O convite trazia novidades e despertava curiosidade. De um lado, um novo slogan era apresentado: “Você dirige a nossa história”. E de outro uma informação aguçava a curiosidade dos convidados: “…e um anúncio histórico… (será feito)”, que depois, a meu ver, acabou sendo dois anúncios históricos, como veremos adiante.
Num dia lindo, como o da foto de abertura, os convidados foram recebidos e conduzidos até a Ala 17, prédio da Engenharia, que fica no extremo oposto ao da entrada da fábrica, como se pode ver no mapa abaixo:
Foi servido um café da manhã de boas-vindas, uma excelente oportunidade de socialização entre os convidados.
O evento em si transcorreu no palco do auditório montado num dos salões da Engenharia especialmente para a ocasião. Eu e o editor-chefe do AUTOentusiastas, Bob Sharp, acabamos nos sentando em uma das mesas da primeira fileira em frente ao palco:
A celebração foi aberta e conduzida por Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen:
De início, Silene apresentou um vídeo (01:58) resumo da trajetória dos 70 anos da Volkswagen do Brasil:
Seguiu-se a apresentação de Ciro Possobom — então executivo-chefe de Operações (COO) da Volkswagen do Brasil, que discorreu sobre a evolução da Volkswagen brasileira em cada uma das sete décadas de sua existência. Veja neste vídeo (05:09):
Chegou então o momento da primeira surpresa do dia, a apresentação do suve VW ID.4, primeiro carro elétrico da marca a ser comercializado no Brasil. A ocasião está registrada neste vídeo (05:45)l:
A segunda surpresa do dia emocionou a todos: foi o anúncio “ao vivo” da promoção de Ciro Possobom de COO para presidente executivo (CEO) da Volkswagen do Brasil, o primeiro brasileiro a ocupar o cargo máximo da fabricante. A comunicação foi feita por Alexander Seitz — presidente executivo da Volkswagen América do Sul, conforme registrado no vídeo (04:25) abaixo:
A convite da Volkswagen do Brasil, o decano jornalista Heródoto Barbeiro, da Nova Brasil e Record News, e Phelipe Siani da CNN Brasil, complementaram o evento contando alguns de seus causos com veículos da marca. Esta foi uma parte alegre do evento, como mostra o vídeo (15:56):
Em sequência falaram duas autoridades presentes. Primeiro o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando:
Depois foi a vez do representante do Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Ambos, ele e o prefeito, aproveitaram a oportunidade também para contar suas vivências com veículos Volkswagen.
Terminados ambos os discursos, a parte formal do evento foi encerrada e aos convidados foi oferecido um almoço.
Mas qual é o tamanho atual da septuagenária Volkswagen do Brasil?
A história começou há 70 anos num acanhado barracão situado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga em São Paulo, próximo ao Museu do Ipiranga.
De lá para cá a coisa mudou muito e agora a Volkswagen do Brasil se orgulha das seguintes plantas:
A Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 18 de novembro de 1959, porém em operação parcial já em 1957. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação:
Em seguida vieram as seguintes fábricas e um centro de peças e acessórios:
Septuagenária sim, mas longe de antiga ou até velha, a Volkswagen do Brasil se moderniza constantemente e suas fábricas e centro de distribuição de peças e acessórios são exemplo de modernidade.
Para mim foi muito importante ter testemunhado mais este evento histórico da Volkswagen e depois reportá-lo aqui, pelo que agradeço o amável convite da empresa.
Reitero os meus votos de muitas felicidades para a Volkswagen do Brasil nos muitos anos que hão de vir. Já na véspera do dia 23 eu já havia publicado a minha mensagem de aniversário para a Volkswagen do Brasil:
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.