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Home BF

DE OLHO (BEM) ABERTO ATÉ NA COMPRA DO CARRO NOVO

A COMPRA DO USADO EXIGE MUITA ATENÇÃO, MAS ADQUIRIR UM CARRO ZERO-QUILÔMETRO TAMBÉM DEMANDA CERTOS CUIDADOS

identicon por Boris Feldman
13/07/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: autopapo.com.br

Foto: autopapo.com.br





Chegou o momento de você comprar um carro zero-quilômetro, muitas vezes o seu primeiro, e você acha que não terá nenhum problema em realizar a compra numa concessionária, dando-lhe tranquilidade e paz de espírito. Mas há pontos a que você deve ficar atento. Veja quais são, todos baseados na minha experiência de mais de 50 anos lidando com automóveis.

Pintura – Pressupõe-se que carro zero-km seja absolutamente hígido, perfeito, sem nenhum dano. Mas no processo de ser transportado do pátio da fábrica para a concessionária pode acarretar danos na pintura ou amassados, pequenos mas podem. Se você notar algo anormal nesse sentido no momento de retirar o carro, exija que o reparo seja feito com toda a técnica, por exemplo, a tinta ser sintética com secagem a 80 ºC, que reproduz a qualidade da pintura de fábrica. Certifique-se de que a seção de pintura tenha painéis de secagem. Caso não haja o equipamento e lhe disserem que este serviço é terceirizado, é melhor exigir outro carro ou desfazer o negócio, pois pintura malfeita em pouco tempo se revela pela diferença em relação à original.

Pneus – Comece reparando na marca e tipo. Podem ser de ótima qualidade, mas têm que estar disponíveis no mercado de reposição. Sabê-lo não é tão simples, será preciso ver no site da fabricante do pneu. Esse cuidado é ainda mais importante quando o carro é nacional e tem pneus importados: certifique-se de que a fabricante os terá em estoque na sua rede de concessionárias. Em caso de dúvida, peça para trocar as rodas que estejam com pneus de outra marca. Ou todo o carro. Atenção também para o estepe, exija que o pneu seja da mesma marca e tipo das outras rodas, exceto no caso de estepes temporários, que podem inclusive ser de medida diferente, é normal.

Proteção – Há vendedores que  oferecem (visando ganhar comissão) o serviço de “proteção” da pintura num carro zero-km. Os nomes variam: espelhamento, polimento, vitrificação, polimerização e outros. Recuse simplesmente, pois a pintura, se metálica, recebe uma camada de verniz na fábrica e não precisa de nada disso: Mais, para o “espelhamento” é necessário remover todo o verniz por lixamento, deixando a pintura sem a proteção original.

Acessórios –  O vendedor recebe comissão pelos acessórios que vende, é parte da sua atividade. Mas cuide, certifique-se de que o acessório seja homologado pela fabricante, sob pena de o carro perder a garantia se não for. Mesmo que o vendedor garanta que a concessionária se responsabiliza caso não seja homologado, se o carro for levado a outra concessionária poderá perder a garantia.

Equipamentos – No ato da entrega confira rigorosamente todos os itens que acompanham um carro 0-km, como: jogo de manuais, estepe, chave-reserva, triângulo, macaco, chave de roda, etc. Se você der pela falta de algo depois de tirar o carro da concessionária, será difícil ou mesmo impossível tê-los.

Fim de linha – Pode ser vantajoso a compra de um carro que será substituído daí a algumas semanas por um de nova geração ou um simples facelift (atualização de meia-vida). Mas você tem que estar ciente do fato para poder usá-lo a seu favor na argumentação com o vendedor sobre uma redução de preço, obter acessórios em cortesia, supervalorização do usado eventualmente dado em troca, etc. Ou alegar que prefere esperar o novo modelo, uma maneira de pressionar o vendedor a dar desconto.

“Upgrade” – Você quer a versão de topo do modelo em mente. O vendedor diz não tê-lo em estoque, mas que equipa uma versão inferior com todos os itens da topo. Recuse, pois esses itens não agregam valor ao veículo e na hora de vendê-lo anos depois ele não será avaliado como topo, mas como versão original — vale bem menos, não importa quanto você tenha gasto para equipá-la…

“Ano-modelo”– No final de um ano e no início do seguinte há a questão de o carro ser de um ano de fabricação e modelo do ano seguinte, descrito, por exemplo, como 2018/2019. O vendedor diz que o que vale é o “ano-modelo”, mas pode acontecer de ser avaliado como 2018 ao ser dado em troca e ser considerado 2019 quando alguém for comprá-lo… Mas há duas vantagens ao se comprar um modelo 2019 em 2018: o IPVA é calculado com base no ano de fabricação e os dois carros são absolutamente idênticos.

Juro zero – Financiamento com juro zero pode ser interessante — desde que o preço da compra seja o sugerido pelo fabricante. Mas se o carro 0-km estiver sendo vendido por preço abaixo do sugerido. significa que você estará pagando mais do que seu valor de 0-km no mercado. Para não ter essa perda, compre à vista com um bom desconto, mesmo que você precise de financiamento através de uma instituição financeira, nesse caso pagando à vista com a carta de crédito.

BF

A colina “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br







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Foto: quatrorodas.abril.com.br

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