A Nissan lançou nesta quinta-feira (19) o Sentra 2017, com pequenas mudanças no estilo e aporte de itens de segurança, como controle de estabilidade e tração. É importado do México, onde é produzido na fábrica na cidade de Aguascalientes, e como tem cota para importar isento do imposto de importação, segundo acordo de comércio bilateral entre os dois países, seu preço fica atraente.
A versão S custa R$ 79.990, a SV, R$ 84.990, e a topo SL, R$ 95.990, portanto bem de acordo com o segmento.
O Sentra veio ao mundo em 1982 e está na sétima geração, surgida em 2013, e em novembro último foi apresentada a atualização de meia-vida no Salão de Los Angeles. A motorização continua a mesma e exclusiva para o Brasil e alguns mercados, o 1.997-cm³ MR20DE (84 x 90,1 mm) flex de 140 cv a 5.100 rpm e 20 m·kgf a 4.800 rpm (com gasolina ou álcool). Embora não seja um expoente em potência, é um motor moderno: bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase contínuo na admissão, corrente, quatro válvulas por cilindro e partida a frio sem injeção de gasolina estando o tanque com álcool apenas (sistema Flex Start da Bosch). A taxa de compressão é bem baixa para os padrões atuais, 9,7:1.
A relação r/l do motor é 0,32 (biela de 139 mm e curso de 90,1 mm), mas não há aspereza que chame a atenção. O funcionamento é suave e elástico, embora isso fosse mais perceptível com câmbio manual, lamentavelmente indisponível no Brasil. O câmbio é o CVT XTRONIC surgido com a 7ª geração, que o AE testou em outubro de 2013, agora aplicado às três versões (a S era manual de seis marchas).
Não foram divulgados dados de aceleração e velocidade máxima; é incrível que isso ainda aconteça. O carro anda bem. Pesa de 1.327 a 1.360 kg (SL) e antes a balança acusava de 1.288 a 1.348 kg, mas deve-se considerar o que a versão S tinha câmbio manual de seis marchas, mais leves que os automáticos. Os dados de desempenho do carro testado em 2013 eram 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 186 km/h, coerente com a potência e o Cx 0,287, e podem ser considerados como os deste novo.
Os consumos de combustível segundo o Inmetro/PBE são cidade 9,9 e 6,7 km/l (G/A) e estrada, 12,7 e 9,1 km/l (idem). No percurso de teste obtive o número oficial com facilidade com gasolina no tanque. Em alguns trechos da SP-070 Rodovia Carvalho Pinto cheguei a 13,1 km/l a 125 km/h indicados sem ar-condicionado.
Dimensionalmente, este Sentra está 11 mm mais comprido (4.635 mm), mantém a largura de 1.761 mm, está 9 mm mais baixo (1.504 mm), mesmo entre-eixos de 2.700 mm, bitolas dianteira e traseira iguais com 1.530 mm (eram 1.520/1.544 mm). Altura livre do solo, não informada antes, é de 190,3 mm. O espaço interno é amplo, inclusive para os passageiros do banco traseiro.
Nada mudou nas suspensões dianteira e traseira, McPherson e eixo de torção, com barras estabilizadoras, sendo a traseira integrada ao eixo. A direção eletroassistida é, claro, indexada à velocidade, e sua relação é conveniente, 16:1, com três voltas entre batentes do excelente volante de Ø 365 mm. O diâmetro mínimo de curva informando antes é de 9,6 metros, que me pareceu exagerado pelo que senti ao dirigir. A conferir quando do teste “no uso”.
Mas o fato é que o comportamento em curva é irrepreensível, como que fosse um “semi-sport”, caso tivesse controle à disposição. Repete o jeito de andar anterior, firme sem ser desconfortável.
O CVT XTRONIC, como no teste dois anos e meio atrás, não tem a incômoda sensibilidade de fazer subir muito a rotação ao se acelerar minimamente, vai razoavelmente bem. Fora a posição “D” da alavanca seletora, há apenas a “L”, que estreita faixa de relações — que em “D” vai de 2,631:1 a 0,378:1 —para se obter freio-motor. Um botão no lado esquerdo da manopla serve para cancelar a sobremarcha (overdrive), para maior desempenho em reta.
O câmbio e bem longo em “última marcha” (SL que dirigi, pneus 205/50R17V), com v/1000 de 60,5 km/h para 120 km/h a 1.983 rpm ou, arredondando, 2.000 rpm. Tudo exatamente igual a antes, exceto a relação mais curta, a “primeira” do câmbio, ligeiramente alongada, era 2,759:1 (4,6%).
Nesta versão atualizada o Sentra ganhou controle de estabilidade e tração, que é desligável, alertas de ponto cego e tráfego transversal à retaguarda, e alerta de colisão frontal. Desde a versão S há espelho interno fotocrômico, novo rádio com mostrador de 5 polegadas, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático (para mais itens, veja a lista de equipamentos adiante especificando quais versões têm o quê).
O que falta no carro é a saída de climatização para o banco traseiro, que eu já havia apontado no teste em 2013. O console de túnel que se prolonga até o espaço traseiro tem o lugar para o difusor, porém é fechado. Falta também luz traseira de neblina, incompreensível já que há faróis de neblina. E continua a não haver a apreciada faixa degradê no para-brisa. Mas num detalhe a Nissan acertou e merece aplauso: os indicadores de direção na traseira são em cor âmbar, dentro do nosso padrão de sinalização, e não vermelhas como no Ford Fusion. E também por prover estepe operacional, com roda de aço, e pelo velocímetro “puro”, sem a incômoda escala interna em milhas por hora.
Alguns detalhes podem melhorar, como prover acionamento um-toque no vidro do motorista subida e descida — só tem subida —, e prover processamento mais rápido do computador de bordo, por exemplo, é muito longo o tempo entre zerar consumo e este ser exibido.
Com o novo Sentra, a Nissan tem condições para enfrentar esse disputado segmento dos sedãs médios e poderá atrair compradores. Atributos esse Sentra tem mais do que nunca.
BS
Obs: Veja galeria de fotos após ficha técnica e lista de equipamentos.
FICHA TÉCNICA NISSAN SENTRA SL 2017 | |
MOTOR | |
Designação | MR20DE |
Descrição | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação direta por tuchos hidráulicos, variador de fase na admissão, bloco e cabeçote de alumínio, instalação transversal; flex gasolina e álcool |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Diâmetro x curso | 84 x 90,1 mm |
Comprimento da biela | 139 mm |
Relação r/l | 0,32 |
Taxa de compressão | 9,7:1 |
Potência | 140 cv a 5.100 rpm, com gasolina ou álcool |
Torque | 20 m·kgf a 4.800 rpm, com gasolina ou álcool |
Formação de mistura | Injeção eletrônica seqüencial no duto, acelerador eletrônico |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro, automático de variação contínua, tração dianteira |
Relações-limite de marcha | De 2,631:1 a 0,378:1; ré 1,75:1 |
Relação do diferencial | 5,097:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangula inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica, diâmetro de giro 10,4 m |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 292 mm |
Traseiros | A disco de 279 Ø mm |
Circuito hidráulico/controle | Duplo em “X”/ ABS de 4 canais e 4 sensores com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7J x 17 |
Pneus | 205/50R17V |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto | Cx 0,299 |
Área frontal (calculada) | 2,11 m² |
Área frontal corrigida | 0,630 m² |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.636 mm |
Largura | 1.761 mm |
Altura | 1.504 mm |
Distância entre eixos | 2.700 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.530/1.530 mm |
PESO E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha | 1.360 kg |
Porta-malas | 503 litros |
Tanque de combustível | 52 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 10,1 s |
Velocidade máxima | 186 km/h |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade | 9,9 km/l (G) e 6,7 km/l (A) |
Estrada | 12,7 km/l (G) e 9,1 km/l (A) |
EQUIPAMENTOS NISSAN SENTRA 2017 | |||
VERSÕES | S | SV | SL |
CÂMBIO | |||
Câmbio automático CVT XTRONIC com função sobremarcha | s | s | s |
CONFORTO E COMODIDADE | |||
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto | s | s | s |
Acabamento dos bancos em veludo na cor preta | s | – | – |
Acabamento dos bancos em couro* na cor preta | – | s | s |
Acendimento automático dos faróis | s | s | s |
Ar-condicionado | s | – | – |
Ar-condicionado automático digital duas-zonas | – | s | s |
Banco do motorista com regulagem elétrica | – | – | s |
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável | s | s | s |
Chave inteligente presencial (I-Key) | s | s | s |
Comando interno de abertura do porta-malas e portinhola do tanque de combustível | s | s | s |
Computador de bordo com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta. | s | s | s |
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado | s | s | s |
Console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado | – | s | s |
Controle automático de velocidade de cruzeiro com comandos no volante | – | s | s |
Controle de áudio no volante | s | s | s |
Direção assistida elétrica indexada à velocidade | s | s | s |
Iluminação interna central | s | s | s |
Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro | – | s | s |
Painel de instrumentos com display central em TFT de 5” | – | – | s |
Parassol com espelhos e iluminação para motorista e passageiro | s | s | s |
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central | s | s | s |
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço | – | s | s |
Porta-luvas com sistema de amortecimento e chave | s | s | s |
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseira | s | s | s |
Retrovisor interno com bússola digital | – | – | s |
Retrovisor interno eletrocrômico | s | s | s |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | s | s | s |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente | – | – | s |
Sistema de partida a frio Flex Start | s | s | s |
Sistema eletrônico de ignição por botão e abertura das portas sem o uso da chave | s | s | s |
Teto solar com controle elétrico | – | – | s |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos um-toque para vidro do motorista | s | s | s |
Volante com acabamento em couro e novo desenho esportivo | s | s | s |
Volante de três raios com regulagem de altura e profundidade | s | s | s |
APARÊNCIA | |||
Faróis dianteiros com design em LED | – | – | s |
Lanternas traseiras em LED | s | s | s |
Maçanetas internas e externas de abertura das portas cromadas | s | s | s |
Novas rodas de liga leve 17″ com design espotivo e acabamento grafite | – | – | s |
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção | s | s | s |
Rodas de liga leve de 16” e pneus 205/55 R16H | s | – | – |
Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/50 R17V | – | s | – |
SEGURANÇA | |||
Alarme de advertência sonoro para lanternas acesas e chave no interior do carro | s | s | s |
Alarme perimétrico | s | s | s |
Alerta de colisão frontal | – | – | s |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | – | – | s |
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) | s | s | s |
Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro | s | s | s |
Bolsas infláveis laterais e de cortina | – | – | s |
Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5) | s | s | s |
Controle de Tração e Estabilidade | s | s | s |
Faróis de neblina | s | s | s |
Fixadores traseiros para bancos de crianças (Isofix) | s | s | s |
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) | s | s | s |
Imobilizador de motor | s | s | s |
Limpador de para-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável | s | s | s |
Monitoramento de ponto cego | – | – | s |
Sensor de estacionamento | s | s | s |
Sistema elétrico de travamento central das portas | s | s | s |
Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento | s | s | s |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||
Bluetooth™ com comandos no volante | s | s | s |
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio | – | s | s |
Rádio CD Player com MP3, tela tátil com mostrador de 5” colorido, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, conector USB no console central | s | s | s |
Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™ | – | s | s |
Sistema de som com 4 alto-falantes | s | – | – |
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters | – | s | – |
Bose Premium Audio – sistema premium de som c/ 4 alto falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers | – | – | s |
Legenda: s Série – Não Disponível | |||
*Partes em couro legítimo e partes em couro sintético |
Galeria de fotos:
(Fim)
(Atualizado em 3/06/16, correção de dados na ficha técnica)