No segundo semestre de 2022 a Caoa Chery fez atualização em seu portfólio de modo a obter melhor resultado de consumo de combustível em seus veículos, e o sedã médio Arrizo 6 passou a ser importado da China com sistema híbrido leve de 48 volts. No lançamento em outubro de 2021, atendido por Wagner Gonzalez (que é também publisher e editor da revista Curva 3), a Caoa Chery ainda anunciava a montagem do veículo na fábrica de Jacareí, SP, mas num evento da marca, em novembro último, veio a confirmação da importação direta. Para reforçar a imagem da tecnologia híbrida, o sedã foi batizado de Arrizo 6 PRO Hybrid.
Motor e câmbio
A principal alteração está na introdução de um motor/gerador elétrico no lugar do tradicional alternador, chamado de BSC (Belt Starter Generator – Gerador e motor de partida por correia), conectado ao motor por correia poli-V. A energia gerada por esse sistema é armazenada numa bateria de íons de lírio 48 volts, energia essa que é utilizada para alimentar o motor/gerador em função de motor. Quando isso acontece, este agora, nessa função de motor, produz 10 cv e 4,1 m·kgf, e, pela correia poli-V os transmite ao virabrequim do motor a combustão.
Como este desenvolve 147/150 cv a 5.500 rpm e 21,4 m·kgf a 1.750 rpm, mediante a ajuda do motor elétrico o resultado final é 157/160 cv e 25,5 m·kgf. Esta atuação auxiliar, totalmente automática, é administrada pelo gerenciamento eletrônico do motor e ocorre não só em situações de alta demanda de potência pelo motorista, como acelerações vigorosas e retomadas de velocidade, caso das ultrapassagens, como também em utilização normal e estabilizada, contribuindo para aumentar a eficiência energética do veículo.
Sistema motor/gerador montado na posição tradicional do alternadorSegundo a fabricante, o consumo de combustível tem ganho de até 13% e redução das emissões de CO2, em até 14%. Em uso urbano essa economia de combustível pode chegar até a 25%. Nas frenagens o sistema recupera parte da energia que seria dissipada em calor pelos freios, dessa maneira aliviando o motor a combustão do trabalho de acionar o gerador, contribuindo eficazmente para eficiência energética do modelo.
O motor flex 1,5-L turbocarregado, de quatro cilindros em linha, tem bloco e cabeçote de alumínio com 16 válvulas atuadas por dois comandos de válvulas acionados por corrente, com variador de fase no de admissão.
O câmbio automático CVT de 9 marchas é responsável por dar maior suavidade na condução do veículo, e as trocas de marchas são bem suaves e às vezes imperceptíveis. A utilização de conversor de torque é bem-vinda e a melhor opção, diferente de outros produtos oriundos da China que utilizam embreagem com câmbio CVT.
A calibração do motor para nossa gasolina com alta porcentagem de álcool e álcool utilizado isoladamente foi feita pelos engenheiros brasileiros, como já havia sido feita para a versão anterior, o que de saída já é uma boa garantia,. Desta vez, porém, a integração do sistema híbrido leve com o motor a combustão deixou alguns pontos que ainda podem ser melhorados. A dirigibilidade em situações de tráfego lento, entre 20-30 km/h, fica muito delicada e se nota o funcionamento do sistema híbrido. O acionamento do pedal do acelerador fica mais sensível, causando entrada brusca de aceleração e corte repentino ao levantar o pé. Essa é uma característica que pode passar despercebida pela maioria dos usuários, mas a partir do momento que é percebida certamente será incõmoda.
Em uma semana de uso misto com predominância para uso urbano, exceto nos trajetos São Paulo–Campinas-São Paulo, foram rodados 638 km e o consumo médio acumulado no período foi de 12,0 km/l de gasolina. A homologação junto ao Inmetro indica 11/7,6 km/l na cidade e 12,9/9,6 km/l no uso rodoviário.
Aparência e conteúdo
As modificações visuais e de equipamentos da nova versão importada são bem sutis e se restringem a uma nova identidade visual da versão eletrificada. Na dianteira, uma nova grade, e na traseira as lanternas passam a ter luz de seta dinâmica.
Os retrovisores também passaram por atualizações. O interno agora é eletrocrômico, que controla automaticamente a intensidade da luz refletida pelos veículos, evitando precisar acionar a pequena alavanca nos caso do tradicional espelho prismático, E os externos ganharam desembaçador. No interior, o volante conta com ajuste de altura e distância, carregador de bateria de celular por indução, comando de voz e luz de cortesia traseira.
As linhas básicas do veículo estão inalteradas, exceto pelas diferenças acima citadas, novas plaquetas PRO e Hybrid na tampa do porta-malas, e um emblema ‘Hybrid’ adicional nos para-lamas dianteiros para identificar a nova versão.
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Dinâmica modificada
O comportamento dinâmico e ajuste da suspensão do Arrizo 6 foi um dos itens que me agradaram na outra avaliação que fiz com esse modelo, porém esta versão importada chega com nova calibração dos amortecedores. Aparentemente os engenheiros buscaram maior controle da movimentação da suspensão, o que trouxe bom resultado ao trafegar em piso liso e ondulado, típico de nossas rodovias.
Porém, ao transitar sobre pisos com remendos ou mesmo em paralelepípedos nota-se a menor capacidade de absorção de impactos, que pode ser causada pela calibração dos amortecedores, ou até pela especificação dos pneus. É mais um detalhe que os engenheiros da Caoa Chery poderiam solucionar facilmente, visto que o conjunto de suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira com eixo de torção não foi alterado nessa nova versão híbrida.
O sistema de direção possui assistência elétrica e tem calibração de esforço adequada para o tipo de utilização do veículo, assim como boa progressão de esforço indexado à velocidade. A empunhadura do volante é agradável e o diâmetro de giro não foi divulgado pelo fabricante, mas certamente está na casa dos 10,5 metros, o que é notado pela facilidade de manobra.
Os freios as disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, e acionamento eletromecânico do freio de estacionamento formam um conjunto que agrada a todos que buscam um carro nesse nível e preço. A modulação do pedal de freio é bem responsiva e leve, evitando o incômodo de pedal pesado. Nesta semana de utilização, com muita chuva, os freios foram pouco exigidos.
Conclusão
O pacote de itens tecnológicos, auxílio ao motorista e acabamento interno que são oferecidos no Arrizo 6 Pro é equivalente aos seus principais competidores no segmento de sedãs médios, credenciando-o a não fazer feio quando comparado a marcas e modelos mais tradicionais como: Toyota Corolla, Chevrolet Cruze ou VW Jetta.
A queixa de itens faltantes que levantei no primeiro contato que tive com o modelo em 2020 foram muito bem equacionadas pelo pessoal técnico e melhoraram sua competitividade. Os detalhes de acabamento interno e formas construtivas demonstram grande preocupação com a percepção de qualidade pelo comprador.
O site da marca indica o preço de R$ 159.990 para a versão única e a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem para todo o veículo, com 5 anos para motor e câmbio.
GB
FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 6 PRO 2022 | |
MOTOR | |
Designação | SQRE4T15B |
Tipo | 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocarregador com interresfriador, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 80,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 147/150/5.500 |
Potência específica (cv/L, G/A) | 98,1/100,1 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 21,4/1.750 |
Torque específico (m·kgf/L, G/A) | 14,3 m·kgf/L |
Comprimento da biela (mm) | 136 |
Relação r/l | 0,295 |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | WLY |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745 |
Relação do diferencial (:1) | 5,409 |
Espectro (:1) | 7,078 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 |
Relação do conversor de torque (:1) | 1,9 |
Bloqueio do conversor de torque | Após 3 segundos |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado (n.d.) |
Traseiro (Ø mm) | Disco (n.d.) |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5J x 17 |
Pneus | 205/50R17W |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M |
Marca dos pneus | Michelin Primacy 4 nacional |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,28 |
Área frontal calculada (m²) | 2,166 |
Área frontal corrigida (m²( | 0,606 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.364 |
Carga útil | 397 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.675 |
Largura sem espelhos | 1.814 |
Altura | 1.493 |
Distância entre eixos | 2.650 |
Distância mín. do solo (vazio/carregado) | 148/123 |
ÂNGULOS DE RODAGEM (º) | |
Entrada / saída | 14,8 / 20,1 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 570 |
Tanque de combustível | 48 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 205 (est) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,1 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade (G/A) | 11/7,6 |
Estrada (G/A) | 12,9/9,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na relação mais longa (km/h) | 56,7 |
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) | 2.120 |
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) | 5.000 (est). |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (tempo/km) | 1 ano ou 10.000 |
Revisões (km) | 10.000 |
Troca do óleo do câmbio | Única com 40.000 km, inclusive filtro |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 3 |
Motor e câmbio (anos) | 5 |
EQUIPAMENTOS DO ARRIZO 6 PRO 2022 |
EXTERIOR |
Espelhos com repetidoras de setas e com ajuste e rebatimento elétricos |
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho |
Faróis com lanterna em LED |
Lanternas traseiras e luz de freio em LED |
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED |
Luz traseira de neblina em LED |
Moldura cromada nos vidros laterais |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo |
Rodas em liga de alumínio de 17 pol |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alças de teto (3) |
Aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Freio a disco nas 4 rodas |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Indicador de portas abertas/mal fechadas |
Indicador de pressão e temperatura dos pneus |
Monitoramento de ponto cego |
CONFORTO |
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto |
Acabamento premium |
Acendimento automático dos faróis |
Ar-condicionado automático |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos |
Banco traseiro com encosto rebatível |
Câmera traseira |
Câmeras de visão 360 graus |
Comando de áudio no volante |
Comando de climatização a distância |
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras) |
Para-sol do passageiro com espelho |
Porta-objetos nas quatro portas |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Revestimento dos bancos em tecido |
Saída de climatização para o banco traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Teto solar elétrico |
Tomada 12 V |
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto |
Volante com regulagem de altura e distância |
Volante revestido de couro |
TECNOLOGIA |
Bluetooth |
Computador de bordo com tela LCD com tela de 10,25 pol. em cores |
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave |
Espelho interno prismático |
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento |
Modos de condução Sport e Eco |
Multimídia de 10,25 pol. com espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, controle de climatização e configurações do veículo, 6 alto-falantes, comando de voz |
Partida do motor por botão com chave presencial |
Portas USB (duas dianteiras e uma traseira) |