O Renault Duster 2023 na versão-topo chega com uma grande novidade: o novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1,3 flex, combinado com câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas. Com isso, o suve se torna ainda mais rápido e ágil, resultado dos maiores potência e torque: 162/170 cv entre 5.500 e 6.000 rpm e 27,5 m·kgf entre 1.600 e 3.750 rpm, este o maior do segmento.
Com a nova motorização, o Duster 2023 melhora substancialmente as retomadas (36% mas rápidas) e possibilita ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O suve com o motor turbo TCe 1.3 flex (de 1.332 cm³) acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 190 km/h.
O suve também traz, como novidades para a linha 2023, moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, isso nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração lançada em março de 2020, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes de rodagem diurna de LED em formato de “C”. O desenho que favorece a aerodinâmica e sua linha de cintura elevada também foram os destaques do utilitário esporte em sua segunda geração.
Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.
O Duster mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.
O veículo passa a ser oferecido em cinco versões: Zen manual, Zen CVT XTRONIC, Intense CVT XTRONIC, Iconic CVT XTRONIC — todas com o conhecido e eficiente motor 1.6 SCe — e a nova Iconic CVT XTRONIC, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.
O maior torque da categoria
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler AG, tendo como características um alto torque máximo em baixa rotação (1.600 rpm) e baixo consumo de combustível. O seja, grande agilidade
O eficiente motor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu na Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocarregador com válvula de alívio eletrônica e duplo comando de válvulas com variador de fase mediane atuadores elétricos, que garantem uma otimização do ciclo de funcionamento do motor, resultando em maior desempenho com consumo de combustível menor
O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, usado inclusive no suve Captur 2022, e que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse motor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR.
Entre as principais características do motor turbo TCe 1.3 flex estão:
Turbocarregador: trabalha com a pressão relativa máxima de 1,4 bar controlada com precisão pela válvulas de alívio de comando eletrônico, que proporciona o citado torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em elasticidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.
Cabeçote em formato delta: essa construção permite dimensões mais compactas, reduzindo massa, abaixando o centro de gravidade, e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escapamento integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbocarregador, otimizando a curva de torque.
Comando de válvulas: as duas árvores de comando de válvulas no cabeçote, acionadas por corrente, têm variação de fase contínua sob gerenciamento eletrônico na admissão e no escapamento, provendo melhor desempenho e menor consumo de combustível em qualquer rotação. Além disso, as alavancas-dedo de atuação das válvulas são roletadas para redução de atrito, desse modo absorvendo menos potência e resultando em redução do consumo de combustível.
Tratamento DLC (Diamond-Like Carbon): utilizando nanotecnologia desenvolvida nos motores de Fórmula 1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento de superfícies para reduzir atrito e, novamente, consumo de combustível.
Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento de superfície de polímero para redução de atrito nos mancais do virabrequim para aumento da durabilidade.
Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar, com projeto desenvolvido para o álcool (vazão, alvo e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, aprimorando a combustão, um dos fatores para superior potência e torque.
Cilindros com BSC (Bore Spray Coating, tratamento superficial por aspersão): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros que permite troca térmica mais eficiente entre estes e as camisa d’água, reduzindo atrito de pistões e anéis, além de um melhor controle da detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. Essa tecnologia é utilizada com sucesso na Aliança no carro esporte Nissan GT-R.
Sonda lambda proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando o melhor desempenho em qualquer situação e de maneira mais rápida.
O casamento de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.
O novo CVT XTRONIC proporciona a máxima comodidade, especialmente nos grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que realiza a troca de marchas no modo automático, sempre que o motorista demanda alta potência.
Mesmo o câmbio sendo do tipo continuamente variável, ele oferece a possibilidade de trocas manuais pela alavanca seletora deslocando-a para a esquerda, obtendo-se oito marchas. A opção traz vantagem em desempenho, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, bem como possibilitar dispor de freio-motor.
Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento deste câmbio foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja nenhum tranco.
Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas estão:
Faixa de atuação do lockup, ou bloqueio do conversor de torque, ampliada, reduzindo a patinagem nas arrancadas, com máxima transferência do torque do motor para as rodas motrizes dianteiras.
Bomba de óleo de dimensões reduzidas e menor volume de óleo. Com menos peso e atrito o consumo de combustível é menor.
Válvula de controle hidráulico de maior precisão, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.
Correia metálica de menor largura, ampliando o espectro das relações de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro.
Novo óleo de baixa viscosidade, reduzindo o atrito e o consumo de combustível.
Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o motor automaticamente nas paradas, como nos semáforos e em outras. Esta moderna estratégia, muito comum em carros topo de gama, proporciona uma economia de combustível no trânsito urbano de até 5%.
Para auxiliar ainda mais o motorista a economizar combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as conhecidas funções da marca Eco Scoring e Eco Monitoring.
