Fui confrontado com este enigma em 2017 quando uma pessoa que estava reformando um Fusca 1977 me enviou as fotos abaixo e queria saber qual era o seu significado:
Era o início de um sistema de identificação de características dos veículos, que no caso desta plaqueta indicava o tipo da carroceira deste Fusca. O sistema de identificação foi se sofisticando com o tempo e com a tecnologia disponível.
Estamos em 2020 e este assunto, as enigmáticas plaquetas, ainda está na ordem do dia e várias pessoas pesquisam o assunto. Este é o caso do Giovanni Moreira Afonso, cujo trabalho de pesquisa é apresentado nesta matéria e certamente servirá de referência para pesquisas de muitos de quem procura dados de automóveis Volkswagen arrefecidos a ar produzidos no Brasil. Esta plaqueta está localizada na saia do berço do estepe dos Volkswagens a ar com motor traseiro, exceto na Kombi em que fica localizada atrás do banco do motorista. Já nos veículos de motor dianteiro a plaquinha se encontra no painel frontal acima do faróis.
PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO
Com ênfase para o estudo da cor da carroceria
Por Giovanni Moreira Afonso
Essa pesquisa teve início quando um colega mostrou-me as fotos do Fuscão amarelo Texas que acabara de comprar, em que numa das fotos aparecia bem nítida a plaqueta numérica na saia do berço do estepe, com a numeração 016 5000. Naquele instante eu me lembrei que alguns anos antes eu tinha reparado num Fuscão ocre Marajó à venda numa loja, o vendedor dizendo que ele era um exemplar de série de 5.000 carros, pois ele tinha uma plaqueta com este mesmo número na saia do berço do estepe…
Conversei com outro colega que tem um Fuscão azul Niágara, com a plaqueta 012500. Foi então que fui pesquisar a respeito e logo encontrei uma resposta que de imediato não resolvia minha dúvida, era uma informação de uma apostila da Volkswagen que ensinava a decodificar a plaqueta numérica, porém esta mesma possuía 10 dígitos, diferentemene desse dois exemplos que comentei, nenhum deles tinha 10 dígitos.
Nessa apostila da Volkswagen verifiquei que, inserido nesse código, havia informações a respeito da cor da carroceria por meio de código próprio que informava qual era a cor do veículo. Pesquisando encontrei em alguns sites as informações de cores, porém apenas de 1977 em diante; não havia quase nenhuma citação de cores anterior a este ano.
Troquei ideias com alguns amigos e ninguém sabia me responder. Foi então que surgiu a ideia de pesquisar. Comecei a colher informações das plaquetas para tentar descobrir o significado desse código e preencher as informações a respeito dos códigos das cores.
Após alguns meses consegui identificar quase todas as cores disponíveis para a linha VW no período entre 1973 e 1977 que até então eram desconhecidas. Na pesquisa eu registrava as seguintes informações: ano do carro, modelo, versão ou motorização e finalmente o número da plaqueta. Conforme eu ia recebendo os dados fui descobrindo algumas das informações que listarei abaixo:
1973
Ano de surgimento dessa plaqueta numérica, por volta do mês de fevereiro. Segundo pudemos apurar, as primeiras unidades fabricadas ainda não vinham com a plaqueta; inicialmente contavam com apenas quatro dígitos que identificam o modelo do carro apenas, geralmente por um conjunto. Por exemplo:: 5000 e 5220 para o Fusca 1500:
Em determinado período de 1973 foram adicionados três números à plaqueta totalizando sete dígitos, passando a informar a cor para esses 3 números iniciais:
1974
Permaneceu o padrão de sete dígitos:
Porém, convivendo com as plaquetas de sete dígitos, algumas carrocerias passaram a vir com plaquetas com dez dígitos. Foram acrescentados três dígitos (NNN) que especificam alguma característica ou opcional do veículo. No entanto, o significado desse novo código ainda nos é desconhecido.
1975 até Abril de 1977
A partir de um determinado mês de 1975 as plaquetas que antes tinham sete dígitos, passaram a ter dez dígitos. Elas vinham com três zeros antes do código da cor. O sistema não se alterou, apenas houve esse acréscimo dos zeros permanecendo o sistema de leitura até abril de 1977. Em pouquíssimo casos foi notado a presença do “misterioso código de 1974” numa plaqueta de 1975 e outra de SP2 de 1976, mas são praticamente exceções nesta pesquisa.
Tabela de códigos das carrocerias
Para complementar as informações deste trabalho segue a tabela atualizada de códigos das carrocerias:
Maio de 1977 até 1990
A partir de Maio de 1977 o código passou não mais a identificar o tipo de veículo, mas a indicar o número daquela carroceira produzida pela fábrica naquele dia, passando ser possível a identificação da data de sua fabricação através da semana do ano e dia da semana, conforme a explicação do esquema logo abaixo; segundo a colheita de dados da pesquisa a plaqueta com data de fabricação mais baixa do novo sistema é do mês de Maio, na 19ª semana de 1977.
