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Home BS

FORD LANÇA TRANSIT AUTOMÁTICO

identicon por Bob Sharp
27/03/2023
em BS, Lançamentos
Transit Furgão automático (Foto: Divulgação Ford_

Transit Furgão automático (Foto: Divulgação Ford_







A Ford inicia este mês a venda do Transit Automático, o primeiro van (chamado de minibus) e furgão com câmbio automático do Brasil, opção pioneira no segmento.

O modelo chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca (ver adiante), ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, o Transit Chassi e o E-Transit 100% elétrico.

Volume da carga de 12,4 m³ é expressivo (Foto: Divulgação Ford)

O Transit Automático chega nas versões minibus vidrado, de 15 ou 18 passageiros, e furgão longo com teto alto (L3H3), com volume de carga de 12,4 m³ e 1.201 kg de carga útil. Seu câmbio é automático epicíclico de 10 marchas, com conversor de torque, e oferece um dirigir mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Inclusive, impede erros de operação dos câmbios manuais, como manter o veículo imobilizado nas subidas patinando a embreagem e recusar reduções de marcha que levem a rotação excessiva e potencialmente danosa ao motor.

Associado à estratégia start/stop que  desliga e liga o motor nas paradas e aos três modos de condução, só possível quando o câmbio é automático, portanto exclusivo na categoria, mais a tração traseira, ele ajuda a aumentar o rendimento médio da frota, segundo a Ford.

Motor turbodiesel 2-litros EcoBlue é silencioso e eficaz; no pequeno adesivo cinza lê-se “FORD URUGUAY – (endereço) – Montevideo, Uruguay – INDUSTRIA URUGUAYA  (Foto: autor)

A tecnologia moderna desse câmbio automático favorece a produtividade e a segurança. Ele tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem motriz, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. A sua operação bem mais simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de condução mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem devido à aceleração progressiva e sem trancos.

O Transit Automático chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com câmbio manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial. Preços são a partir de R$ 298.200 na versão minibus vidrado e R$ 274.500 a versão furgão.

Desempenho e economia

O câmbio automático do Transit utiliza uma programação adaptativa de trocas de marchas em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar desempenho e economia de combustível em cada cenário de direção. o moderno motor 2-litros EcoBlue Diesel de 165 cv a 3.500 rpm e torque de 39,7 m·kgf de 1.750 a 2.750 rpm,)  garante rapidez nas subidas e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade e a segurança, uma das características mais elogiadas do van.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Entre outros avanços, esse motor conta com turbocarregador de geometria variável que entrega desempenho em todas as faixas de rotação, bem como níveis de atrito extremamente baixos, para o que contribui a correia dentada de acionamento das árvores de comando de válvulas banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.

Transit minibus automático na sede da Ford no dia da apresentação (Foto: autor)

“O maior número de marchas do câmbio permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz o engenheiro Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “Sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota. Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marchas por ano em um veículo com câmbio manual. O câmbio automático elimina esse esforço e aumenta o conforto do motorista que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas” ele completa.

 

Manutenção e durabilidade

A manutenção mais barata é outra vantagem do Transit Automático. Por não exigir a troca da embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão como um todo cerca de 70% menor.

A durabilidade do novo câmbio é comprovada ao equipar picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo. Ele foi validado para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, SP, num programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.

Equipamentos exclusivos de série

Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, o  Transit se destaca por ter a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. O Transit Automático não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.

Ele é o único com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.

Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e de anticapotagem, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac®), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.

O volante multifuncional, o excelente diâmetro mínimo de curva (13 a 14,6 metros), o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do Euro NCAP são outros diferenciadores. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa, controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, estribo lateral retrátil elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos.

Ford Pro

O Transit Automático chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.

Segundo a Ford, essa estrutura dedicada possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento que melhor se adequem ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno empreendedor ou grande frotista.

A rede de 110 concessionárias atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care.

A Ford possui a manufatura regional do Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí, que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.

Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação

Veja a seguir ficha técnica e lista de conteúdo do furgão; as do minibus serão acrescentadas posteriomente.

BS

FICHA TÉCNICA TRÂNSIT FURGÃO
FURGÃO
Versão Médio 10,7 m³ man Longo 12,4 m³ man Longo 12,4 m³ aut
Carroceria L2H3 Médio Teto Alto L3H3 Longo Teto Alto L3H3 Longo Teto Alto
DESEMPENHO
Motor Diesel 2,0 EcoBlue
Tipo 4 cil..dianteiro, longituidinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumímio, duplo comando de válvulas com acioamento por correira dentada em banho de óleo, 16 válvulas, tubocarregador de dupla voluta e geometria variável com interresfriador, galeria única e injeção direta, pressão de injeção 2.000 bar
Cilindrada (cm³) 1.996
Diâmetro x curso (mm) 84,01 x 90,03
Tqaxa de compressão (:1) 15,8
Potência (cv/rpm) 170 / 3.500 165 / 3.500
Torque (m·kgf/rpm) 39,7 / 1.750~2.500
Alternador (V/A) 14 / 220
Embreagem (Ø mm) 273 n.a
Câmbio Manual, Automático
Nº de marchas 6 + ré 10 + ré
Relações das marchas (:1) 1ª 5,70: 2ª 2,97; 3ª 1,80; 4ª 1,28; 5ª 1,00; 6ª 0,78; ré 5,17 n.d.
Relação de diferencial/tração 3,73 / Traseira
Direção Eletroassistida
Suspensão dianteira Independente, braços superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Suspensão traseira Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado
Freios ABS e a disco nas quatro rodas, dianteiros ventilados
Rodas Aço 6,5J x16
Pneus 235/65R16C 121/119 R
Rodado Simples
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.531 5.981 5.981
Largura sem/com espelho 2.474 / 2.059
Altura 2.771 1.769 2.769
Balanço dianteiro/traseiro 1.023 / 1.208
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 2.246 2.299 2.349
Peso bruto total (kg) 3.500 3.500 3.500
Peso bruto total combinado (kg) 6.300 6.300 6.300
Carga útil (kg) 1.254 1.201 1.151
Peso rebocável com/sem freio (kg) 2.800 / 750
Volume máximo (m³) 10,7 12,4 12,4
Volume VDA (m³) 9,9 11,5 11,5
Tanque de combustível (L) 71
Tanque de Arla32 24
Motor, volume de óleo com filt5ro (L) 12
CONTEÚDO DO FORD TRANSIT FURGÃO
CONFORTO E COMODIDADE
2 Alto-falantes + 2 tweeters
AdvanceTrack® : assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, controle eletrônico anticapotagem, controle adaptativo de carga, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de estabilidade, sinalização de freadas de emergência, duas bolsas infláveis frontais, alerta de velocidade, luz de rodagem diurna trava elétrica das portas, travamento automático das portas
Apoio de braço para motorista
Apoio de cabeça dianteiro com regulagem
Banco do motorista com ajuste de distância, altura, encosto e lombar
Câmera de ré
Chave canivete
Computador de bordo com tela TFT d e2,3″
Conectividade via aplicativo FordPass™: alerta de funcionamento do veículo, status remoto do veículo (hodômetro, combustível),  travamento e destravamento remota do veículo, localização do veículo
Desliga/liga motor nas paradas
Direção eletroassistida
Entradas USB
Gancho para reboque dianteiro
Ganchos para amarração de cargas
Limitador de velocidade
MyKey – chave programável
Porta-copos e garrafas
Retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e repetidoras de setas
SEGURANÇA
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento traseiro
Sync Move: comando de voz em português, espelhamento Android Auto a Apple CarPlay, Bluetooth, conexão WiFi, rádio AM/FM, tela multifuncional de LED tátil de 8″
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE
Vidros elétricos  com sistema de abertura / fechamento com um toque descida e subida
Volante com ajuste de altura e distância






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Fotos: Divulgação Hyundai

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