A Volkswagen inaugurou ontem (24/11) seu espaço dedicado a carros 0-km do seu Acervo e o AE esteve lá. É imponente e está situado na Ala 5 da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, ocupando em área de 1.430 m². Lá encontram-se 36 veículos, tanto conhecidos quanto inéditos.
A formação do Acervo começou há mais de 20 anos de maneira oficiosa pela engenharia do produto, mas com apoio de diversas áreas da fábrica. Tanto que o Acervo nem centro de custo tinha, em teoria ele não existia. Os veículos eram guardados em galpões com acesso restrito, longe da vista até de funcionários, até que a fabricante decidiu mostrá-los publicamente, mas não de maneira sistemática.
A Garagem Volkswagen foi inaugurada em 28 de novembro de 2019 num evento reservado para a imprensa e devidamente registrado por Alexander Gromow na sua coluna de 2/12/2020, “Volkswagen abre o “Baú do tesouro”. e o AE esteve lá;“. Foram exibidos 22 veículos de um total de 90 (atualmente são mais de 100) e a ocasião comemorava 60 anos de inauguração da primeira fábrica da VW no Brasil, em 18 de dezembro de 1959.
Agora é a vez da Garagem Volkswagen , denominada Parte II, na mesma Ala 5, porém com espaço maior e mais moderno, quando se aproxima a comemoração de 70 anos da constituição da Volkswagen do Brasil, ocorrida em 23 de março de 1953.
Ver todos aqueles carros que a maioria de nós conheceu, zero-km ou restaurados na fábrica, é um deleite até para quem é indiferente ao automóvel. A ideia é antiga, anterior mesmo à Garagem – Parte I, mas a VW planeja torná-la unidade de negócios de modo, permitir acesso do público à Garagem, conforme conversei com o entusiasmado engenheiro André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento de Produto e “dono” da Garagem. “Os modelos da Garagem VW – Parte II carregam histórias únicas: alguns fizeram parte da frota de testes do time de Engenharia da VW, outros estão desde zero-quilômetro no Acervo e ainda tivemos unidades compradas de colecionadores para compor a história completa da marca no país.,” completou.
Organização do espaço
Os veículos expostos foram separado por temas:
- Clássicos da Anchieta: reúne os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor arrefecido a ar, produzidos entre as décadas de 1950 e 1980. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP1
- Kombi: o grande utilitário mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.
- Autolatina: a época da associação VW-Ford sob a égide da Autolatina é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer — este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990.
- Compactos Premium: conceito inovador trouxe no início dos anos 2000 veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto 100% brasileiro, o Fox, com a última unidade fabricada na fábrica de São José dos Pinhais, PR
- Esportividade: um traço importante do DNA Volkswagen também marcou presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho, versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje, o Santana EX 1991, a unidade mais apimentada que tivemos do sedã, e o Golf GTI 2018, o último que tivemos aqui no Brasil, na cor vermelha.
Concluindo os modelos exibidos na Garagem VW – Parte II, a novidade e o último a se juntar ao acervo, o Gol Last Edition milésima unidade de 1000, reverencia e comemora a despedida de um ícone automobilístico brasileiro. Junto a ele, foi criado um espaço temático com todas as gerações lançadas, além dos derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro) que também marcaram época.
Garagem VW – Parte I
A primeira Garagem VW, om 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para serem apresentadas durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.
Além disso, versões únicas construídas para comemorações e eventos da marca, como a Kombi Serie Prata de 2005 e Serie Ouro de 2007, o Gol Vintage, que comemorou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de resistência na sua categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o utilitário VEMP que nunca chegaram às ruas.
Conheça, no detalhe, cada uma das unidades expostas nas Garagem VW – Parte I e II e suas histórias:
– Apollo
– Brasília
– BY
– Fox
– Fusca
– Gol
– Golf
– Kombi
– Logus
– Parati
– Passat
– Pointer
– Polo
– Santana
– Saveiro
– SP
– up!
– VEMP
– Voyage
– 1600
– 1600 TL
BS