• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

AQUELA PEÇA…

identicon por Boris Feldman
14/01/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman, Outros




A culpa é da fábrica, da concessionária, do governo, do posto, da loja, da estrada. Nunca daquela famosa peça entre o volante e o banco….

• Não adianta o motorista na estrada achar que espanta o sono, pois acabará irremediavelmente nocauteado por ele: não é por acaso que alguns automóveis mais modernos e sofisticados detectam sua sonolência e acendem um aviso no painel, acompanhado de uma xícara de café… Motoristas mais experientes nem tentam: quando percebem o sono chegando, encostam no primeiro lugar seguro, como um posto, para uma cochilada. Uma soneca de meia-hora costuma reabilitar o motorista para mais algumas horas ao volante.

• Outro vicio é o péssimo hábito do pé apoiado no pedal da embreagem e a mão na alavanca de mudanças. Quando alertados, juram que só encostam o pé (ou a mão) sem acioná-los. Engano: qualquer trepidação ou pequeno solavanco é suficiente para que sejam acionados imperceptivelmente.  Não é à toa que muitos automóveis são projetados com um apoia-pé à esquerda da pedaleira.

• Motorista nem imagina o risco que corre ao dirigir com o braço esquerdo dependurado fora da porta: muitos já sofreram ferimentos graves e foram parar no pronto-socorro por esta inexplicável mania. Outro perigo é dirigir na estrada com os vidros abertos: além de outros riscos, se o carro se envolve num acidente e capota, é frequente o braço (esquerdo) do motorista ou (direito) do passageiro se movimentar para fora e serem atingidos ou até esmagados pela carroceria. É por isto que modelos mais modernos e sofisticados, ao detectar a possibilidade de uma capotagem, entre outras providências fecham o teto solar e os vidros.

• Quantos carros já desceram sozinhos ladeira abaixo sem motorista ao volante e provocaram acidentes graves? Logo depois, a cena habitual: o dono do carro que chega apavorado jurando ter puxado o freio de mão. Mas, se o carro desceu sozinho é porque se esqueceu de engatar primeira ou ré. E, se puxou o freio, não o fez com muita força, como manda o figurino. Mas, por que exagerar o esforço ao puxar a alavanca do freio de estacionamento? Porque, ao ser estacionado, os componentes do freio estavam aquecidos e dilatados. Minutos depois, quando esfriam e “encolhem”, não travam mais as rodas caso a alavanca não tenha sido acionada com muita força.

• Ar-condicionado está se popularizando, pois além do conforto virou item de segurança e permite manter os vidros fechados. Um de seus comandos  é um botão que tem desenhado um círculo com uma seta. Ele bloqueia a troca do ar ambiente com o externo e deve ser acionado em locais com muita poeira ou fumaça, ou atrás de um caminhão expelindo uma nuvem preta de fuligem. Ou para acelerar a refrigeração do carro muito aquecido. Entretanto, a maioria dos motoristas não percebe o perigo de manter este comando acionado durante horas: com as janelas fechadas e a troca entre os ambientes externo e interno bloqueada, o ar do habitáculo ficará viciado e contaminado com o gás carbônico expelido pelos passageiros, que não é nocivo à saúde porém não contém o vital oxigênio. Por isso muitos carros alternam automaticamente para ar externo decorrido certo tempo, como 20 minutos.

• Ainda sobre ar-condicionado, o equipamento faz parte da segurança preventiva, a terceira segurança junto com a ativa, a que dá ao motorista condições de evitar acidentes, e a passiva, aquela que minimiza os efeitos dos acidentes. A segurança preventiva é aquela que proporciona bem-estar e menos fadiga do motorista, contribuindo de maneira decisiva para que não cometa erros.

• Motorista que faz uso de remédio “tarja preta” (ansiolíticos, antidepressivos e outros) pode ter prejudicada sua atenção ao volante, perder concentração, rapidez de reflexos, coordenação motora e avaliação de riscos. O mais grave — e que poucos imaginam — é que remédios simples e vendidos sem controle (antigripais, antialérgicos e analgésicos) também causam reações adversas, pois contêm anti-histamínicos que causam sonolência e tonturas.

• Tem motorista que se sente um ás ao volante (ou “asno”?) por sua extraordinária coordenação motora. Ao parar numa subida, controla a embreagem e o acelerador para manter o carro parado sem pisar no freio. Depois vai à concessionária exigir garantia do disco de embreagem que se desgastou na metade do tempo previsto…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.






Próximo

TURBINAS – HISTÓRIA, CONCEITOS E EMPREGOS – PARTE 2, FINAL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17