha Yaris para 2023 (em janeiro de 2022!), onde o principal componente alterado foi o para-choque dianteiro e a grade frontal. Os faróis passam a utilizar tecnologia LED na versão de topo, XLS, com luz de rodagem diurna integrada. Nas versões XL e XS os faróis são halógenos e a nova luz de rodagem diurna (DRL) em LED é instalada verticalmente na lateral do para-choque.
Na traseira não houve alterações, e no interior houve redesenho dos revestimentos dos bancos e nova padronagem de cores seguindo o pretinho básico. Novas rodas de 15” com acabamento diamantado e pintura escurecida aparece na versão de topo. Demais características visuais permanecem inalteradas.
A única configuração de motor e câmbio ofertada é o 1,5-l flex com CVT. As concessionárias já estão recebendo os novos modelos e os preços públicos sugeridos são:
Hatchback XL R$ 92.190
Hatchback XLS R$ 112.690
Hatchback XS R$101.490
Sedã XL R$ 96.390
Yaris Sedã XS R$ 104.990
Sedã XLS R$ 116.990
Nota: não existe incentivo adicional para vendas a PCD, apenas os descontos de impostos da legislação vigente para cada estado.
Motor e câmbio
Sai de linha o motor 1,3-l e permanece apenas o 1,5-l flex Dual VVT-i (variador de fase na admissão e escapamento) com câmbio automático CVT de 7 marchas. O câmbio manual já tinha sido descontinuado em 2020 (nunca testado pelo AE simplesmente porque a Toyota se negou a nos fornecer). O conhecido motor de 16 válvulas passou por alterações na calibração para atender às novas leis de emissões que entraram em vigor este mês, e com isso o consumo de combustível (com álcool apenas) ficou ligeiramente menor.
Segundo dados divulgados pela Toyota, o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro com álcool passou para:
hatch – 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (era 8,7 e 9,9, respectivamente)
sedã – 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (era 8,3 e 10,1, respectivamente)
Com gasolina não há alteração no consumo, sendo 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada para o hatch, e 13,0/14,5 km/,l respectivamente, para o sedã.
A potência máxima de 105/110 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 14,3/14,9 m·kgf seguem inalterados e foram incrementados dois novos modos de condução: Eco e Sport. Segundo os engenheiros da Toyota, o modo Sport modifica os pontos de troca de marcha no câmbio CVT para mais altos e modifica a resposta do pedal do acelerador. No modo Eco acontece o inverso, o privilégio é para o (menor) consumo de combustível.
Segurança e auxílio ao motorista
A principal modificação do novo Yaris é a implementação dos novos dispositivos de segurança para as versões XS e XLS. O sistema pré-colisão, que emite aleta sonoro e visual ao motorista, e caso não haja atuação deste fornece carga extra ao sistema de freio para mitigar os danos de um acidente. O outro sistema é o alerta de saída de faixa, que apenas emite sinal sonoro quando carro sai da faixa de rolamento, sem intervenção no sistema de direção.
Sete bolsas infláveis (joelhos do motorista, duas frontais, duas laterais e duas de cortina) equipam todas as versões e aviso sonoro de cinto de segurança desatado até para os passageiros traseiros. Com esses novos recursos a Toyota deve subir alguns pontos na classificação do Latin NCAP, caso seja avaliada novamente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade
Todas as versões do Yaris 2023 passam a contar com a central multimídia de 7 polegadas com tela tátil e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, porém com conexão via cabo e sem carregador de bateria do telefone celular por indução. Na extensão do console central há duas portas USB de 2,1 A para carregamento de equipamentos eletrônicos.
As versões XS e XLS são equipadas com ar-condicionado com controle automático e digital e filtro antipólen, e ainda nessas versões o computador de bordo está incorporado ao quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2”. E o teto solar continua disponível apenas na versão de topo de linha.
Mercado
Pode parecer que a Toyota correu para lançar o Yaris depois de ver o recente lançamento do City, mas quem já passou pela indústria sabe que não é assim que funcionam os projetos. Certamente o Yaris estava sendo desenvolvido em paralelo ao City, e chegaram praticamente juntos ao mercado, porém o City chegou com mais conteúdo e, obviamente, preço maior. Já o Yaris vem mais enxuto e com preço mais acessível, porém ainda caro para os padrões atuais dos brasileiros consumidores desse tipo de veículo. A Toyota ainda tem o sedã médio, o Corolla, para seguir liderando o mercado, portanto a estratégia com o novo Yaris é pegar uma fatia do mercado dos compactos.
Os principais concorrentes que a Toyota almeja brigar são o VW Polo/Virtus e Chevrolet Onix/Onix Plus, sem deixar de lado como que o mercado vai responder ao novo Honda City. A fábrica de Sorocaba, onde é produzido o Yaris, teve a implementação do terceiro turno em novembro último, e com isso passou a ter capacidade de produzir até 158 mil unidades/ano. O Yaris deve utilizar 37% dessa capacidade instalada, ou seja, 58,5 mil carros, porém o objetivo é colocar 40 mil unidades no mercado nacional, e o excedente exportado para Uruguai, Argentina e Colômbia. O mix deve seguir a distribuição histórica de 40% sedã e 60% hatch.
Pós-Venda
Os clientes Toyota não reclamam dos serviços dos concessionários da marca, e os índices de satisfação estão acima até do que seria esperado pela própria fábrica. E é nesse lado do negócio que a Toyota espera continuar crescendo e atraindo consumidores para os veículos do seu portfólio.
Segundo os dirigentes da Toyota, os clientes do Yaris são uma categoria de pessoas mais exigentes que buscam sempre as melhores opções do mercado e analisam diversos fatores antes de tomar a decisão pela compra. Uma das opções que está sendo oferecida é a compra antecipada das revisões periódicas desde a 1ª até a 15ª revisão. O custo deste pacote pode ser adicionado às parcelas do financiamento ou pagas à vista. Uma grande vantagem para quem gosta de se planejar.
Todos os veículos da marca Toyota no Brasil, incluindo o Yaris 2023, são vendidos com garantia de cinco anos ou 150 mil km, o que ocorrer primeiro.
GB
FICHA TÉCNICA YARIS 2023 | |
Motor | 2NR-FBE, 1,5l Dual VVT-I |
Tipo | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação de folga, injeção no duto, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 90,6 |
Cilindrada (cm³) | 1.496 |
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 105/110/5.600 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 14,3/14,9/4.000 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | K312, transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas + ré, tração dianteira |
Ligação motor-câmbio | Conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 |
Relação de diferencial (:1) | 5,833 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1)) | 18,6 |
Número de voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) |
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário T125/70D16, 80 km/h) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã e hatch, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.425 / 4.145 (hatch) |
Largura sem espelhos | 1.730 |
Altura | 1.490 |
Distância entre eixos | 2.550 |
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 |
Distância mínima do solo | 150 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.150 |
Peso bruto total (kg) | 1.550 |
Carga útil (kg) | 400 |
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 |
Porta-malas (L) | 473 / 310 (hatch) |
Tanque de combustível (L) | 45 |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,0/9,0 / 12,6/8,8 (hatch) |
Estrada (km/l, G/A) | 14,5/10,6 / 13,8/10 (hatch) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 |
Rotação a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS YARIS 2023 | ||||||
Sedã | Hatch | |||||
XL | XS | XLS | XL | XS | XLS | |
SEGURANÇA | ||||||
Alarme perimétrico | x | x | x | x | x | x |
Alarme volumétrico | – | x | x | – | x | x |
Alerta de mudança involuntária de faixa | – | x | x | – | x | x |
Assistente de partida em aclive | x | x | x | x | x | x |
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática | – | x | x | – | x | x |
Aviso luminoso e sonoro para cintos de segurança dianteiros e traseiros desatados | x | x | x | x | x | x |
Aviso sonoro para faróis ligados (com o carro estacionado) e portas e porta–malas abertos (com o carro em movimento) | x | x | x | x | x | x |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista (total 7) | x | x | x | x | x | x |
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia | – | x | x | – | x | x |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força | x | x | x | x | x | x |
Controle de estabilidade e tração | x | x | x | x | x | x |
Desembaçador do vidro traseiro | x | x | x | x | x | x |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | x | x | x | x | x | x |
Faróis de neblina a LED | – | – | x | – | – | x |
Imobilizador de motor por código eletrônico na chave | x | x | x | x | x | x |
Jogo de carpetes no assoalho dianteiro | – | – | x | – | – | x |
Jogo de tapetes de borracha no assoalho dianteiro | x | x | – | x | x | – |
Trava para crianças nas portas traseiras | x | x | x | x | x | x |
Travamento automático das portas ao o veículo atingir 20 km/h | x | x | x | x | x | x |
ESTILO | ||||||
Acabamento do volante e detalhe da manopla da alavanca seletora de câmbio em couro | – | x | x | – | x | x |
Acabamento externo preto na coluna central | x | x | x | x | x | x |
Base da alavanca seletora de câmbio com acabamento cromado | – | – | x | – | – | x |
Defletor traseiro | x | x | x | x | x | x |
Difusores de ar com acabamento na cor prata | – | x | x | – | x | x |
Espelhos retrovisores externos de acionamento elétrico na cor do veículo e com repetidoras de seta integradas | x | x | x | x | x | x |