Toda a tecnologia aplicada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem veicular do Inmetro. O consumo urbano é de 13,9/9,9 km/l (gasolina/álcool) e rodoviário, 16,1/11,7 km/l, mesma ordem. ¹
O motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase dos limites de emissões (Proconve 7), melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cv e do torque de 16,2 m·kgf. O moto traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados nos dutos do cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações.
Renovação completa
Em 2020, o suve passou por sua mudança mais profunda, com a sua nova geração, para dar continuidade à sua história de sucesso. Por fora, o veículo trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez, com um desenho mais aerodinâmico, graças ao para-brisa mais inclinado, e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia.
Mesmo com todas as mudanças, o suve manteve as suas características-chaves como a robustez, a versatilidade e o espaço interno, com o porta-malas de 475 litros, o maior da categoria. O suve também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela tátil de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
PREÇOS
Zen 1.6 SCe – R$ 99.990
Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC- R$ 108.090
Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC – R$ 115.190
Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC – R$ 122.090
Iconic turbo TCe 1.3 CVT – R$ 135.590
CORES
Branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré.
PÓS-VENDA
O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault:
Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.
Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.
O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles:
Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete
Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.
¹ Quarenta e cinco dias após a publicação desta matéria a Renault deu nova informação de consumo de combustível, que é 10,8/7,7 km/k na cidade e 11,5/8,4 km/l na estrada.
EQUIPAMENTOS RENAULT DUSTER 2023 | |||||
VERSÃO | Zen 1.6 SCe Manual | Zen 1.6 SCe CVT | Intense 1.6 SCe CVT | Iconic 1.6 SCe CVT | Iconic Turbo TCe 1.3 CVT |
? Assistente de partida em aclives | x | x | x | x | x |
Acionamento elétrico de vidros nas quatro portas | x | x | x | x | x |
Ajuste de altura do banco do motorista | x | x | x | x | x |
Alargadores de roda | – | – | – | x | x |
Alarme perimétrico | x | x | x | x | x |
Alerta de ponto cego | – | – | – | x | x |
Alto-falantes (4) | x | – | x | x | x |
Ar-condicionado | x | x | – | – | – |
Ar-condicionado automático | – | – | x | x | x |
Assistente em frenagens de emergência | x | x | x | x | x |
Banco traseiro rebatível bipartido | x | x | x | x | x |
Bancos com revestimento premium | – | – | – | x | x |
Barras de teto na cor preta | x | x | x | x | x |
Bolsas infláveis frontais (item obrigatório) | x | x | x | x | x |
Câmbio CVT XTRONIC | – | x | x | x | x |
Câmbio manual de 5 marchas | x | – | – | – | – |
Carcaça dos retrovisores ext. pretas | – | – | x | x | x |
Chave-canivete | x | – | x | x | x |
Chave-cartão mãos-livres | – | – | – | x | x |
Cinto de segurança de três pontos em todas as posições | x | x | x | x | x |
Controlador e limitador de velocidade | – | – | x | x | x |
Controle de estabilidade e tração | x | x | x | x | x |
Descansa-braço | – | – | – | x | x |
Desliga/liga motor nas paradas | x | x | x | x | x |
Direção eletroassistida | x | x | x | x | x |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | x | x | x | x | x |
Espelhos nos para-sóis | – | – | x | x | x |
Faróis com assinatura LED | x | x | x | x | x |
Faróis de neblina | – | – | x | x | x |
Freios com ABS (item obrigatório) | x | x | x | x | x |
Grade dianteira cromada | – | x | x | x | x |
Iluminação no porta-luvas | – | – | x | x | x |
Iluminação no porta-malas | – | – | x | x | x |
Luz de cortesia traseira | x | x | x | x | x |
Luzes de rodagem diurna de LED | x | x | x | x | x |
Maçanetas na cor da carroceria | – | – | x | x | x |
Motor turbo TCe 1.3 flex | – | – | – | – | x |
Partida do motor a distância | – | – | – | x | x |
Ponteira de escapamento cromada | – | – | x | x | x |
Rádio 2DIN | x | – | – | – | – |
Rodas de aço de 16″ | x | – | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 16″ | – | – | x | x | – |
Rodas de liga de alumínio de 17″ diamantadas | – | – | – | – | x |
Sensor crepuscular | – | – | x | x | x |
Sensor de estacionamento traseiro com câmera | – | – | x | x | x |
Sistema Multimídia Easy Link | – | – | x | x | x |
Sistema multiview com 4 câmeras | – | – | – | x | x |
Termômetro do ar externo | – | – | x | x | x |
Tomada 12 V traseira | x | x | x | x | x |
Travas elétricas das portas com fechamento automático | x | x | x | x | x |
Vidros elétricos um-toque | – | – | x | x | x |
Volante revestido de couro | – | – | x | x | x |
OPCIONAIS | |||||
Faróis de neblina | x | x | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 16″ | x | x | – | – | – |
Sistema Multimídia Easy Link | x | x | – | – | – |
GARANTIA | |||||
3 anos ou 100.000 km | x | x | x | x | x |
BS
Nota: Texto baseado no material de imprensa divulgado pela Renault