• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

SANTANA E QUANTUM, A DUPLA DE LUXO DA VW

OS DOIS ABRIRAM UM NOVO MERCADO PARA A VOLKSWAGEN

identicon por Douglas Mendonça
20/09/2019
em Destaques, DM, Perfume de Carro
Foto: commonswikimedia.org

Foto: commonswikimedia.org







O grande lançamento aconteceu em abril de 1984: a Volkswagen lançava no Brasil o Santana, a porta de entrada da marca no mercado de carros de luxo. A perua Quantum demoraria um pouco mais, agosto de 1985. Na realidade, o sedã Santana e sua versão perua, eram a nova geração do Passat europeu. Como por aqui o Passat encontrava-se em plena produção, sua nova geração para ser lançada no mercado brasileiro, precisou receber novos nomes. Até então, o carro mais luxuoso produzido pela marca no mercado nacional era o Passat.

Foto: quatrorodas.abri.com.br

Mas, a VW sabia que havia um enorme espaço em nosso mercado para carros de maior porte. As boas vendas do Opala e sua família era um claro indicativo de que um carro do porte do Santana e da Quantum poderia ter ótima repercussão junto ao consumidor brasileiro. Afinal de contas, o Opala já tinha mais de 15 anos no mercado nacional e a modernidade da nova família com design mais atraente e uma mecânica mais moderna era um prenúncio de sucesso para o novo carro.

E não deu outra:tanto o sedã Santana quanto a perua Quantum, encantaram o mercado nacional. Equipados com motor EA827/AP 800, que gerava 90 cv a gasolina e 96 cv a álcool, ainda eram alimentados com moderno carburador de corpo duplo e o sistema de ignição era feito por um modulo eletrônico que ainda utilizava o distribuidor. Na versão manual, o câmbio de série já possuía 5 marchas e o câmbio automático de três marchas foi disponibilizado apenas alguns anos depois. Nas suspensões, independente McPherson na dianteira e por moderno eixo de torção na traseira, semelhante ao do Gol e bem diferente do tipo usado no Passat. Uma suspensão eficaz e robusta e ao mesmo tempo capaz de prover um rodar bastante confortável.

Requintados, com generoso espaço interno, graças a colocação de todo o trem de força na dianteira, a espaçosa Quantum passou a ser sonho de consumo da classe média brasileira. A Opala Caravan sentiu a modernidade da concorrente e com o peso da idade, saiu de cena. No final de 1987, já como modelo 1988, a dupla Santana Quantum recebeu a opção do motor 2-litros, o AP 2000. No início dos anos 90 o mesmo motor com injeção eletrônica multiponto passou a ser disponibilizado nas versões topo de linha, com uma potência do 114 cv com álcool que brindava o consumidor principalmente com uma potência abundante desde as baixas rotações. O novo motor caiu como uma luva tanto no sedã quanto na perua, reunindo desempenho e baixo consumo de combustível.

Mas em 1990 tivemos também a reabertura do mercado brasileiro aos importados. E, nesse ponto, a aparente modernidade do Santana e da Quantum foram colocados em xeque quando os importados, com suas linhas contemporâneas, passaram a circular por nossas ruas e estradas. A essa altura a terceira geração do Passat já havia sido lançado na Europa, e a dupla Santana Quantum que pertencia a segunda geração, já mostravam sua obsolescência, tanto no design quanto na mecânica.

Mesmo assim, apesar da grande reestilização que passou em 1992, e por outra mais leve em 1999, a dupla que em outrora era sinal de status e orgulho para os seus proprietários, já eram oferecidos como carros de transporte, frotas de empresas, táxi, e até com versões mais simplificadas para o mercado mais popular.

Ainda assim a linha foi produzida até 2003.. Foram, praticamente,19 anos no mercado nacional, uma marca bem significativa. Até hoje, Santana e Quantum deixaram saudade nos consumidores de outrora e é comum ouvirmos elogios aos carros que ainda rodam e daqueles consumidores que tiveram e os classificam como veículos que deixaram boas lembranças.

DM

Nota: a partir desta edição a coluna “Perfume de carro” passa a ser publicada às sextas-feiras às 10h00 (ed,)

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br





Anterior

NOVO ONIX PLUS PREMIER (VÍDEO)

Próximo

HONDA HR-V TOURING – 1ª SEMANA

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Fotos: autor

HONDA HR-V TOURING – 1ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In