• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

SUCESSOR DO FUSCA, IMPOSSÍVEL

identicon por Bob Sharp
30/03/2020
em BS, Destaques, Opinião
Foto: Revista Life

Foto: Revista Life







A  excelente matéria de Alexander Gromow desta segunda-feira (30/3) veio ao encontro do que sempre pensei: não poderia haver sucessor para o Fusca. Impossível. Pode-se chegar perto, caso do Fiat 500, mas o espírito do pequeno carro italiano de 1957, com seu motor traseiro biclindro de 479 cm³ arrefecido ar, não passou ao seu sucessor de 2007, apesar de ser um carro notável.

A foto de abertura foi feita no dia 26 de maio de 1938, quando do lançamento da pedra fundamental da Volkswagenwerk (a fábrica do carro do povo) em Fallersleben, que terminada a Segunda Guerra Mundial teria seu nome trocado para Wolfsburg.

Na cerimônia estavam exibidos, em sua forma congelada, isto é, prontos para produção, três versões do “carros do povo”: sedã, conversível (cabriolé, a capota não se recolhe) e, parcialmente oculto, um sedã com teto solar de lona. Essas três versões acabariam sendo cultuadas nos anos à frente.

Pela foto fica evidente que criar um sucessor seria uma tarefa hercúlea, se não impossível, para qualquer designer. Mexer o que nessas linhas? Bem que foi tentado com o New Beetle em 1998 e o Beetle em 2011, mas era só carroceria, a base era Golf nos dois casos, por isso o motor dianteiro. Não eram exatamente Fuscas.

Sabe-se que o Porsche 911 sucedeu ao 356 e deu certo. Enquanto o 356 ficou 19 anos em produção,  o 911 já passou de 55 anos. A configuração de motor traseiro, “pendurado”, foi sabiamente mantida, certamente a chave do seu sucesso, embora o carro como um todo seja completamente diferente. Já o formato único do 356 não teve sucessor. Não  teria como. O mesmo com o Fusca.

Não dá para imaginar um sucessor do Fusca que mantivesse seu espírito, seu jeito único de envolver  e apaixonar seu dono-motorista e o som único do seu motor boxer arrefecido a ar.

Posso dizer que fui um dos primeiros brasileiros a conhecer o Fusca — ter nascido em novembro de 1942 ajudou nisso, claro — e o impacto que deixou em mim não acredito que se repita na minha e nas gerações que vieram e virão.

BS







Próximo
Foto: James Tye/UCL

EFEITOS DA COVID-19 MOVIMENTAM F-1

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17