A Ford inicia este mês a venda do Transit Automático, o primeiro van (chamado de minibus) e furgão com câmbio automático do Brasil, opção pioneira no segmento.
O modelo chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca (ver adiante), ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, o Transit Chassi e o E-Transit 100% elétrico.
O Transit Automático chega nas versões minibus vidrado, de 15 ou 18 passageiros, e furgão longo com teto alto (L3H3), com volume de carga de 12,4 m³ e 1.201 kg de carga útil. Seu câmbio é automático epicíclico de 10 marchas, com conversor de torque, e oferece um dirigir mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Inclusive, impede erros de operação dos câmbios manuais, como manter o veículo imobilizado nas subidas patinando a embreagem e recusar reduções de marcha que levem a rotação excessiva e potencialmente danosa ao motor.
Associado à estratégia start/stop que desliga e liga o motor nas paradas e aos três modos de condução, só possível quando o câmbio é automático, portanto exclusivo na categoria, mais a tração traseira, ele ajuda a aumentar o rendimento médio da frota, segundo a Ford.
A tecnologia moderna desse câmbio automático favorece a produtividade e a segurança. Ele tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem motriz, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. A sua operação bem mais simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de condução mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem devido à aceleração progressiva e sem trancos.
O Transit Automático chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com câmbio manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial. Preços são a partir de R$ 298.200 na versão minibus vidrado e R$ 274.500 a versão furgão.
Desempenho e economia
O câmbio automático do Transit utiliza uma programação adaptativa de trocas de marchas em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar desempenho e economia de combustível em cada cenário de direção. o moderno motor 2-litros EcoBlue Diesel de 165 cv a 3.500 rpm e torque de 39,7 m·kgf de 1.750 a 2.750 rpm,) garante rapidez nas subidas e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade e a segurança, uma das características mais elogiadas do van.
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Entre outros avanços, esse motor conta com turbocarregador de geometria variável que entrega desempenho em todas as faixas de rotação, bem como níveis de atrito extremamente baixos, para o que contribui a correia dentada de acionamento das árvores de comando de válvulas banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.
“O maior número de marchas do câmbio permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz o engenheiro Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “Sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota. Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marchas por ano em um veículo com câmbio manual. O câmbio automático elimina esse esforço e aumenta o conforto do motorista que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas” ele completa.
Manutenção e durabilidade
A manutenção mais barata é outra vantagem do Transit Automático. Por não exigir a troca da embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão como um todo cerca de 70% menor.
A durabilidade do novo câmbio é comprovada ao equipar picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo. Ele foi validado para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, SP, num programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.
Equipamentos exclusivos de série
Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, o Transit se destaca por ter a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. O Transit Automático não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.
Ele é o único com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.
Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e de anticapotagem, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac®), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifuncional, o excelente diâmetro mínimo de curva (13 a 14,6 metros), o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do Euro NCAP são outros diferenciadores. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa, controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, estribo lateral retrátil elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos.
Ford Pro
O Transit Automático chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.
Segundo a Ford, essa estrutura dedicada possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento que melhor se adequem ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno empreendedor ou grande frotista.
A rede de 110 concessionárias atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care.
A Ford possui a manufatura regional do Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí, que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.
Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação
Veja a seguir ficha técnica e lista de conteúdo do furgão; as do minibus serão acrescentadas posteriomente.
BS
FICHA TÉCNICA TRÂNSIT FURGÃO | |||
FURGÃO | |||
Versão | Médio 10,7 m³ man | Longo 12,4 m³ man | Longo 12,4 m³ aut |
Carroceria | L2H3 Médio Teto Alto | L3H3 Longo Teto Alto | L3H3 Longo Teto Alto |
DESEMPENHO | |||
Motor | Diesel 2,0 EcoBlue | ||
Tipo | 4 cil..dianteiro, longituidinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumímio, duplo comando de válvulas com acioamento por correira dentada em banho de óleo, 16 válvulas, tubocarregador de dupla voluta e geometria variável com interresfriador, galeria única e injeção direta, pressão de injeção 2.000 bar | ||
Cilindrada (cm³) | 1.996 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 84,01 x 90,03 | ||
Tqaxa de compressão (:1) | 15,8 | ||
Potência (cv/rpm) | 170 / 3.500 | 165 / 3.500 | |
Torque (m·kgf/rpm) | 39,7 / 1.750~2.500 | ||
Alternador (V/A) | 14 / 220 | ||
Embreagem (Ø mm) | 273 | n.a | |
Câmbio | Manual, | Automático | |
Nº de marchas | 6 + ré | 10 + ré | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,70: 2ª 2,97; 3ª 1,80; 4ª 1,28; 5ª 1,00; 6ª 0,78; ré 5,17 | n.d. | |
Relação de diferencial/tração | 3,73 / Traseira | ||
Direção | Eletroassistida | ||
Suspensão dianteira | Independente, braços superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Suspensão traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado | ||
Freios | ABS e a disco nas quatro rodas, dianteiros ventilados | ||
Rodas | Aço 6,5J x16 | ||
Pneus | 235/65R16C 121/119 R | ||
Rodado | Simples | ||
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 5.531 | 5.981 | 5.981 |
Largura sem/com espelho | 2.474 / 2.059 | ||
Altura | 2.771 | 1.769 | 2.769 |
Balanço dianteiro/traseiro | 1.023 / 1.208 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.246 | 2.299 | 2.349 |
Peso bruto total (kg) | 3.500 | 3.500 | 3.500 |
Peso bruto total combinado (kg) | 6.300 | 6.300 | 6.300 |
Carga útil (kg) | 1.254 | 1.201 | 1.151 |
Peso rebocável com/sem freio (kg) | 2.800 / 750 | ||
Volume máximo (m³) | 10,7 | 12,4 | 12,4 |
Volume VDA (m³) | 9,9 | 11,5 | 11,5 |
Tanque de combustível (L) | 71 | ||
Tanque de Arla32 | 24 | ||
Motor, volume de óleo com filt5ro (L) | 12 |
CONTEÚDO DO FORD TRANSIT FURGÃO |
CONFORTO E COMODIDADE |
2 Alto-falantes + 2 tweeters |
AdvanceTrack® : assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, controle eletrônico anticapotagem, controle adaptativo de carga, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de estabilidade, sinalização de freadas de emergência, duas bolsas infláveis frontais, alerta de velocidade, luz de rodagem diurna trava elétrica das portas, travamento automático das portas |
Apoio de braço para motorista |
Apoio de cabeça dianteiro com regulagem |
Banco do motorista com ajuste de distância, altura, encosto e lombar |
Câmera de ré |
Chave canivete |
Computador de bordo com tela TFT d e2,3″ |
Conectividade via aplicativo FordPass™: alerta de funcionamento do veículo, status remoto do veículo (hodômetro, combustível), travamento e destravamento remota do veículo, localização do veículo |
Desliga/liga motor nas paradas |
Direção eletroassistida |
Entradas USB |
Gancho para reboque dianteiro |
Ganchos para amarração de cargas |
Limitador de velocidade |
MyKey – chave programável |
Porta-copos e garrafas |
Retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e repetidoras de setas |
SEGURANÇA |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sync Move: comando de voz em português, espelhamento Android Auto a Apple CarPlay, Bluetooth, conexão WiFi, rádio AM/FM, tela multifuncional de LED tátil de 8″ |
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE |
Vidros elétricos com sistema de abertura / fechamento com um toque descida e subida |
Volante com ajuste de altura e distância |