• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

DE OLHO (BEM) ABERTO ATÉ NA COMPRA DO CARRO NOVO

A COMPRA DO USADO EXIGE MUITA ATENÇÃO, MAS ADQUIRIR UM CARRO ZERO-QUILÔMETRO TAMBÉM DEMANDA CERTOS CUIDADOS

identicon por Boris Feldman
14/07/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: autopapo.com.br

Foto: autopapo.com.br







Chegou o momento de você comprar um carro zero-quilômetro, muitas vezes o seu primeiro, e você acha que não terá nenhum problema em realizar a compra numa concessionária, dando-lhe tranquilidade e paz de espírito. Mas há pontos a que você deve ficar atento. Veja quais são, todos baseados na minha experiência de mais de 50 anos lidando com automóveis.

Pintura – Pressupõe-se que carro zero-km seja absolutamente hígido, perfeito, sem nenhum dano. Mas no processo de ser transportado do pátio da fábrica para a concessionária pode acarretar danos na pintura ou amassados, pequenos mas podem. Se você notar algo anormal nesse sentido no momento de retirar o carro, exija que o reparo seja feito com toda a técnica, por exemplo, a tinta ser sintética com secagem a 80 ºC, que reproduz a qualidade da pintura de fábrica. Certifique-se de que a seção de pintura tenha painéis de secagem. Caso não haja o equipamento e lhe disserem que este serviço é terceirizado, é melhor exigir outro carro ou desfazer o negócio, pois pintura malfeita em pouco tempo se revela pela diferença em relação à original.

Pneus – Comece reparando na marca e tipo. Podem ser de ótima qualidade, mas têm que estar disponíveis no mercado de reposição. Sabê-lo não é tão simples, será preciso ver no site da fabricante do pneu. Esse cuidado é ainda mais importante quando o carro é nacional e tem pneus importados: certifique-se de que a fabricante os terá em estoque na sua rede de concessionárias. Em caso de dúvida, peça para trocar as rodas que estejam com pneus de outra marca. Ou todo o carro. Atenção também para o estepe, exija que o pneu seja da mesma marca e tipo das outras rodas, exceto no caso de estepes temporários, que podem inclusive ser de medida diferente, é normal.

Proteção – Há vendedores que  oferecem (visando ganhar comissão) o serviço de “proteção” da pintura num carro zero-km. Os nomes variam: espelhamento, polimento, vitrificação, polimerização e outros. Recuse simplesmente, pois a pintura, se metálica, recebe uma camada de verniz na fábrica e não precisa de nada disso: Mais, para o “espelhamento” é necessário remover todo o verniz por lixamento, deixando a pintura sem a proteção original.

Acessórios –  O vendedor recebe comissão pelos acessórios que vende, é parte da sua atividade. Mas cuide, certifique-se de que o acessório seja homologado pela fabricante, sob pena de o carro perder a garantia se não for. Mesmo que o vendedor garanta que a concessionária se responsabiliza caso não seja homologado, se o carro for levado a outra concessionária poderá perder a garantia.

Equipamentos – No ato da entrega confira rigorosamente todos os itens que acompanham um carro 0-km, como: jogo de manuais, estepe, chave-reserva, triângulo, macaco, chave de roda, etc. Se você der pela falta de algo depois de tirar o carro da concessionária, será difícil ou mesmo impossível tê-los.

Fim de linha – Pode ser vantajoso a compra de um carro que será substituído daí a algumas semanas por um de nova geração ou um simples facelift (atualização de meia-vida). Mas você tem que estar ciente do fato para poder usá-lo a seu favor na argumentação com o vendedor sobre uma redução de preço, obter acessórios em cortesia, supervalorização do usado eventualmente dado em troca, etc. Ou alegar que prefere esperar o novo modelo, uma maneira de pressionar o vendedor a dar desconto.

“Upgrade” – Você quer a versão de topo do modelo em mente. O vendedor diz não tê-lo em estoque, mas que equipa uma versão inferior com todos os itens da topo. Recuse, pois esses itens não agregam valor ao veículo e na hora de vendê-lo anos depois ele não será avaliado como topo, mas como versão original — vale bem menos, não importa quanto você tenha gasto para equipá-la…

“Ano-modelo”– No final de um ano e no início do seguinte há a questão de o carro ser de um ano de fabricação e modelo do ano seguinte, descrito, por exemplo, como 2018/2019. O vendedor diz que o que vale é o “ano-modelo”, mas pode acontecer de ser avaliado como 2018 ao ser dado em troca e ser considerado 2019 quando alguém for comprá-lo… Mas há duas vantagens ao se comprar um modelo 2019 em 2018: o IPVA é calculado com base no ano de fabricação e os dois carros são absolutamente idênticos.

Juro zero – Financiamento com juro zero pode ser interessante — desde que o preço da compra seja o sugerido pelo fabricante. Mas se o carro 0-km estiver sendo vendido por preço abaixo do sugerido. significa que você estará pagando mais do que seu valor de 0-km no mercado. Para não ter essa perda, compre à vista com um bom desconto, mesmo que você precise de financiamento através de uma instituição financeira, nesse caso pagando à vista com a carta de crédito.

BF

A colina “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

COMEMORANDO OS 40 ANOS DO 147 A ÁLCOOL – POR MÁRIO PINHEIRO

Próximo

ESCORT XR3 FÓRMULA, O GRANDE AVANÇO DA FORD

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: quatrorodas.abril.com.br

ESCORT XR3 FÓRMULA, O GRANDE AVANÇO DA FORD

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

GMC CANYON SEGUE COLORADO, GANHA LUXO E CHEGA A 314 cv

11/08/2022
Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

GMC CANYON SEGUE COLORADO, GANHA LUXO E CHEGA A 314 cv

11/08/2022
Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In