A versão se chama S 4xe e é importada da Itália. Seu preço público sugerido é R$ 349,990 em todo o país e de R$ 360.887 no Estado de São Paulo devido à maior alíquota do ICMS para carros novos, que passou de 12% para 13,3% em 15/01/2021 e para 14,5% no dia 1º de abril seguinte.
A propulsão térmica é nas rodas dianteiras, provida pelo conhecido motor GSE T270. O número corresponde ao seu torque máximo de 270 newtons··metro (27,5 m·kgf),. O 4-cilindros a gasolina turbo de 1.332 cm³ entrega 180 cv a 5.750 rpm e o mencionado torque, a 1.750 rpm.
A propulsão elétrica é por meio de motor trifásico de 60 cv e 25,5 m·kgf localizado transversalmente na traseira, alimentado por bateria de íons de lítio de 400 volts e 11,4 kW·h de capacidade. Se totalmente carregada permite rodar 44 quilômetros em modo elétrico, e pode levar o veículo a até 130 km/h.
A potência combinada, informada pela Jeep. é 240 cv, a soma das potências dos dois motores. O câmbio é automático epicíclico de seis marchas (Aisin). Mesmo pesando 1.908 kg (283 kg mais que o Compass S a combustão) , o Compass 4xe acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h, obviamente limitada (dados da fabricante).
Comum aos híbridos, consumo de combustível é um destaque do S 4xe — a Jeep orienta pronunciar “For/bai/i”, em inglês, em vez de “quatro/xis/e” — com consumo urbano de 25,4 km/l e rodoviário. 24,2 km/l, obtidos pela norma brasileira NBR 7024, a adotada pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O tanque de combustível é de apenas 36,5 litros, mas considerando o baixo consumo na cidade são 927 quilômetros de alcance, informa a Jeep. Na estrada, pelo mesmo cálculo, o alcance é de 883 quilômetros.
Naturalmente, a regeneração de energia dos híbridos (e elétricos a bateria), quando em dissipação natural de velocidade ao levantar o pé do acelerador, contribui e muito para o baixo consumo de energia seja ela qual for. Os ciclos padronizados de medição de consumo incluem essa dissipação de velocidade, no que, logicamente, a energia cinética, ou de movimento, é aproveitada acionar o motor de tração pelas rodas, e este, em função invertida, gerar a energia elétrica para recarregar a bateria.
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O motor T270 é acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que cumpre também a função de gerador. A localização desse motor não foi explicada, mas é certo que fique entre o motor e o câmbio. Esse conjunto provê tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para carregar a bateria. Esse conjunto compacto é conectado diretamente ao eixo traseiro.
A gestão eletrônica garante a tração nas quatro rodas sempre que necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor a combustão aciona motor-gerador para gerar energia elétrica que é enviada ao conjunto traseiro, o que assegura o máximo de desempenho e aderência em qualquer circunstância. A tração e predominantemente dianteira em uso normal e a atuação automática mais intensa da tração traseira ocorre quando mais potência é requerida e/ou quando as rodas dianteiras patinam.
Parte do espaço originalmente destinado originalmente ao cardã (inexistente nesse caso) é ocupado pela bateria de tração de alta tensão, que fica em parte sob o banco raseiro. Essa configuração permitiu manter o conforto a bordo do Compass. A bateria tem arrefecimento independente e possui inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, incluindo imersão na água.
Entre os principais equipamentos de série há uma ampla oferta de avançadas assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.
O Compass 4xe será oferecido na versão Série S, a mais completa da gama do modelo, que não dispõe de opcionais e não tem cobrança de cor do veículo. Ele está disponível em 40 concessionárias espalhadas pelas cinco regiões do Brasil, 20% do total.
Em relação a versão da qual se originou, o porta-malas perdeu 56 litros, é de 420 litros agora, e os freios receberam discos maiores, Os dianteiros passaram para 330 mm de diâmetro (eram de 305 mm na versão a combustão) e os traseiros, de 278 mm para 305 mm de diâmetro. Outra alteração, esta irrelevante, foi a distância livre do solo diminuir 1 mm, para 201 mm.
