Esta matéria é tradução e transcrição da publicada no site americano Wired (www.wired.com) quatro dias atrás, de autoria de Alex Davis com foto (acima) de Mitch Diamond. Ela chegou ao conhecimento do Ae por colaboração do leitor Sandro Antônio Cunha, a quem agradecemos.
Note como o que se propõe passa por uma coisa chamada bom senso, algo em baixa no Brasil quando o assunto é trânsito.
Bob Sharp
Editor-chefe
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Sim, devemos permitir que as motos andem no corredor
Todo motorista de Califórnia já viu isso. Enquanto ele está de carro no trânsito carregado de uma via expressa trafegando lentamente, um motociclista após outro vai passando célere entre duas faixas. Pode parecer injusto (como ele é autorizado a fazer isso!?) e inseguro (ele não bate em nada!?), e por esses motivos, irregular. Só que não é. Pelo menos não na Califórnia.
Dividir a faixa, também chamado de compartilhar a faixa, é 100% legal no Estado Dourado, simplesmente porque não é proibido. Sequer é mencionado em alguma página das regras da estrada.
Só que agora políticos da Califórnia estão tentando torná-lo permitido, com uma lei que tornaria o compartilhamento de faixa explicitamente legal — e, naturalmente, com certa regulamentação. O projeto de lei já tramitou pela assembléia estadual sem contestação e agora segue para o Senado.
E para quem ser preocupa com congestionamentos, emissões de carbono ou segurança dos motociclistas será muito bom.
De não ilegal a permitido
Todos os demais estados da união proíbem explicitamente o compartilhamento de faixa, de acordo com a Associação Americana de Motociclistas, embora alguns tenham reconsiderado a questão nos últimos anos. Na Europa e na Ásia é permitido.
O Código de Veículos da Califórnia nada fala de compartilhamento de faixa, por isso mesmo não sendo ilegal. O mais próximo que motociclistas têm sobre compartilhamento de faixa são conselhos dados pela Patrulha Rodoviária da Califórnia em 2013. Eles não têm poder de lei, mas motociclistas são aconselhados a fazer o compartilhamento só quando o tráfego estiver a 50 km/h ou menos e não andar mais que 15 km/h em relação à corrente de tráfego. É recomendado também andar entre as duas faixas mais à esquerda (onde os motoristas estão “mais acostumados” ao compartilhamento) e não fazê-lo perto de caminhões, à noite ou em estradas com as quais não se está acostumado, ou quando está chovendo.
O projeto de lei que está tramitando segue essas mesmas linhas básicas, mas torna o assunto bem mais claro. Ele “inequivocamente autoriza motocicletas a trafegar entre veículos parados ou andando lentamente,” desde que a coluna de tráfego esteja a 80 km/h ou menos e o motociclista não vá a mais que 25 km/h que a coluna.
Vantagens
O grande ganho dos motociclistas ao poderem andar entre carros é óbvio. Enquanto um horda de quatro rodas se arrasta na Ponte Bay a 5 km/h, motociclistas passam zunindo por eles. Mas é bom para os motoristas também, porque motociclistas que usam o método reduzem congestionamentos e emissões de carbono. Isso de acordo com um estudo de 2012 pela firma belga Transport & Mobility Leuven.
Ao estudar um trecho de estrada congestionado, os pesquisadores concluíram que substituindo 10% dos carros por motos reduziria o tempo preso no trânsito em 63% — para todo mundo. As emissões de carbono caem em 6%, devido em grande parte à melhor fluidez. O estudo não considerou especialmente o compartilhamento de faixa, mas observou que “quando o trânsito pára de uma vez pode-se assumir que motocicletas trafeguem entre duas faixas.”
Além disso, há vantagens em segurança no compartilhamento de faixas. É difícil acreditar — é fácil para um motorista bater em que esteja passando — mas andar entre dois carros em vez de na frente ou atrás deles parece reduzir o risco de uma colisão fatal, especialmente pela traseira.
“Aparentemente contra-intuitivo, filtrar o trânsito é na verdade uma técnica segura,” escreveu num estudo em agosto de 2011 o consultor de segurança em motocicletas Steve Guderian; “Ela tira a motocicleta e o motociclista de um ponto perigoso atrás de um carro parado e coloca a motocicleta num envelope mais seguro formado por dois veículos maiores.” Guderian descobriu que a Califórnia tem bem menos fatalidades de colisão pela traseira do que outros estados.
O membro da Assembléia da Califórnia Dan Quirk, um dos autores do projeto de lei, destaca esses benefícios. Ele também argumenta que uma vez o compartilhamento de faixa se tornando oficialmente legal, será mais fácil criar regras definindo o que é seguro e o que não é. “Ao serem estabelecidas claramente normas na lei estadual tornará mais fácil para a Patrulha Rodoviária da Califórnia e para o Departamento de Veículos a Motor, por exemplo, educar os motociclistas para esse procedimento,” diz.
Ae/BS