O número 19 no nome de modelo indica a capacidade da bateria, 19 kW·h (quilowatts·hora), nova maneira de informar, num relance, um dado relevante de desempenho nesses tempos de eletrificação veicular. Em vez de cilindrada em litros ou centímetros cúbicos — 4,1 ou 4100, por exemplo, ou potência em cv, como McLaren 720S — é a vez de informar a capacidade da bateira. Este dado interessa tanto ou mais que o 3.9S do BYD Seal, que é o tempo de aceleração 0-100 km/h (3,9 segundos) por ter relação direta com a apreciada característica dos híbridos de carregamento externo como este suve, que é o alcance em modo elétrico.
O GWM PHEV19, informa a fabricante, é capaz de rodar 115 quilômetros sem consumir gasolina a partir da bateria totalmente carregada, isso pelo ciclo de medição WLTP, mas que cai para 74 quilômetros segundo apurou o Inmetro. Quando testarmos o modelo poderemos apurar essa questão, mas de qualquer maneira é um bom alcance. O consumo de gasolina oficial informado é de 36,2 km/l na cidade e 31,1 km/l na estrada.
Preço
O modelo foi precificado pela filial brasileira da Great Wall Motors em R$ 229.000, mas isso até o dia 20 p.v. para o lote inicial de 1.019 unidades. No dia seguinte será necessário desembolsar R$ 10 mil mais para adquirir um.
A GWM informa ser possível efetuar a compra antecipada no site da GWM em parceria com o Mercado Livre. Para garantir a reserva, é necessário um depósito de R$ 9.000, que pode ser pago por Pix ou boleto. A pré-venda também está disponível nas 70 concessionárias da marca e por meio do app My GWM, que inaugura o e-commerce da GWM com este lançamento. O link para baixar o app é: https://l1nq.com/MY-GWM-APP-BAIXE-AQUI.
Além do valor promocional, até o dia 20 de junho os compradores terão condições especiais, como taxa zero para entrada de 60% e 24 parcelas, wallbox grátis de 7 kW da marca GWM com 3 anos de garantia (mais o carregador portátil de série, que pode ser ligado em tomadas comuns de 110 ou 220 volts), recompra garantida, pacote Tomorrow Assistance por dois anos, tag de pedágio GWM da Veloe com isenção de mensalidade por 12 meses e pacote de conectividade com 3 GB por mês por dois anos.
Ainda dentro dessas condições especiais, os primeiros compradores também terão direito à proteção total da bateria do sistema híbrido nos dois primeiros anos contra qualquer tipo de dano, independente da garantia de fábrica de 8 anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de 5 anos para o restante do veículo, sem limite de quilometragem.
Dirigindo o PHEV19
O (por enquanto) importador ofereceu experimentação e mesmo no breve percurso na marginal do rio Pinheiros e alguma avenidas na capital paulista deu para ter boa impressão desse no produto chinês de 1.890 kg de peso em ordem de marcha que mede 4.663 mm de comprimento com entre-eixos de 2.738 mm, 1.886 mm de largura da carroceria e 1.729 mm de altura que resultam em amplo espaço interno e no conveniente porta-malas de 560 litros 1.445 litros com o banco traseiro rebatido)..
Agilidade no trânsito não é tão grande com ocorrer com todo veículo grande, mas a desenvoltura para acelerar agrada bastante. A aceleração 0-100 km/h calcando fundo o pedal da direita é feita em 7,6 segundos, segundo a GWM, coerente com a potência e o torque combinados de 326 cv e 54 m·kgf (não há informação de potência e torque individuais); motor e tração são dianteiros.
Tomando por base a densidade de potência do motor a combustão com essas característica como 130 cv/L é possível estimar que sua potência seja 195 cv, o que significaria o motor elétrico entregar 131 cv. A velocidade máxima informada do modelo é 180 km/h.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as lendas
O câmbio, associado ao motor a combustão de 1.499 cm³ turbocarregado, de 4 válvulas por cilindros e injeção direta, tem duas marchas., Embora falte informação de que tipo é, se epicíclico ou algum tipo de CVT, o fato é que a inserção e troca são automáticas, uma vez que o veículo só arranca em modo elétrico (o motor a combustão nunca funciona em marcha-lenta). Já o motor elétrico tem ligação direta com as rodas motrizes via redutor de relação única.
Embora o percurso de avaliação fosse em vias de bom asfalto, a percepção é de um rodar firme e ao mesmo tempo confortável., e silencioso — exceto o som do alarme de carro elétrico até 25 km/h obrigatório e que não pode ser desligado, um som alto e muito desagradável igual ao que se ouve nos filmes como alerta de aproximação de aviões bombardeiros.
Outra utilidade do H6 PHEV19
Uma das grandes novidades do novo GWM Haval H6 PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Essa tomada, para quem esqueceu, é a famigerada “tomada Lula”, introduzida no seu segundo mandato e que só serviu para infernizar a vida de dezenas de milhões de brasileiros a troco de absolutamente nada.
Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamento 220 V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W — nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido.
Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220 V.
Como visto em outros GWM, a dotação de itens de série (não há opcionais) é bem rica e pode ser vista na lista de conteúdo em seguida á (pobre) ficha técnica fornecida.
Para quem busca um suve, qualquer que seja o motivo, mas não precisa de tração nas quatro rodas, é um automóvel muito interessante sem nenhuma dúvida.