Há uma portinhola no para-lama traseiro esquerdo para a tomada de recarga Tipo 2, a mais comum, e que tem luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.
Modos de condução
O Compass 4xe híbrido de plugar oferece quatro modos distintos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção eletroassistida. No modo Auto, o carro faz todo o trabalho: ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar o melhor desempenho e eficiência. O modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o Compass 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso de pouca consistência..
O modo Sport é para quem quer aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4. Sua agilidade no fora-de-estrada é assegurada pela pronta resposta do motor elétrico que permite o envio de mais força às rodas traseiras mais rápido do que num veículo 4×4 convencional.
O conjunto híbrido plug-in também deu ao Novo Compass uma capacidade de reboque de até 600 kg (nas versões do Novo Compass com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel é de 400 kg). Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades exclusivas: Electric e e-Save, que se somam ao modo Hybrid padrão. Cada uma delas têm funções específicas:
– Electric: neste modo, o Compass 4xe irá utilizar somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões. Com essa configuração, como vimos, é possível rodar a até 130 km/h e percorrer 44 quilômetros, o suficiente para cumprir a rota diária urbana de muitas pessoas. O motor a combustão só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
– e-Save: essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor a combustão No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a gestão eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor a combustão para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto a combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80% de sua capacidade.
– Frenagem regenerativa inteligente: o sistema híbrido plug-in permite que o Compass 4xe aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao levantar o pé do acelerador e pisar no freio de forma suave, a gestão eletrônica usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios das rodas. Esse comportamento pode ser intensificado ao acionar o botão e-Coasting próximo ao sistema multimídia. Ao ser ativado, ele amplia a regeneração de energia em desacelerações, sempre que o acelerador é aliviado. O e-Coasting tem dois modos de funcionamento, suave e intenso. Este último aumenta ainda mais a transformação de energia cinética em elétrica nas desacelerações, permitindo até, em alguns casos, que seja possível dirigir o Compass 4xe sem pisar no freio. Caso o motorista freie de forma mais forte ou a frenagem autônoma de emergência identifique risco de colisão, os freios a disco nas quatro rodas são acionados normalmente.
Recarga
É possível repor a energia da bateria de duas maneiras. A primeira é usando o carregador doméstico portátil incluído no modelo e conectado a uma tomada de 110 V/220 V de três pinos — padrão brasileiro atual, a maldita “tomada Lula”. Assim, o Compass 4xe é recarregado entre 4 e 20 horas, de acordo com a tensão escolhida. O cliente também pode optar por um carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX, ambos homologados pela Jeep). O aparelho dispensa instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa em 1h40 minutos no modo mais rápido ou em nove horas no mais lento. Os clientes podem adquirir o Wallbox da Weg ou da EnelX diretamente nas concessionárias Jeep.
O carregamento pode ser programado para o horário em que a tarifa de energia elétrica for mais barata. Basta acionar o botão de recarga programada ao lado do conector do veículo para que a reposição de energia ocorra somente no horário programado, evitando gastos desnecessários. O agendamento da recarga pode ser feito pelo sistema multimídia ou por meio do smartphone no aplicativo conectado à plataforma Adventure Intelligence.
Essas soluções são completadas por uma parceria da Jeep com a Estapar. Todos os clientes do Compass 4xe híbrido de plugar terão recarga gratuita em diversas Ecovagas da empresa de estacionamentos em todo o país, pagando apenas o valor do uso do estacionamento, sem custo adicional de recarga. Novos pontos de carregamento estarão disponíveis em breve com benefícios especiais aos clientes Jeep em áreas de maior frequência, como regiões com muitos restaurantes, rodovias, condomínios e centros empresariais.
