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Home Avaliações

ARRIZO 6 PRO HYBRID, NO USO

identicon por Gerson Borini
07/01/2023
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





No segundo semestre de 2022 a Caoa Chery fez atualização em seu portfólio de modo a obter melhor resultado de consumo de combustível em seus veículos, e o sedã médio Arrizo 6 passou a ser importado da China com sistema híbrido leve de 48 volts. No lançamento em outubro de 2021, atendido por Wagner Gonzalez (que é também publisher e editor da revista Curva 3), a Caoa Chery ainda anunciava a montagem do veículo na fábrica de Jacareí, SP, mas num evento da marca, em novembro último, veio a confirmação da importação direta. Para reforçar a imagem da tecnologia híbrida, o sedã foi batizado de Arrizo 6 PRO Hybrid.

Linha geral do carro é bonita e vinco ao longo da carroceria passa sensação de movimento

Motor e câmbio

A principal alteração está na introdução de um motor/gerador elétrico no lugar do tradicional alternador, chamado de BSC (Belt Starter Generator – Gerador e motor de partida por correia), conectado ao motor por correia poli-V. A energia gerada por esse sistema é armazenada numa bateria de íons de lírio 48 volts, energia essa que é utilizada para alimentar o motor/gerador em função de motor. Quando isso acontece, este agora, nessa função de motor, produz 10 cv e 4,1 m·kgf, e, pela correia poli-V os transmite ao virabrequim do motor a combustão.

Como este desenvolve 147/150 cv a 5.500 rpm e 21,4 m·kgf a 1.750 rpm, mediante a ajuda do motor elétrico o resultado final é 157/160 cv e 25,5 m·kgf.  Esta atuação auxiliar, totalmente automática, é administrada pelo gerenciamento eletrônico do motor e ocorre não só em situações de alta demanda de potência pelo motorista, como acelerações vigorosas e retomadas de velocidade, caso das ultrapassagens, como também em utilização normal e estabilizada, contribuindo para aumentar a eficiência energética do veículo.

Sistema motor/gerador montado na posição tradicional do alternadorSegundo a fabricante, o consumo de combustível tem ganho de até 13% e redução das emissões de CO2, em até 14%. Em uso urbano essa economia de combustível pode chegar até a 25%. Nas frenagens o sistema recupera parte da energia que seria dissipada em calor pelos freios, dessa maneira aliviando o motor a combustão do trabalho de acionar o gerador, contribuindo eficazmente para eficiência energética do modelo.

Capa plástica do motor tem revestimento interno e colabora para o bom nível de ruído a bordo

O motor flex 1,5-L turbocarregado, de quatro cilindros em linha, tem bloco e cabeçote de alumínio com 16 válvulas atuadas por dois comandos de válvulas acionados por corrente, com variador de fase no de admissão.

O câmbio automático CVT de 9 marchas é responsável por dar maior suavidade na condução do veículo, e as trocas de marchas são bem suaves e às vezes imperceptíveis. A utilização de conversor de torque é bem-vinda e a melhor opção, diferente de outros produtos oriundos da China que utilizam embreagem com câmbio CVT.

Alavanca de câmbio do tipo joystick com possibilidade de trocas de marcha em modo manual; dois modos de condução podem ser selecionados, Sport ou Eco

A calibração do motor para nossa gasolina com alta porcentagem de álcool e álcool utilizado isoladamente foi feita pelos engenheiros brasileiros, como já havia sido feita para a versão anterior, o que de saída já é uma boa garantia,. Desta vez, porém, a integração do sistema híbrido leve com o motor a combustão deixou alguns pontos que ainda podem ser melhorados. A dirigibilidade em situações de tráfego lento, entre 20-30 km/h, fica muito delicada e se nota o funcionamento do sistema híbrido. O acionamento do pedal do acelerador fica mais sensível, causando entrada brusca de aceleração e corte repentino ao levantar o pé. Essa é uma característica que pode passar despercebida pela maioria dos usuários, mas a partir do momento que é percebida certamente será incõmoda.

