Sem a menor dúvida a seção História do Leitor é a nossa mais querida. Sempre temos um grande prazer em receber as histórias e poder compartilhá-las em nosso espaço para que elas reverberem em toda a nossa audiência. Elas enriquecem essa característica participativa que só o AE tem. Enriquecem o conteúdo com vivências e experiências únicas. Reforçam algo muito importante para todos aqui: o autoentusiasmo.
Então achamos que seria bom comemorar a participação de nossos leitores com algumas informações interessantes.
Mas antes disso lembramos que para participar do AE com a sua história é muito fácil. Basta acessar esse link e preencher o formulário. Ficaremos muito felizes em recebe sua história.
Vamos aos números. Até agora foram 110 histórias publicadas no AE desde que passamos de blog para site em 2014. Isso representa uma média de 11 histórias por ano, ou quase uma por mês.
A primeira delas foi publicada no dia 2 de outubro de 2014, há 10 anos e menos de dois meses depois do lançamento do site. O leitor Josenilson T. Veras nos falou sobre A Magia do Carros e teve 2.731 visualizações até hoje.
“Lembro-me agora das várias Brasílias que meu pai teve e das viagens nesse carro barulhento. O motor fica na parte traseira, compartilhando o mesmo habitáculo com os ocupantes e isolado apenas por uma tampa. Em viagens longas chegava-se ao destino quase surdo! Lembro do calor no sertão de Pernambuco, o sol a queimar a estrada, a paisagem da caatinga. Às vezes minha mãe me colocava no colo e ali eu podia olhar o asfalto passar rápido na frente do carro.”
Agora vamos ver a cinco matérias com mais visualizações até hoje.
En quinto lugar, com 38.787 visualizações, temos a matéria do Jacson Maffessoni sobre o seu belíssimo trabalho em um motor CHT.
“Saulo comentou a tristeza de não encontrar um profissional para modificar o motor CHT. Todos indicavam trocar pelo motor VW AP. Isso não agradou e por muito tempo ele achou que não teria seu VW Gol com performance atualizada. Saulo não buscava por potências absurdas e muito menos por um motor que exigisse manutenção cara. Então, depois de muita conversa e detalhes, esclarecidos, listamos as características que o motor após modificações teria que ter.”
Em quarto lugar o leitor “Avatar”, de São Paulo, SP com sua matéria Menos é Mais com uma excelente reflexão sobre um belo passeio e convivência, teve 41.750 visualizações.
“Opiniões à parte, no final de tudo todos saíram satisfeitos: ciclistas curtindo o “pedal” em uma bonita paisagem, papai levando a família para passear no melhor jeito entusiasta e o sol brilhando para todos. Utilizando a estrada menos veloz (e por isso mais desprezada pelos motoristas), acabou-se fazendo o trajeto mais prazeroso. E como bônus, a estrada menos espaçosa e estruturada (em que pese a excelente pavimentação e sinalização que atualmente a Estrada dos Romeiros possui), pode se tornar a opção mais econômica pela distância mais curta e ausência dos extorsivos pedágios paulistas.”
Em terceiro, com 52.651 visualizações temos a bela e rica história da Brasinca por Edson Stanquini, de São Bernardo do Campo, SP:
“Entre as empresas criadas na década de 1980 que participaram ativamente deste segmento de veículos destacou-se uma do Grupo Brasinca, a Brasinca Veículos Especiais (BVE). A BVE nasceu em meados de 1985 com a missão de montar veículos especiais conforme a necessidade do cliente, ou seja, veículos de serviço focados em segmentos específicos definidos por cada consumidor. “
A segunda história do leitor mais lida é do nosso leitor mais fino, o “Fórmila Finesse” de Bento Gonçalves, RS, que fez um relato detalhado sobre as impressões do Ford K XR do seu amigo Jeison Paim. Teve 54.557 visualizações até hoje.
“Dirigindo normalmente o carro, ainda sentindo-o nos primeiros quilômetros, nota-se que as marchas acabam rápido, e em pouco tempo já se está andando em quinta marcha. As trocas ainda são lentas e pesadas, mas o motor é esperto e cobre qualquer demora (intencional) nas mudanças; As primeiras subidas surgem e onde inicialmente se pensava em espetar a terceira para subir com mais força, começando a esticar realmente o motor, verificamos que podemos fazer o mesmo em quarta, pois o motor vêm cheio de saúde e vai ultrapassando todo mundo que “anda normal”.”
E a história mais lida de todos os tempos, com 80.950 visualizações, é sobre uma obra de arte da engenharia, o motor da Vespa, escrita pelo leitor Daniel Girald, de Porto Alegre, RS.
“Uma obra de engenharia que às vezes parece ser injustamente subestimada. Mesmo tendo sido de enorme valor para a própria difusão do veículo motorizado de um modo geral em regiões onde o Ford Modelo T e até o Fusca e o Citroën 2CV foram incapazes de alcançar o resultado que tiveram nos respectivos países de origem, o motor da Vespa conseguia unir simplicidade e versatilidade em proporções que eventualmente até o idealizador do projeto da Vespa tenha ficado surpreso.”
Obrigado a todos pela dedicação com esses histórias sobre autoentusiasmo. E agora que já sabem dessas informações aguardamos as suas novas histórias, nós do AE e os assíduos leitores.
PM