Tecnologia e segurança a bordo
O novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in chega ao mercado com uma ampla oferta de equipamentos de conforto e segurança, muitos deles exclusivos. A versão S reúne os itens mais desejados pelo cliente e não terá opcionais. Entre os destaques, traz teto solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semiautônomo, sistemas avançados de assistência ao motorista como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas. Para completar, vem ainda com sete bolsas infláveis.
O pacote avança com o sistema de visão 360 graus exclusivo do Compass 4xe: usando câmeras posicionadas sob os retrovisores, na grade do radiador e na tampa do porta-malas, o motorista pode ter uma visão panorâmica ao redor do carro. Além de facilitar manobras, o recurso é extremamente útil no off-road, permitindo a visualização de obstáculos mesmo em trilhas fechadas e inclinadas. Quem é fã de música de qualidade ainda poderá aproveitar o sistema de som premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 watts de potência.
A segunda fileira de bancos conta com uma saída de ar climatizado exclusiva no final do console central, dois conectores USB (sendo um do tipo C) e bancos tripartidos, ampliando a versatilidade para quem precisa transportar os mais diferentes volumes no porta-malas e cabine. A central multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas tem integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o Compass 4xe traz quatro conectores USB, incluindo dois do tipo C, para recarga de smartphones. Os que estão localizados no painel possuem ainda ligação com a central multimídia.
Graças à conexão via internet integrada ao veículo, o motorista pode consultar o alcance, checar detalhes do consumo, programar e ver o tempo de recarga e até ativar o ar-condicionado a distância a partir de um smartphone ou usando a assistente virtual Alexa. Vale ressaltar que o primeiro 4xe da Jeep no Brasil vem com Alexa in Vehicle, assim como o sofisticado Jeep Commander. A plataforma conectada Adventure Intelligence recebeu ainda mais recursos especialmente voltados à eletrificação:
– Recarregue agora: permite iniciar automaticamente a recarga se o seu veículo já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em único botão (smartphone, smartwatch ou central multimídia)
– Programação de recarga: permite definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência.
– Programação de climatização: é possível definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência.
– Telas do veículo híbrido: o cliente pode obter o melhor controle do seu veículo com informações como preferências de recarga (manutenção de carga da bateria ou recarga através do motor a combustão), cronograma de recarga (planejamento do cronograma de recarga no período mais conveniente), fluxo de energia (mede o uso/saída atual de energia para o motor, bateria e clima em quilowatts) e histórico de condução (geração de relatório diário em quilômetros rodados do modo de condução elétrico x modo de condução híbrido).
– Configurações de nível de recarga (apenas na central multimídia): permite escolher entre cinco diferentes níveis de recarga relacionadas a cinco distintos tipos de correntes e, assim, cinco potências de cargas associadas. Vale dizer ainda que o Compass Série S 4xe também vem com Cart, a plataforma de e-commerce da Stellantis. Além da parceria com Conectcar, que traz para os clientes Jeep 12 meses de isenção de mensalidade ao ativarem o adesivo instalado no para-brisas, um diferenciador no caso dos modelos Jeep 4xe é a funcionalidade de “encontrar carregadores” dentro da busca por pontos de interesse (POI). Com isso, é possível buscar — pela central multimídia — os postos de recarga nas proximidades, baseado na localização do veículo. Se disponível, é possível verificar informações sobre a estação, tempo necessário para a recarga, nível de bateria alcançado e horário de funcionamento. Além disso, o cliente pode traçar uma rota até a estação.
Revisões, condições especiais do Jeep Bank e preços
As revisões do Compass 4xe devem ser realizadas a cada 15 mil km. Os valores são de R$ 652 para a primeira (15 mil km), R$ 1.056 para a segunda (30 mil km), R$ 652 para a terceira (45 mil km), R$ 1.982 para a quarta (60 mil km) e R$ 890 para a quinta (75 mil km). Vale dizer que os preços são muito competitivos em relação aos planos de revisões do mercado nesse segmento. O primeiro Jeep 4xe do Brasil tem ainda condições especiais para compras realizadas junto ao Jeep Bank no lançamento (válidas até dia 30 de abril). Os clientes podem optar pelo plano linear com condições diferenciadas a partir de 30% de entrada e carência até 180 dias para o pagamento da primeira parcela do financiamento ou pelo plano sazonal em 36 meses com 50% de entrada e 6 pagamentos semestrais. Além disso, há taxas competitivas para os planos lineares (de 1,27% a 1,49% de acordo com o percentual de entrada e o número de parcelas) e taxas especiais para o Next Jeep, plano de financiamento com recompra garantida e benefícios da marca, que variam de 1,29% à 1,49% (também dependendo do percentual de entrada e do número de parcelas).
Conclusão
A marca Jeep sempre foi bem aceita e gozou de alto prestígio no Brasil, e se fortificou desde que a Fiat e a Chrysler fundiram-se em 2013 e a marca Jeep veio junto, bom exemplo de visão de futuro de Sergio Marchionne, da Fiat (falecido em 2018) e que se tornou presidente executivo da então Fiat Chrysler Automobiles. (FCA). A boa sorte da marca da grade de sete fendas verticais reforçou-se quando o produto passou a ser fabricado aqui, em Goiana, PE em 2015 e se fortaleceu mais com a fusão FCA-Peugeot Citroën em janeiro de 2021, formando a Stellantis, capitaneada pelo competente presidente executivo Carlos Tavares Essa incursão da Jeep no Brasil no campo dos veículos híbridos está mesmo fadada ao sucesso.
BS
FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS SERIE S 1,3-L 4XE | |
ORIGEM | Itália |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Designação do motor | GSE T270 |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, controle das válvulas de admissão eletro-hidráulico MultiAir, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro e curso (mm) | 70 x 86,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 180/5.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 27,5/1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Comprimento da biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,289 |
MOTOR ELÉTRICO | |
Tipo | Traseiro, transversal, ímãs permanentes internos, corrente alternada |
Potência e torque (cv/m·kgf) | 60 / 25,5 |
POTÊNCIA TOTAL COMBINADA (cv) | 240 |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tensão (V) | 400 |
Capacidade (kW·h) | 11,4 |
Localização | Parte do assoalho e sob a região do banco traseiro |
RECARGA | |
Conector | Tipo 2 |
0-100%, (Wallbox 7,4 kW, horas) | Até 1h40min |
0-100% (tomada 220 V, horas) | Até 5 |
CÂMBIO | |
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático epicíclico, 6 marchas e uma à ré, conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,547; 4ª 4,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 3,185 |
Relação de diferencial (:1) | 3,683 |
TRAÇÃO | 4×4, dianteira pelo motor a combustão, traseira pelo motor elétrico |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, McPherson, dois braços transversais e um longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 330 |
Traseiros( Ø mm) | Disco / 305 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7,5Jx19 |
Pneus | 235/45R19 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, subchassis dianteiro e traseiro, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.404 |
Largura sem/com espelhos | 1.819/n.d. |
Altura | 1.645 |
Distância entre eixos | 2.636 |
Bitola dianteira/traseira | 1.550/1.545 |
Distância mínima do solo (mm) | 201 |
DADOS OFF-ROAD | |
Entrada/saída/transposição de rampa (º) | 20/28/16 |
Profundidade de val (mm) | 406 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.908 |
Carga útil (kg) | 400 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 36,5 |
Porta-malas (L) | 420 |
DESEMPENHO E ALCANCE | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 206 |
Alcance, motor elétrico (km) | 44 |
Alcance, motor a combustão (cidade, km) | 927 |
Alcance, motor a combustão (estrada, km) | 883 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 25,4 |
Estrada (km/l) | 24,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª (km/h) | 51,3 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.330 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.000 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo do motor a combustão (km/tempo) | 15.000/1 ano |
GARANTIA (ANOS) | |
Veículo | 3 |
Bateria de tração e sistema elétrico híbrido | 5 |