Em uma semana de uso misto com predominância para uso urbano, exceto nos trajetos São Paulo–Campinas-São Paulo, foram rodados 638 km e o consumo médio acumulado no período foi de 12,0 km/l de gasolina. A homologação junto ao Inmetro indica 11/7,6 km/l na cidade e 12,9/9,6 km/l no uso rodoviário.

Alterações no desenho da grade frontal e incorporação do logotipo Hybrid nos para-lamas dianteiros

Aparência e conteúdo

As modificações visuais e de equipamentos da nova versão importada são bem sutis e se restringem a uma nova identidade visual da versão eletrificada. Na dianteira, uma nova grade, e na traseira as lanternas passam a ter luz de seta dinâmica.

Iluminação em LED e nova grade frontal

Os retrovisores também passaram por atualizações. O interno agora é eletrocrômico, que controla automaticamente a intensidade da luz refletida pelos veículos, evitando precisar acionar a pequena alavanca nos caso do tradicional espelho  prismático, E os externos ganharam desembaçador. No interior, o volante conta com ajuste de altura e distância, carregador de bateria de celular por indução, comando de voz e luz de cortesia traseira.

Linhas do interior são bem harmoniosas e têm desenho integrado aos equipamentos

As linhas básicas do veículo estão inalteradas, exceto pelas diferenças acima citadas, novas plaquetas PRO e Hybrid na tampa do porta-malas, e um emblema ‘Hybrid’ adicional nos para-lamas dianteiros para identificar a nova versão.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Dinâmica modificada

O comportamento dinâmico e ajuste da suspensão do Arrizo 6 foi um dos itens que me agradaram na outra avaliação que fiz com esse modelo, porém esta versão importada chega com nova calibração dos amortecedores. Aparentemente os engenheiros buscaram maior controle da movimentação da suspensão, o que trouxe bom resultado ao trafegar em piso liso e ondulado, típico de nossas rodovias.

Porém, ao transitar sobre pisos com remendos ou mesmo em paralelepípedos nota-se a menor capacidade de absorção de impactos, que pode ser causada pela calibração dos amortecedores, ou até pela especificação dos pneus. É mais um detalhe que os engenheiros da Caoa Chery poderiam solucionar facilmente, visto que o conjunto de suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira com eixo de torção não foi alterado nessa nova versão híbrida.

Silhueta é moderna e com boas proporções dimensionais

O sistema de direção possui assistência elétrica e tem calibração de esforço adequada para o tipo de utilização do veículo, assim como boa progressão de esforço indexado à velocidade. A empunhadura do volante é agradável e o diâmetro de giro não foi divulgado pelo fabricante, mas certamente está na casa dos 10,5 metros, o que é notado pela facilidade de manobra.

Boa visibilidade do quadro de instrumentos em tela digital

Os freios as disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, e acionamento eletromecânico do freio de estacionamento formam um conjunto que agrada a todos que buscam um carro nesse nível e preço. A modulação do pedal de freio é bem responsiva e leve, evitando o incômodo de pedal pesado. Nesta semana de utilização, com muita chuva, os freios foram pouco exigidos.

Conclusão

O pacote de itens tecnológicos, auxílio ao motorista e acabamento interno que são oferecidos no Arrizo 6 Pro é equivalente aos seus principais competidores no segmento de sedãs médios, credenciando-o a não fazer feio quando comparado a marcas e modelos mais tradicionais como: Toyota Corolla, Chevrolet Cruze ou VW Jetta.

Um carro comparável a outras marcas mais tradicionais do mercado

A queixa de itens faltantes que levantei no primeiro contato que tive com o modelo em 2020 foram muito bem equacionadas pelo pessoal técnico e melhoraram sua competitividade. Os detalhes de acabamento interno e formas construtivas demonstram grande preocupação com a percepção de qualidade pelo comprador.

