Desde seu lançamento o Jeep Compass é o suve médio mais vendido no Brasil, são sete anos consecutivos a alcançar esse resultado. Em 2023 foram quase 60 mil unidades vendidas o que lhe dá praticamente 40% de participação nesse segmento. Ao receber o motor flex T270 em abril 2021, ainda sob os efeitos da pandemia, não tivemos um test drive. A avaliação completa foi feita com a versão Série S em junho 2021, faltava, portanto, uma avaliação da versão intermediária Limited, com preço público de R$ 223.990.
Aproveitando a necessidade de viagem com a família, solicitamos o empréstimo à Jeep e partimos para a região de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, mais especificamente para Mangaratiba, utilizando as rodovias D. Pedro I (SP-065), Carvalho Pinto (SP-070), Dutra (BR-116) e Pres. Getúlio Vargas (RJ-155) e Luiz Ascendino Dantas (RJ-149). No totaal, 447 km desde minha residência em Campinas até o destino.
O veículo abastecido com gasolina e carregado com quatro adultos e bagagem fez média de 13,5 km/l no trecho de ida, com a vantagem de pequena parte do percurso ser descida de serra. Um resultado muito bom, considerando que a homologação junto ao Inmetro indica 10,4/7,1 km/l no ciclo urbano e 12,1/8,8 km/l, no rodoviário.
O porta-malas de 476 litros foi o grande desafio, e após definido o posicionamento das malas, a mesma distribuição foi repetida nos outros trechos da viagem.
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Saímos antecipadamente de Mangaratiba devido a falta de energia elétrica na região, seguindo para Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo, onde pousamos por mais três noites. Para de lá, depois de uma semana de relaxamento, voltar para casa completando uma viagem de mais de 1.000 km. A segunda parte da viagem o Jeep foi abastecido com álcool devido à vantagem do preço no estado de São Paulo, portanto a média de consumo total ficou comprometida. Para uma medição realística do consumo com álcool seria necessário consumir mais dois tanques completos para termos 100% de álcool no tanque.
Motor GSE T270
A versatilidade do motor T270 foi percebida já na sua apresentação inicial em 2021 (veja nas matérias do Bob Sharp e minha), e os engenheiros da Stellantis vêm provando isso com sua utilização em diversas aplicações. A versão de 4 cilindros está sendo usada desde o Pulse Abarth, o primeiro suve esportivo a carregar a marca Abarth, até o suve grande de sete lugares, o Jeep Commander, além de ser utilizado na picape Fiat Toro e no suve compacto Jeep Renegade.
No Compass Limited o motor de quatro cilindros em linha, 1,3-l e turbocarregado ficou adequado. O torque máximo de 27,5 m·kgf a 1.750 rpm proporciona boa potência em baixas rotações e dirigibilidade agradável, e a potência máxima de 180/185 cv a 5.750 rpm é percebida principalmente nas as ultrapassagens nas vias de pista simples.
O sistema de admissão de ar MultiAir III é o responsável pelo comando das válvulas de admissão, tanto no tempo de abertura quanto no levantamento de válvulas. A injeção é direta e o interresfriador é do tipo ar-água.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas tem 6 marchas a frente e está acoplado ao motor por meio de conversor de torque. A tração nesta configuração é dianteira apenas.. O Jeep Renegade é a única aplicação com motor T270 e tração 4×4. Para o Compass é necessária subir para as versões diesel TD350 para se ter tração total.
Nos modos de condução é possível selecionar facilmente o modo Sport na tecla no console central, obtendo resposta mais imediata do pedal do acelerador, alterando para cima os pontos de troca de marchas e modificando a curva de esforço da direção eletroassistida. As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, a qualquer momento pelas borboletas no volante, ou posicionando a alavanca em modo manual e pela própria alavanca efetuar as trocas.
O desempenho geral e o casamento motor-câmbio está bem agradável, provando que um veículo não precisa de aceleração exuberante e velocidades máximas altíssimas para cair no gosto dos seus consumidores. O Compass Limited T270 atinge 100 km/h, saindo da imobilidade, em 9,4 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h, ambos dados com álcool.
Conforto
O interior revestido com tecido que imita couro adota o pretinho básico nos bancos, laterais de porta e carpete, com a vantagem de utilizar cor clara nos revestimentos das colunas e teto. O teto solar panorâmico, um opcional de R$ 9.300, ilumina bem o interior do veículo aumentando a sensação de espaço interno. A visibilidade 360 graus para os ocupantes da primeira fileira é perfeita e a posição elevada no banco traseiro permite uma viagem bem cômoda.
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O conforto dos bancos dianteiros é muito bom e conta com recurso adicional de ajuste lombar, que junto com os demais controles são todos elétricos para motorista e passageiro. Descansa-braços braços nas portas e centrais bem-posicionados é outro recurso que quando bem localizados proporcionam maior conforto a todos ocupantes.
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O sistema de som foi outro equipamento muito elogiado durante a viagem, pois o posicionamento adequado dos alto-falantes e o baixo nível de ruído de motor e de rodagem permitia ouvir música e conversar sem dificuldades. O pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay foi um dos recursos bastante utilizados. O carregador de bateria de telefone celular por indução posicionado no console central e as portas USB e USB-C no console e na traseira também foram apreciadas. Ninguém ficou com seus dispositivos sem bateria.
