A linha editorial do AE não contempla comparativos entre veículos, portanto deixo aos leitores as informações para que comparem o GWM Ora 03 Skin testado esta semana com o BYD Dolphin EV publicado na semana passada. Ambos são importados da China e vendidos por R$ 150 mil pelas concessionárias das duas marcas recém-chegadas ao país. A GWM traz o inovador método de venda através do Mercado Livre para todos os seus veículos, paga-se uma entrada e a concessionária entra em contato para finalizar o processo.
O GWM Ora 03 já foi avaliado na sua versão mais completa e de maior capacidade de bateria, a GT que é vendida por R$ 184 mil, e as primeiras impressões mostraram ser um carro bem ajustado para uso em nossas vias. Nesta semana, com a versão Skin, que é a de entrada, com bateria de 48 kW·h para 232 km de alcance no ciclo do Inmetro, mostrou ser adequada para uso urbano somente, pois para qualquer esticada maior é necessário um recarregamento, e sabemos que nossa infraestrutura de carregadores rápidos para corrente contínua (DC) ainda é incipiente.
Assista ao vídeo de apresentação e avaliação do novo Ora 03 Skin, assim além de você ter mais informação, colaborará para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE.
Arquitetura elétrica
A bateria montada sob o assoalho faz parte da estrutura do monobloco, dando maior rigidez torcional, e melhorando o comportamento dinâmico do veículo. O carregamento pode ser feito por corrente alternada (AC) de até 11 kW ou corrente contínua (DC) de 64 kW através das tomadas Tipo2/CCS localizadas no para-lama dianteiro esquerdo.
O motor elétrico trifásico é o mesmo da versão GT que entrega 171 cv de potência máxima e 25,5 m·kgf de torque máximo, transferindo a potência para as rodas dianteiras através redutor de rotação de par único. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 8,2 segundos e a velocidade máxima, 160 km/h. Como em todo carro elétrico, o torque instantâneo é bem agradável e nos três modos de condução (Normal, Eco, Sport) é possível sentir o desempenho, mesmo em um hatch de 1.540 kg de peso em ordem de marcha.
Para acompanhar o consumo da carga da bateria há um marcador no quadro de instrumentos similar aos de combustível com marcações a cada quarto (¼, ½, ¾, cheio) e para ler em escala percentual somente em uma das páginas da central multimídia. O alcance é mostrado constantemente no quadro de instrumentos e a precisão é muito boa.
A dirigibilidade do veículo é agradável e a curva de resposta do acelerador, em qualquer dos modos de condução escolhido, tem boa progressividade e na desaceleração está bem integrado com a regeneração de energia. Há opção de ajustar a regeneração em três níveis, assim como habilitar a função one-pedal. Porém fica o inconveniente que esse ajuste é feito apenas pela central multimídia e a cada saída com o veículo os ajustes voltam a uma condição padrão. Os engenheiros da GWM precisam rever isso com urgência para não causar maiores reclamações de campo.
Dinâmica
Não há diferenças nas respostas dinâmica entre a versão GT previamente avaliada e esta Skin, sendo que ambas utilizam pneus 215/50R18 e o mesmo conceito de suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Em nossa observação no elevador foi possível notar que o braço inferior de controle da suspensão dianteira utiliza a configuração mais adequada de buchas, com uma na horizontal e outra na vertical, responsáveis pelo equilíbrio de conforto e controle do veículo.
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Na traseira o eixo de torção utiliza tecnologia de ponta com viga “U” hidroformada e elimina a necessidade de barra antirrolagem, uma economia de peso significativa. As buchas de ancoragem do eixo na carroceria têm um bom diâmetro, o que ajuda na isolação de ruído e vibrações para o interior do veículo.
Os gráficos de ruído abaixo mostram que o conjunto pneus/buchas/amortecedores fazem seu papel e passam pouca aspereza para o habitáculo em forma de ruído de rodagem:
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A direção eletroassistida tem motor de passo montado na árvore de direção e as curvas de calibração podem ser selecionadas em três níveis, ou deixá-la indexada ao modo de condução. O volante de direção é do tipo multifuncional com comandos do sistema de som, telefonia e computador de bordo. Há também dois botões adicionais que podem ser programados como atalhos para o sistema multimídia e multicontrole do veículo.
As rodas de cinco raios pintadas na cor prata utilizam calota central e ficaram bonitas, combinando com o carro preto testado, e permitem ver bem os discos de freio nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, e as pinças do tipo deslizante.
Conteúdo
A surpresa da versão Skin é vê-la com conteúdo tecnológico bem avançado e desafiando seus competidores do segmento. O sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System, sistema avançado de auxílio ao motorista) é do nível autônomo 2+, onde o motorista ainda precisa estar no comando do carro, mas algumas funções atuam autonomamente.
O sistema de permanência em faixa conta com o desvio inteligente ao ultrapassar veículo, afastando-se do centro da faixa e deixando uma maior margem de segurança à direita. O controle de cruzeiro é do tipo adaptativo com função anda e para no tráfego urbano.
Alerta de ponto cego nos retrovisores externos e sistema de câmera 360 graus facilitam a condução em vias movimentadas e no estacionamento. O controle de cruzeiro adaptativo é acionado por uma alavanca abaixo da alavanca de seta e seu desempenho é apenas satisfatório, pois mesmo sem nenhum carro à frente, ao se aproximar de uma curva de raio longo, o sistema reduz a velocidade do carro sem necessidade.
No console central do painel de instrumentos, os botões do tipo aviação são os atalhos para operar o sistema de ar-condicionado, e no console central de assoalho está o carregador de bateria de celular por indução e o comando giratório do seletor R-N-D. Os porta-objetos espalhados pelo interior do veículo aumentam a versatilidade de utilização.
A tela do quadro de instrumentos complementada pela tela da central multimídia formam um conjunto bonito com o mesmo charme que é visto em carros de marcas premium. Há possibilidade de escolher algumas configurações de visualização e a utilização da cor escura traz maior nitidez para leitura, mesmo durante o dia.
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Conclusão
O GWM Ora 03 Skin é um carro supercompleto com vocação para uso urbano, com bom espaço interno e conforto nos bancos dianteiros e traseiros. A beleza do desenho exterior com sua frente baixa e faróis ovalados nos levam a ver linhas de Porsche nesse desenho, e na traseira o inovativo sistema de iluminação montado junto ao vidro vigia é uma peça a menos na construção do carro e um custo reduzido nos casos de pequenas colisões, onde as lanternas sempre sofrem.
Os atrativos para a compra estão na garantia de 5 anos para o carro e 8 anos para bateria com limite de 200 mil km, e o compromisso de recompra por 85% da tabela Fipe na troca por outro modelo da marca. Em caso de inexistência de concessionária na localidade do comprador, a GWM oferece oficina mecânica remota e carro-reserva. São atitudes necessárias para uma marca ainda desconhecida da maioria da população e que quer e precisa se estabelecer no mercado.
GB
FICHA TÉCNICA DO GWM ORA 03 SKIN | |
MOTOR | |
Tipo | Elétrico, dianteiro, síncrono de ímã permanente |
Potência máxima (cv) | 171 |
Torque máximo (m·kgf) | 25,5 |
BATERIA | |
Tipo | Fosfato de ferro-lítio |
Capacidade (kW·h) | 48 |
Tipo de conector | CCS Tipo 2 |
Carregamento CA/CC | 11 / 64 |
15-100% corrente alternada (AC) | Aprox. 3 horas |
10-80% CC corrente contínua (DC) | Aprox. 30 minutos |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Marcha única, ré mediante inversão do motor elétrico |
Relação (:1) | n.d. |
Tração | Dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 18 |
Pneus | 215/50R18 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.235 |
Largura | 1.825 |
Altura | 1.603 |
Entre-eixos | 2.650 |
Diatância mínima do solo | 135 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,37 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.68 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.540 |
CAPACIDADE (L) | |
Porta-malas | 228 (858 com os encostos do banco traseiro rebatidos) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 (limitada) |
ALCANCE (km, Inmetro) | 310 |
CONTEÚDO DO GWM ORA 03 SKIN |
EXTERIOR |
Antena tipo “barbatana de tubarão” |
Defletor de teto traseiro |
Maçanetas externas na cor de carroceria |
Rodas de liga de alumino de 18″ com calota central |
INTERIOR |
Bancos revestidos de material que imita couro |
Bancos traseiros rebatíveis 70:30 |
Carregador de bateria de telefone celular por indução de 15 W |
Descansa-braço dianteiro revestido de material que imita couro e porta-objetos com tampa |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para três bancos infantis |
Volante com ajuste de altura e distância |
Volante multifuncional de revestido de material que imita couro |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA |
ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Alarme antifurto |
Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa |
Alerta e frenagem autônoma de tráfego transversal à retaguarda ao dar ré |
Alerta e frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres, motocicletas e bicicletas |
Assistente de frenagens de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Assistente de ponto cego com aviso de abertura de portas mesmo com carro desligado |
Aviso de cinto de segurança desatado para todos os ocupantes |
Bancos traseiros com cinto de segurança de três pontos |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais mais cortinas, central dianteira – total 7 |
Câmera 360º com 9 opções de visualização |
Chave “inteligente”: liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave |
Chave com função pânico (dispara a buzina) |
Cintos de segurança com pré-tensionador |
Condução semiautônoma Nível 2+ |
Controle de cruzeiro adaptativo que acompanha o carro à frente com estratégia para a anda |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Destravamento automático das portas em caso de acidente |
Desvio inteligente: afasta o carro em até 30 cm durante ultrapassagem de caminhões |
Energização inteligente do motor: não há necessidade de apertar o botão Start, a energização ocorre ao apertar o pedal de freio |
Estratégia inteligente em curvas: com o controle de cruzeiro adaptativo ligado, o carro adéqua a velocidade de acordo com as curvas |
Freio com prioridade sobre o acelerador |
Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades |
Mitigação de segunda colisão – em caso de colisão traseira os freios são acionados automaticamente para evitar engavetamento |
Porta-óculos |
Portas USB (3) |
Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiros (4) mais 3 câmeras e 2 radares anticolisão |
Travamento automático de portas programável (ao atingir15 ou 30 km/h) |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) e tweeters (2) |
Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay |
Computador de bordo com tela de cristal líquido de 10,25″ |
Modos de condução (5): Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+ e Automático |
Modos de condução da direção eletroassistida (3): Conforto, Normal, Esportivo |
Tela do multimídia de 10,25″ |
Volume do áudio indexado à velocidade |
VIDROS E ESPELHOS |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida |
Fechamento das janelas por controle remoto |
Retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidoras de setas |
Vidros esverdeados e vidro t raseiro com desembaçador |
LUZES |
Faróis com luz de acompanhamento |
Faróis de LED com ajuste de altura do facho |
Iluminação interna de LED |
Lanternas traseiras de LED |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Luze de neblina de LED |
Sinalização de frenagem de emergência, pisca-alerta liga automaticamente |
Terceira luz de freio de LED |
CLIMATIZAÇÃO |
Ar-condicionado automático |
Função de antiembaçamento do para-brisa |