Depois de Dodge Challenger e Chevrolet Camaro terem sua produção descontinuada, a tradicional categoria de muscle cars americanos dispõe de apenas um sobrevivente, o Ford Mustang.
Agora, semanas após a Ford anunciar uma grande mudança em relação aos seus futuros lançamentos, com o cancelamento de elétricos para focar em híbridos, também acaba de informar que, enquanto o governo americano não a obrigar a parar, manterá em produção seu motor 5,0 V-8.
“Enquanto pudermos vender nosso V-8, vamos”, disse Laurie Transou, engenheira-chefe global do Ford Mustang, à Drive of Australia. “Eu diria que estamos em uma posição única em nosso mercado agora. Para o Mustang, oferecemos muitas variantes diferentes”, continuou ela. “Nós temos o Mustang Mach-E… então temos essas variantes. Temos o EcoBoost e temos o 5,0 litros [V-8].”
Suas falas estão alinhadas com as do executivo-chefe Jim Farley, que em janeiro disse que “temos EcoBoost, temos o Dark Horse agora e continuaremos investindo. E se formos o único no planeta fazendo um carro esportivo V-8 acessível para todos no mundo, que assim seja.” Em outras palavras, a Ford vê o V-8 como mais uma maneira de atrair compradores de outras marcas.
O gerente global de marca da Mustang, Joe Bellino, também comentou: “Eu diria, acho que estamos muito orgulhosos de ainda estar fabricando o V-8 e quando se trata de todos os outros, acho que isso nos deixa realmente orgulhosos do que fazemos. E se pensar sobre isso, essa é a nossa história, certo?”.
Para a alegria dos apaixonados pelos três pedais, a Ford também afirma que continuará fabricando o Mustang com câmbio manual. “Estamos constantemente olhando para o que nossos clientes querem. E certificando-nos de que fazemos tudo o que podemos para entregar o que eles querem”, disse Transou à Drive. “Eu diria que o que nossos clientes querem agora é um câmbio manual.”
Pelo que os fatos comprovam, os motores a combustão interna e o câmbio manual — este último lamentável e incompreensivelmente não no peculiar mercado brasileiro — continuarão presentes em nossas vidas por mais um longo período.
MF