O Grupo Universal é desconhecido do mercado consumidor por suas principais atividades comerciais serem entre as oito empresas que compõem o grupo e seus 60 mil clientes (pontos de venda) espalhados pelo Brasil, em um modelo comercial B2B (empresa para empresa). São mais de 27 mil itens produzido para atender o mercado de reposição das linhas de veículos leves e pesados, além de exportar para mais de 20 países.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Entre as linhas de produto do grupo estão as recém-criadas UNI1000 – Divisão química; Electric Life – Lâmpadas; e as já conhecidas Univel – Metalúrgica; Universal – Ferragens; Uniflex – Borrachas de vedação, guarnição e mangueiras; Unick – tampas automobilísticas; Micro – máquinas de vidro e palhetas; Amortex – suspensão, direção, transmissão e amortecedores.
Visando dar maior visibilidade ao nome do grupo, em 2020 houve a aproximação com o esporte a motor através de patrocínio para a Copa Truck no caminhão do piloto Beto Monteiro. Na onda desse sucesso, em 2021 a empresa decidiu apoiar também a equipe Pole Motorsport na Stock Car com os pilotos Átila Abreu e Galid Osman. E ainda em 2021 foi dado apoio para a categoria monomarca Copa Hyundai HB20. Para 2022 o grupo seguirá com os contratos de patrocínio já estabelecidos e segundo o presidente do grupo, Andre Belfort, há estudos para apoiar outras modalidades esportivas, como futebol ou vôlei. Não poderia perder a oportunidade de lhe apresentar a revista Curva 3 e o apoio que temos dado ao automobilismo regional.
O autódromo de Interlagos foi escolhido para abrigar o 2º Motor Experience e proporcionar aos convidados, clientes e colaboradores do grupo uma experiência automobilística inesquecível, com carros de corrida das diversas categorias patrocinadas pelo grupo e seus pilotos para dar aquelas voltas rápidas. Havia também a exposição de diversos produtos do grupo, uma galeria de carros antigos, simuladores de carros de corrida e shows de música.
Ainda na linha de patrocínios individuais o grupo elegeu os veteranos pilotos Ingo Hoffman, Chico Serra e Paulo Gomes para representar a marca, dado o legado de títulos da Stock Car que esses três pilotos ostentam. Mais uma vez aproveitei a oportunidade para apresentar o nome do nosso editor-chefe e ex-piloto campeão da Divisão 3 e Grupo 1, Bob Sharp, para um patrocínio futuro.
O grupo emprega cerca de 800 colaboradores distribuídos entre a matriz na cidade de Osasco, SP, e os centros de distribuição em São Paulo e Goiás, totalizando mais de 50 mil m² de área construída. Vamos ficar atentos para não confundir e pensar que a igreja Universal passou a apoiar o automobilismo nacional.
GB