BS
(Atualizada em 18/6/24 às 22h40, correção do consumo de combustível, aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima, no texto e na ficha técnica)
FICHA TÉCNICA DO HAVAL H6 PHEV19 | |
MOTOR | |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, turbocarregado com interresfriador, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 84,8 |
Taxa de compressão (:1) | n.d. |
Potência máxima (cv/rpm) | n.d. |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | n.d. |
MOTORES ELÉTRICOS | |
Tipo | Trifásico, síncrono de ímã permanente, integrado à transmissão na dianteira |
POTÊNCIA E TORQUE COMBINADOS | |
Potência máxima combinada (cv) | 326 |
Torque máximo combinado (m·kgf) | 54 |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | Íons de lítio (níquel, cobalto, manganês) |
Tensão (V) | n.d. |
Capacidade (kW·h) | 19 |
Localização | Sob o assoalho da carroceria |
RECARGA | |
Conector | Tipo 2/CCS |
0-100%, (Wallbox AC 6,6 kW, horas) | Até 6 |
20-80% (tomada CCS DC, 33 kW, minutos) | 28 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automatizado, duas marchas não selecionáveis |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
Tração | Dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, 3 modos selecionáveis |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado / 340 |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco / 342,5 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8J x 19 |
Pneus | 235/55 R19 (Michelin) |
Estepe | Kit de reparo |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,68 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 560 / 1.445 com bancos rebatidos |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.890 |
Carga útil | n.d. |
Peso rebocável | 750 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.633 |
Largura sem/com espelhos | 1.886 / n.d. |
Altura | 1.729 |
Distância entre eixos | 2.738 |
Distância mínima do solo | 182 |
Ângulo de entrada/de saída/de rampa (º) | 23,7 / 27,9 / n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,6 |
Velocidade máxima, elétrico (km/h) | 140 |
Velocidade máxima, híbrido (km/h) | 180 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 36,2 |
Estrada (km/l) | 31,1 |
Alcance em modo elétrico Inmetro (km) | 74 |
CONTEÚDO DO HAVAL H6 PHVE 19 2014 |
EXTERIOR |
Abertura do porta-malas com sistema “mãos-livres! |
Antera tipo barbatana de tubarão |
Grade do radiador cromada |
Sensor de chuva |
Teto solar panorâmico elétrico |
INTERIOR |
Acabamento interno na cor bronze urbano |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e ajuste lombar para o motorista |
Bancos revestidos de material que imita couro |
Bancos traseiros rebatíveis 60:40 |
Carregamento de bateria de telefone celular por indução |
Descansa-braço dianteiro revestido de material que imita couro |
Luz ambiente azul |
Luzes internas de LED |
Volante multifuncional revestido de material que imita couro |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA |
Alerta e frenagem de emergência havendo tráfego transversal à retaguarda |
Alerta e frenagem de emergência que inclui reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas |
Assistente de frenagens de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos de segurança desatados |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina que cobrem os bancos dianteiros e traseiros |
Câmera 360º com função capô invisível + oito visualizações |
Chamada de emergência para bombeiros (193) |
Chamada para a central GWM |
Chave com função pânico, faz disparar a buzina |
“Chave inteligente” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave |
Cintos de segurança com pré-tensionador |
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda. |
Controle de descida |
Controle de tração |
Controle inteligente em curvas (controle de cruzeiro adaptativo ligado adapta a velocidade às curvas |
Destravamento automático das portas em caso de acidente |
Desvio inteligente, afasta o carro de um caminhão ao ultrapassá-lo em até 30 cm |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freios com prioridade sobre o acelerador mesmo que seu pedal esteja a fundo |
Frenagem autônoma de emergência em baixas velocidade |
Gravador de dados de eventos, semelhante à caixa preta dos aviões |
Marcha à ré automática — refaz os últimos 50 metros percorridos e reconhece novos obstáculos |
Mitigação de segunda colisão para evitar engavetamento |
Portas USB (4) |
Reconhecimento de placas de limite de velocidade |
Sensores de estacionamento (12), câmeras (3), radares (2), itens da condução semiautônoma |
Sistema totalmente ativo de estacionamento |
Travamento automático das portas ajustável para 15 ou 30 km/h |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (quatro alto-falantes e quatro tweeters, total de 140 W |
Atualização de software remota |
Comando de voz em português do Brasil para funções on e off-line |
Computador de bordo com tela de cristal líquido de 10,25 polegadas |
Conectvidade Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Diversas funções remotas pelo My GWM |
GPS nativo |
Modos de assistência de direção Comfort-Normal-Sport |
Modos de condução Eco-Normal-Sport-Neve |
Projeção de dados no para-brisa para informações de chamada, navegação e condução inteligente |
Tela do multimídia de 12,3 polegadas |
Volume do áudio indexado à velocidade do veículo |
Wi-Fi 4G cm função hotspot – interface para todos os ocupantes |
VIDROS E ESPELHOS |
Desembaçador do vidro traseiro |
Fechamento de janelas e teto solar por controle remoto |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Vidros com acionamento elétrico um-toque descida e subida |
Vidros esverdeados |
ILUMINAÇÃO |
Faróis de LED com ajuste de altura do foco |
Faróis de neblina de LED |
Lanternas traseiras de LED |
Luz de acompanhamento pelos faróis |
Luz de curva pelos faróis de neblina |
Luz traseira de neblina de LED |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Sinalização de frenagens de emergência pelo pisca-alerta |
Terceira luz de freio em ponto elevado |
CLIMATIZAÇÃO |
Ar-condicionado de duas zonas dianteiras |
Controle automático da qualidade do ar com filtro CN95 |
Função de antiembaçamento do para-brisa |
Purificador de ar ionizado integrado |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |