O Fox foi o primeiro VW com motor de três cilindros, o BlueMotion lançado em julho de 2013. Agora é a vez do Fox Track, com a mesma motorização EA211, mas com algumas diferenças, como a direção ser eletroassistida em vez eletroidráulica e ter pneus e rodas de medidas diferentes, 195/55R15H em vez de 175/70R14T e 6Jx15 no lugar de 5Jx14. O peso subiu de 993 para 1.084 kg e há diferenças dimensionais como mais 45 mm no comprimento, 6 mm na largura, 7 mm na altura e 2 mm no entreeixos. Com as mudanças, o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) subiu de 0,33 para 0,36 e a área frontal, de 2,16 para 2,18 m². O resultado só poderia ser redução de desempenho e aumento do consumo.
A aceleração 0-100 km/h passou de 13,5/13,2 s para 14,4/14,7 s e a velocidade máxima, de 166/167 para 158/159 km/h (gasolina/álcool). Consumo, cidade/estrada de 12,7/14,4 km/l para 12,2/13,4 km/l com gasolina e de 8,8/9,9 km/l, com álcool, consumos esses oficiais Inmetro/PBE.
São números piores, certamente, mas não são sentidos no uso normal do dia a dia. O carro como um todo é agradável de dirigir em todos os sentidos e, claro, houve ganho de comportamento em curva, ficou mais rápido, os pneus fazem toda a diferença. Mas a largura ocasionou ligeiro aumento do diâmetro mínimo de curva, que passou de 10,8 para 10,9 m. O que ficou melhor, entretanto, foi a relação de direção ter passado de 15,8:1 para 14,8:1, embora o número de voltas do volante, entre batentes, tenha permanecido igual, 2,9 voltas, em razão do menor ângulo de esterço que levou ao maior diâmetro mínimo de curva. Mas ficou muito melhor de dirigir.
Destaque para o rodar, controlado e isolado dos maus pisos, com controle correto pelos amortecedores e molas com constantes adequadas. É bem confortável em marcha. O ambiente interno é agradável exceto pela inexplicável falta da faixa degradê no pára-brisa, e o dirigir é prazeroso com o quadro de instrumentos “Wolfsburg” à frente e um comando de câmbio que é referência. Elogio também para os bancos dianteiros.
Na estrada, é silencioso internamente, mesmo que o motor gire a 4.000 rpm a 120 km/h, denotando bom isolamento acústico, mesmo que que não haja manta fonoabsorvente no capô. O mérito é também do motor de três cilindros. A velocidade máxima é atingida em 5ª ou 4ª, rotações correspondentes de 5.300 e 6.700 rpm (o corte é a 6.800 rpm).
O preço do Fox Track é R$ 45.390 e ele vem dotado, de série, de ar-condicionado, faróis e luz traseira de neblina, repetidoras de setas nos espelhos, lanternas traseiras escurecidas, estrado de teto, pára-sóis com iluminação, ajuste de altura e distância do volante, acionamento elétrico dos vidros dianteiros um-toque, chave-canivete, sistema de áudio Media que integra rádio, Bluetooth, leitor de MP3 e entradas para USB, Aux-in e SD-card.
Os opcionais, cujos preços ainda não foram informados, compreendem acionamento elétrico dos vidros traseiros, ajuste elétrico dos espelhos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional com comandos de áudio e do sistema de informação I-System, espelho interno fotocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina. Há, ainda, o Composition Touch (ver adiante).
O Fox Track tem nove opções de cores: três sólidas (branco Cristal, vermelho Tornado e preto Ninja), cinco metálicas (prata Sargas, prata Tungstênio, cinza Platinum (o carro do teste), azul Night e vermelho Ópera) e uma perolizada (preto Mystic).
Infotenimento em alta
Mas é no infotenimento que o Fox Track se destaca, claramente atendendo ao consumidor mais jovem. O modelo estréia o novo sistema de infotenimento Composition Touch, oferecido como opcional por preço mais acessível, para espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.
Esse novo aparelho complementa a oferta de recursos de infotenimenot da família Fox, que já conta com o “Discover Media” — traz tela de 6,33″, navegador e permite espelhamento das plataformas Android Auto e Apple Carplay por meio do Volkswagen App-Connect. A atualização da base de mapas do sistema Discover Media é periódica e gratuita.
No visual, este Fox traz características próprias como a grade dianteira com friso pintado em cor “Siberian” e o pára-choque com faróis de neblina integrados. Os faróis têm acabamento que mistura máscara negra com detalhes cromados,
Na lateral, os destaques são o estrado de teto, as molduras inferiores e nas caixas de rodas e o logotipo “Track” nas portas traseiras. As maçanetas das portas e os retrovisores são pretos. Na traseira, o pára-choque traz um adesivo preto na região da placa. Destaque também para o defletor na cor preta na parte superior da tampa do porta-malas.
O interior traz a mesma ambientação e tecidos do Fox Comfortline, mas opcionalmente pode ainda ser equipado com o revestimento interno do teto e colunas escurecido.
Ficou bem agradável esse Fox Track.
BS
FICHA TÉCNICA FOX TRACK | |||
MOTOR | |||
Instalação | Dianteiro, transversal | ||
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | ||
Configuração / N° de cilindros | Em linha / 3 | ||
Diâmetro x curso | 74,5 x 76,4 mm | ||
Cilindrada | 999 cm³ | ||
Aspiração | Atmosférica | ||
Taxa de compressão | 11,5:1 | ||
Potência máxima | 75 cv (G), 82 cv (A), a 6.250:rpm | ||
Torque máximo | 9,7 m·kgf (G), 10,4 m·kgf (A), de 3.000 a 3.800 rpm | ||
N° de válvulas por cilindro | Quatro | ||
N° de comandos de válvulas /localização/acionamento | 2 / cabeçote /correia dentada | ||
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto no duto | ||
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.24 | ||
ALIMENTAÇÃO | |||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual / dianteiras | ||
N° de marchas | 5 à frente e uma à ré | ||
Relações de transmissão | 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1 | ||
Relação do diferencial | 4,929:1 | ||
FREIOS | |||
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS | ||
Dianteiros | Disco ventilado Ø 256 mm | ||
Traseiros | Tambor Ø 200 mm | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 19 mm Ø | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica | ||
Diâmetro mínimo de curva | 10,9 m | ||
Relação de direção | 14,8:1 | ||
N° de voltas entre batentes | 2,9 | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas e pneus | Alumínio 6Jx14, 195/55R15H | ||
PESOS | |||
Em ordem de marcha | 1.084 kg | ||
Carga máxima | 396 kg | ||
Carga máxima rebocável sem/com freio | 200/200 kg | ||
DIMENSÕES EXTERNAS | |||
Comprimento | 3.868 mm | ||
Largura com / sem espelhos | 1.663/1.904 mm | ||
Altura | 1.552 mm | ||
Distância entre eixos | 2.467 mm | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.432 / 1.426 mm | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,364 | ||
Área frontal | 2,18 m² | ||
Cx x A | 0,794 m² | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas conforme (VDA) | 270 litros | ||
Tanque de combustível | 50 litros | ||
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 158 (G) / 159 (A) km/h | ||
Aceleração 0-100 km/h | 14,4 s (G) / 14,7 s (A) | ||
Aceleração 0-1.000 m | 35,2 s (G) / 35 s (A) | ||
Retomada 80-120 km/h, 5ª | 23,8 s (G) / 19,5 s (A) | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
Velocidade por 1.000 rpm em 5ª | 29,9 km/h | ||
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm | ||
Rotação à velocidade máxima. 5ª/4ª | 5.300/6.700 rpm |