A configuração de suspensão independente nas quatro rodas é outra decisão acertada no projeto do Compass e que traz seus dividendos. McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas com amortecedores pressurizados, molas helicoidais, batentes de Celasto e barra antirrolagem entregam bom conforto de rodagem nos diversos pisos a que foi submetido. Em curvas a rolagem da carroceria é bem controlada e com baixa amplitude. Nas frenagens não se percebe afundamento demasiado da suspensão dianteira. Em conjunto com o baixo ruído de rodagem deixa o veículo bem confortável e traz sensação de segurança a todos.
Visualmente o interior agrada e não se torna cansativo com o uso prolongado. O quadro de instrumentos tem três modos de visualização e pode ser configurado para mostrar permanentemente as informações mais desejadas. O computador de bordo é apresentado ao centro e complementa as informações do veículo. A central multimídia utiliza a última versão do software da linha Stellantis e é por ali que se faz as configurações dos sistemas de condução e conforto do veículo.
Segurança
A começar pelos freios a disco nas quatro rodas (dianteiros ventilados), o pacote de itens de segurança e auxílio ao motorista do Compass Limited é bem completo. O controle de velocidade de cruzeiro é do tipo adaptativo e pode-se optar por utilizar o controle em modo convencional. O limitador de velocidade é outro recurso muito bom para evitar exceder a velocidade quando se está “turistando” pelas cidades.
O sistema de permanência em faixa pode ser ajustado em três níveis de sensibilidade, porém não é dos sistemas mais precisos e confiáveis, causando ainda um pouco de incomodo aos motoristas mais exigentes. Tem a facilidade de ser ativado/desativado através de botão no console central.
O veículo testado estava equipado com kit de opcionais Pack High Tech ao custo de R$ 10.300 que adiciona aviso de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores externos, reconhecimento de placas de transito, sensor dianteiro de estacionamento e sistema de som premium da Beats com 506 W e 8 alto-falantes mais subwoofer.
Mercado
Mesmo com a chegada do VW Taos e Toyota Corolla Cross o Jeep Compass manteve seu posicionamento de líder do mercado no segmento de suves médios. Ao longo dos últimos anos foi difícil entender até onde que as variações de volume de vendas aconteciam por indisponibilidade de veículos, devido a falta de componentes, ou pelas ações especificas de preços e mercado. Esperamos que 2024 seja um ano mais equilibrado no abastecimento de peças e certamente os melhores veículos, e aqueles que se sobressaem frente aos seus consumidores terão seu lugar de destaque.
É certo que o Jeep Compass seguirá entre os principais, porém fica a dúvida se terá uma renovação mais expressiva em seu desenho, visto que esse desenho já tem sete anos com poucas alterações. E fica a dúvida também se é economicamente viável uma remodelação pois o segmento é limitado atualmente em cerca de 150 mil veículos ano, e para esse volume é inviável grandes investimentos para produção local.
A certeza é que o Compass Limited T270 que utilizamos nesta semana atende os anseios de muitas famílias, sendo um suve de tamanho adequado para o uso diário, passa segurança àqueles que gostam da posição de dirigir mais elevada e proporciona conforto para viagens mais longas, com consumo e desempenho adequados.
GB
FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS LIMITED T270 2023 | |
MOTOR | |
Designação do motor | GSE T270 |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, controle das válvulas de admissão eletro-hidráulico MultiAir, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro e curso (mm) | 70 x 86,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 180/185/5.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 27,5/1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Comprimento da biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,29 |
CÂMBIO | |
Tipo | Transeixo com câmbio automático epicíclico de 6 marchas e uma à ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,566; 4ª 1,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 3,185 |
Relação de diferencial (:1) | 3,683 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, McPherson, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/305 |
Traseiros(Ø mm) | Disco/278 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7,5Jx19 |
Pneus | 235/45R19 – Pirelli Scorpion |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, subchassis dianteiro e traseiro, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.404 |
Largura sem/com espelhos | 1.819/n.d. |
Altura | 1.734 |
Distância entre eixos | 2.636 |
Bitola dianteira/traseira | 1.550/1.545 |
Distância mínima do solo (mm) | 202 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.589 |
Carga útil (kg) | 400 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 60 |
Porta-malas (L) | 476 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,66 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,8/9,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 203,5/206 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 10,4/7,1 |
Estrada (km/l) | 12.1/8,8 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª (km/h) | 51,3 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.330 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.000 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões/troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
CONTEÚDO DO JEEP COMPASS LIMITED T270 2023 |
CONFORTO |
Ar-condicionado automático de duas zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica |
Banco do passageiro com regulagem elétrica |
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para bateria de telefone celular por indução |
Comando de voz |
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay |
Quadro de instrumentos digital e configurável |
Sistema de navegação integrado com mapas |
Teto solar panorâmico com abertura elétrica |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção |
Alerta de ponto cego com tráfego transversal à retaguarda |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais, cortina e joelho do motorista |
Chave presencial com sensores nas maçanetas dianteiras |
Partida do motor sem chave |
Sensor de monitoramento interior |
Sistema de frenagem automática na cidade |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária |
Sistema Inteligente de informação |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de direção semiautônoma |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução – Normal / Sport |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com luzes direcionais ativas |
Faróis de neblina de LED |
Faróis LED com ajuste elétrico de altura do facho |
Função desliga/liga nas paradas (start/stop) com possibilidade de desligar |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro |
Volante com regulagem de altura e distância |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro entre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Jogo de tapetes |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Tomada 12 V e 127 V |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Barras de teto de alumínio em cor preta e friso cromado |
Defletor de teto traseiro |
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico |
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Estepe temporário |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Rodas de alumínio 19” com pneus 235/45 R19 |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |