A GM anunciou hoje (29/4), por nota à imprensa, a chegada do novo suve de porte grande Trailblazer. Produzido no Brasil, tem sete lugares e foi revelado ao público hoje na Agrishow — Feira de Tecnologia Agrícola em Ação — em Ribeirão Preto, que segue até 3 de maio.
O Novo Chevrolet Trailblazer está renovado e traz avanços inéditos para a categoria dos suves com aptidão off-road. O utilitário esporte Chevrolet de porte grande, além de mais força e robustez, evoluiu muito em conforto.
A renovação do Trailblazer, que compartilha a estrutura com a Nova S10, levou para o suve todas as inovações que a fabricante apresentou recentemente para a picape, incluindo a nova geração do motor turbodiesel Duramax 2,8 e o conceito de ambiente de condução virtual composto pelo quadro de instrumentos digital e a nova central multimídia Chevrolet MyLink.
Sua construção é separada, carroceria sobre chassi, por muitos considerada a configuração ideal para quem necessita de um veículo todo-terreno realmente.
Enquanto a S10 utiliza suspensão traseira por eixo rígido com dois feixe de molas, com vocação para carga, o Novo Trailblazer conta com uma suspensão independente multibraço, perfeita para transportar pessoas com a máxima comodidade.
O time de engenharia da General Motors promoveu uma recalibração nos amortecedores hidráulicos pressurizados e revisou toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o suve passa a contar com pneus de alto desempenho — um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem.
A direção eletroassistida indexada à velocidade passou também por atualizações e tem novos pontos de fixação, o que reduziu o nível de trepidação que chega até o volante e deixou as respostas mais rápidas. Isso melhora sensivelmente as percepções do motorista, otimizando a precisão em manobras, independentemente da velocidade. Outra vantagem é o ajuste do volante em distância em complemento ao de altura.
O salto em conforto fica completo com a maior aplicação de materiais tipo toque macio e os novos bancos dianteiros, que utilizam espumas de múltiplas densidades. Quem viaja no banco traseiro dispõe de um sistema de ar-condicionado com controle de intensidade e difusores no teto, como em aviões.
A parte central do assento e o encosto são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. Essa combinação garante melhor acomodação tanto em viagens rodoviárias quanto em aventuras por trilhas radicais. A redução do nível de ruído e de vibração também é marcante, mérito das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede de fogo.
Versão High Country
Outra novidade do Novo Trailblazer é a sofisticada versão High Country, que substitui a Premier. Faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego transversal à retaguarda, partida por botão assistida e chave inteligente se somam ao amplo pacote de equipamentos, que inclui:
• frenagem automática com detecção de pedestres
• alerta de colisão frontal
• alerta de saída de faixa
• alerta de pressão dos pneus baixa
• assistente inteligente de frenagem
• acendimento automático dos faróis
• farol alto com ajuste automático
• sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
• sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
• câmera de ré de alta resolução
• controle eletrônico de oscilação de reboque
• banco do motorista com regulagem elétrica
Apesar de ser um modelo off-road premium, o Novo Trailblazer alia robustez e baixo custo de manutenção, sem que seus usuários tenham que abrir mão de tecnologia. Já o visual completamente renovado da dianteira se destaca pela imponência e traços que fazem alusão a utilitários Chevrolet clássicos.
A versão High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e carcaças dos retrovisores, bem ao estilo americano. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.
A motorização utilizada na linha 2025 é o premiado Duramax 2,8 turbodiesel, de nova geração, que entrega agora 207 cv e 52 m·kgf. O torque máximo passa a ocorrer numa faixa, entre 1.600 rpm e 2.400 rpm, o que resulta em mais potência em baixas rotações.
Foi utilizada inteligência artificial no gerenciamento eletrônico do motor, além do uso de machine learning no desenvolvimento de sua calibração.
Tão relevante quanto a potência e o torque extra é o uso de inteligência artificial na gestão eletrônica do motor, além do uso de machine learning (ramo da inteligência artificial) no desenvolvimento de sua calibração. Isso possibilitou atingir um alto padrão de equilíbrio entre desempenho, baixo consumo de combustível e menores níveis de emissões. “Uma relação imbatível na categoria”, como diz Fábio Daumichen, engenheiro-chefe do produto.
Esse motor é associado ao novo câmbio automático epicíclico a de oito marchas também utilizado na picape Colorado americana, mas com calibração específica para o mercado brasileiro. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas de velocidade e trocas de marcha mais suaves.
Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5 s ( 1s a menos que o modelo anterior), enquanto o consumo de diesel é de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l, na estrada — até 12% mais eficiente, de acordo com dados do Inmetro.
Além disso, o novo suve Chevrolet passa a contar com painel digital configurável de 8 polegadas e a última geração do Chevrolet MyLink de 11 polegadas. Ganha ainda carregador de bateria de telefone celular por indução, tomada 12 V e portas USB dos tipos A e C.
Já o Wi-Fi nativo proporciona sinal até 12 vezes mais estável em comparação com smartphones e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro a distância, além de viabilizar atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo pela internet. Tudo isso compõe o mais avançado pacote de conectividade da categoria.
O serviço do OnStar conta com 13 meses de gratuidade do plano Protect & Connect com 20 GB de franquia mensal para a versão High Country. A garantia do veículo é de cinco anos.
O Novo Trailblazer é o terceiro lançamento da GM previsto para o ano de um total de seis. O modelo chega às concessionárias da marca em meados de maio.
BS