Espelhos retrovisores externos de acionamento elétrico na cor do veículo e repetidoras de seta integradas com rebatimento por controle no descansa-braço | – | – | x | – | – | x |
Grade dianteira com detalhes na cor do veículo, acabamento Total Black e detalhes cromados | – | – | x | – | – | x |
Grade dianteira com detalhes na cor preta, acabamento Total Black e detalhes cromados | – | – | – | – | – | – |
Grade inferior tipo colmeia | – | – | x | – | – | x |
Maçanetas externas na cor do veículo | x | x | x | x | x | x |
Maçanetas internas na cor prata | – | x | x | – | x | x |
Para-choques na cor do veículo | x | x | x | x | x | x |
Revestimento interno com partes revestidas de tecido preto, couro e material sintético preto | – | x | – | – | x | – |
Revestimento interno das portas e bancos parcialmente de couro | – | – | x | – | – | x |
Revestimento interno das portas em tecido | x | x | – | x | x | – |
Rodas de aço de 15″ | x | – | – | x | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 15″ com acabamento na cor cinza | – | x | – | – | x | – |
Rodas de liga de alumínio de 15?? com acabamento de dois tons (preto e prata) | – | – | x | – | – | x |
CONFORTO E COMODIDADE | ||||||
Abertura interna da portinhola do bocal de abastecimento de combustível | x | x | x | x | x | x |
Ajuste de altura do volante de direção | x | x | x | x | x | x |
Ajuste manual de altura do banco do motorista | x | x | x | x | x | x |
Alto-falantes (4) | x | – | – | x | – | – |
Alto-falantes (4) e tweeters (2) | – | x | x | – | x | x |
Antena curta (Short-Pole) | x | x | x | x | x | x |
Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente | x | – | – | x | – | – |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente | – | x | x | – | x | x |
Borboletas para troca de marchas no volante | – | x | x | – | x | x |
Chave com comandos integrados: abertura e travamento das portas e alarme | x | – | – | x | – | – |
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura e travamento das portas | – | x | x | – | x | x |
Computador de bordo com 12 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro totalizador e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, alcance, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição da marcha, luz de condução econômica | x | – | – | x | – | – |
Console central com dois porta–copos iluminados e porta-objetos com tampa | x | x | x | x | x | x |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | – | x | x | – | x | x |
Computador de bordo com visor multifunção (tela 4,2?? TFT de alta resolução) com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro totalizador e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, alcance, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição da marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo | – | x | x | – | x | x |
Descansa-braços traseiro com porta-copos | – | x | x | – | x | x |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | x | x | x | x | x | x |
Encostos do banco traseiro rebatíveis 60:40 | x | x | x | – | x | x |
Entrada 12 V no console central | x | x | x | x | x | x |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | – | – | x | – | – | x |
Faróis | Halógeno | Halógeno projetor | LED | Halógeno | Halógeno projetor | LED |
Faróis com acendimento automático e função “luz de acompanhamento” | – | – | x | – | – | x |
Fecho do porta-malas elétrico | x | x | x | x | x | x |
Indicador de condução econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos | x | x | x | x | x | x |
Lanterna traseira a LED | – | x | x | – | x | x |
Luz de leitura interna traseira | x | x | – | x | x | – |
Luzes de leitura individuais para motorista e passageiro dianteiro | x | x | x | x | x | x |
Luzes de rodagem diurna a LED | x | x | x | x | x | x |
Manta antirruído na face interna do capô | x | x | x | x | x | x |
Modos de condução Eco/Sport | x | x | x | x | x | x |
Para-sóis com espelho | x | x | x | x | x | x |
Para-sóis com espelho e iluminação | – | x | x | – | x | x |
Para-sol do motorista com porta-documentos | x | x | x | x | x | x |
Partida do motor por botão e com iluminação | – | x | x | – | x | x |
Porta-garrafas na lateral das 4 portas | x | x | x | x | x | x |
Porta–malas com iluminação totalmente revestido com ganchos para fixação da carga | x | x | x | x | x | x |
Porta-moedas no painel do motorista | x | x | x | x | x | x |
Porta-revistas e tablets no dorso dos encostos dxs bancos dianteiros | x | x | x | x | x | x |
Portas USB traseiras (2) para carregamento de bateria de telefone celular | x | x | x | x | x | x |
Quadro de instrumentos com tecnologia Optitron | x | x | x | x | x | x |
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tecnologia Harman, tela tátil de 7??, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphone e tablets por meio de espelhamento SDL1, Android Auto e Apple CarPlay | x | x | x | x | x | x |
Smart Entry: destravamento das portas por sensores nas chaves | – | x | x | – | x | x |
Teto solar elétrico | – | – | x | – | – | x |
Vidro do para-brisa antirruído | – | – | x | – | – | x |
Vidro elétrico um-toque subida/descida para o motorista | – | x | x | – | x | x |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros | x | x | x | x | x | x |
Vidros elétricos um-toque subida/descida | – | x | x | – | x | x |
Volante com controles de áudio e computador de bordo | x | x | x | x | x | x |