O site da marca indica o preço de R$ 159.990 para a versão única e a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem para todo o veículo, com 5 anos para motor e câmbio.

GB

FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 6 PRO 2022
MOTOR
Designação SQRE4T15B
Tipo 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocarregador com interresfriador, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77 x 80,5
Cilindrada (cm³) 1.499
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência (cv/rpm, G/A) 147/150/5.500
Potência específica (cv/L, G/A) 98,1/100,1
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 21,4/1.750
Torque específico (m·kgf/L, G/A) 14,3 m·kgf/L
Comprimento da biela (mm) 136
Relação r/l 0,295
Ignição Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
TRANSMISSÃO
Câmbio WLY
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745
Relação do diferencial (:1) 5,409
Espectro (:1) 7,078
Estol do conversor de torque (rpm) 2.200
Relação do conversor de torque (:1) 1,9
Bloqueio do conversor de torque Após 3 segundos
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de  controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
De serviço Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado (n.d.)
Traseiro (Ø mm) Disco (n.d.)
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6,5J x 17
Pneus 205/50R17W
Estepe Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M
Marca dos pneus Michelin Primacy 4 nacional
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,28
Área frontal calculada (m²) 2,166
Área frontal corrigida (m²( 0,606
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.364
Carga útil 397
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.675
Largura sem espelhos 1.814
Altura 1.493
Distância entre eixos 2.650
Distância mín. do solo (vazio/carregado) 148/123
ÂNGULOS DE RODAGEM (º)
Entrada / saída 14,8 / 20,1
 CAPACIDADES (L)
Porta-malas 570
Tanque de combustível 48
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 205 (est)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,1
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade (G/A) 11/7,6
Estrada (G/A) 12,9/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na relação mais longa (km/h) 56,7
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) 2.120
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) 5.000 (est).
MANUTENÇÃO
Troca do óleo do motor (tempo/km) 1 ano ou 10.000
Revisões (km) 10.000
Troca do óleo do  câmbio Única com 40.000 km, inclusive filtro
GARANTIA
Veículo todo (anos) 3
Motor e câmbio  (anos) 5
EQUIPAMENTOS DO ARRIZO 6 PRO 2022
EXTERIOR
Espelhos com repetidoras de setas e com ajuste e rebatimento elétricos
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho
Faróis com lanterna em LED
Lanternas traseiras e luz de freio em LED
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED
Luz traseira de neblina em LED
Moldura cromada nos vidros laterais
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo
Rodas em liga de alumínio de 17 pol
SEGURANÇA
Alarme
Alças de teto (3)
Aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Freio a disco nas 4 rodas
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Indicador de portas abertas/mal fechadas
Indicador de pressão e temperatura dos pneus
Monitoramento de ponto cego
CONFORTO
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto
Acabamento premium
Acendimento automático dos faróis
Ar-condicionado automático
Assistente de partida em aclives
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Banco traseiro com encosto rebatível
Câmera traseira
Câmeras de visão 360 graus
Comando de áudio no volante
Comando de climatização a distância
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras)
Para-sol do passageiro com espelho
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Revestimento dos bancos em tecido
Saída de climatização para o banco traseiro
Sensor de estacionamento traseiro
Teto solar elétrico
Tomada 12 V
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto
Volante com regulagem de altura e distância
Volante revestido de couro
TECNOLOGIA
Bluetooth
Computador de bordo com tela LCD com tela  de 10,25 pol. em cores
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave
Espelho interno prismático
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento
Modos de condução Sport e Eco
Multimídia de 10,25 pol. com espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, controle de climatização e configurações do veículo, 6 alto-falantes, comando de voz
Partida do motor por botão com chave presencial
Portas USB (duas dianteiras e uma traseira)






Tags: Arrizo 6 ProArrizo 6 PRO HybridCaoa Cherycarro hibridocarro híbrido leveGBGerson Borini
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Foto: Revista Autoesporte

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