Da Automotive News
Por Danielle Szatkowski
Em abril, a direção da Car2Go (logomarca na foto de abertura), empresa de compartilhamento de veículos subsidiária da Daimler North America, resolveu parar com a checagem manual dos antecedentes de todos os seus usuários como maneira de atrair novos clientes. Em vez disso, atraiu uma horda de ladrões em Chicago.
Dezenas de veículos foram roubados da empresa em 15 de abril, segundo a Bloomberg Businssweek, e quando funcionários da Car2Go foram a um bairro na Zona Oeste de Chicago para recuperá-los, os ladrões disseram que os carros eram deles.
“Este foi um incidente raro para nós como empresa,” disse a porta-voz Kendall Kelton à Bloomberg Businessweek,. “Nunca vimos esse tipo de atividade fraudulenta nessa escala, nunca.”
Dez dias após os roubos, a polícia de Chicago foi notificada pela Car2Go de que alguns dos veículos da empresa podem ter sido alugados por meios fraudulentos que pareciam corretos pelo aplicativo para celular da empresa. Um porta-voz da Daimler escreveu num e-mail que a empresa estava trabalhando com a polícia de Chicago “para neutralizar um caso de fraude.”
“Nenhuma informação pessoal ou confidencial de cliente foi comprometida,” disse Michael Silverman, porta-voz da Daimler. “Estamos suspendendo temporariamente nossa operação em Chicago como medida de extrema precaução e cuidado com nossos clientes. Daremos mais notícias tão logo possível e, claro, pedimos desculpas aos nossos clientes pelo aborrecimento.”
No dia seguinte a polícia prendeu 21 pessoas por apropriação indébita e outra pelo delito de roubo de identidade financeira.
A Car2Go disse que cerca de 75 carros ao todo estavam comprometidos e eventualmente recuperados, ainda que alguns estivessem sem portas, bancos e outras peças, segundo a Bloomberg Businessweek.
AE/BS