Estas foram as últimas plaquetas metálicas.
1988 até Primeiro Semestre de 1999
A partir de 1988 o sistema foi alterado para uma etiqueta adesiva contendo códigos de barras, porém inicialmente apenas na Kombi, durante a pesquisa notamos que houve Voyage e Gol até 1990 ainda com a plaqueta metálica, na linha Santana não tivemos a informação até o momento de quando ocorreu a mudança da plaqueta para etiqueta. Quando mudou para etiqueta não teve mudança de local na Kombi, no entanto nos outros carros como Santana/Quantum ela passou para atrás da grade dianteira numa travessa. No caso Gol e seus derivados passou a ser fixada no alojamento do farol esquerdo, atrás da grade do radiador. Na Kombi modelo 1998, com fim da parede divisória passou ser fixada por dentro do painel frontal, embaixo do painel de instrumentos. Nesta etiqueta apresenta mais códigos também na forma de código de barras, e a leitura dela é conforme o esquema abaixo:
Segundo Semestre de 1999 até Fevereiro de 2002
Os padrões de etiquetas código de barras que iremos abordar ficaram restritos apenas para a Kombi porque nos demais Volkswagen as etiquetas ficaram inacessíveis (somente desmontando o para-choque do carro para ter acesso).
Após 4 anos de pesquisas, tivemos informações que nas últimas Kombis a etiqueta apresentava um outro padrão de informações. Começamos então a pedir alguns proprietários de Kombi para tirar fotos das etiquetas. Apesar de ficar um pouco escondida atrás da caixa de fusíveis, embaixo do painel com pouco de paciência foi possível chegar até elas e descobrimos que tivemos dois modelos intermediários até a mudança para último modelo de etiqueta.
No primeiro modelo que surgiu no segundo semestre de 1999, onde tinha a informação de modelo, acabamento e versão do carro foi alterado para código interno da fábrica, chamado código Basys, outra mudança foi no código das cores, que passou ser composto por 4 letras e ou números, abaixo segue o exemplo de leitura desta etiqueta.
Em meados de 2000 acontece uma nova alteração nas etiquetas, a principal alteração é a forma pela qual se identifica a cor, antes era por um código, agora a cor passa a ter um nome abreviado, na nossa pesquisa verificamos a que esse padrão foi até Fevereiro de 2002, veja o exemplo e leitura dela:
Março de 2002 até Dezembro de 2013
Chegamos no último de modelo de etiqueta código de barras que esta pesquisa vai abordar, em março de 2002 há grande mudança na padronização das etiquetas na Kombi, e até o momento ainda temos muitas dúvidas quanto às informações nelas contidas, mas espero que com a atualização deste artigo possam surgir novos fatos que sejam adicionados aqui depois. O princípio básico da tentativa de leitura dessa etiqueta se deu da mesma forma que fizemos com as primeiras plaquetas de 1973 a 1977, fazendo comparações de casos, e analogias entre os exemplares pesquisados. Alguns dados foram fáceis de descobrir como a questão das cores, o código Basys descobrimos com ajuda de alguns amigos que também enviaram uma foto do livreto de manutenção de suas Kombis. Segue abaixo o esquema que montei para leitura desse modelo de etiqueta:
Código das cores das plaquetas e etiquetas de 1973 até 2013 da linha Volkswagen
A respeito dos códigos de cores das plaquetas: devemos prestar atenção sempre no ano do veículo, pois a Volkswagen chegou a repetir o mesmo código para outras cores em anos diferentes, por exemplo temos o código 018 que foi usado nos anos de 1973 — como Ocre Marajó e de 1980 — como Verde Pampa. No segundo semestre de 1999 houve uma mudança nos códigos de cores, que passaram a ter 4 caracteres contendo números e (ou) letras, Segue a tabela de cores atualizadas agora em 2023:
CÓDIGO | ANO | CORES (pesquisa em andamento – atualizado em 12/10/2023) |
001 | 1973 | Branco Lótus |
001 | 1994 | Cinza Granito |
002 | 1976 | Branco Polar |
002 | 1979 | Branco Alasca |
003 | 1978 | Amarelo Java |
004 | 1978 | Bege Jangada |
005 | 1978 | Marrom Saveiro |
005 | 1999 | Verde Saturno |
006 | 1978 | Vermelho Vila Velha |
006 | 1999 | Azul Netuno (código exclusivo para Kombi) |
007 | 1978 | Vermelho Anhambi |
008 | 1978 | Azul Colonial |
009 | 1973 | Vermelho Montana |
009 | 1978 | Azul Báltico |
010 | 1973 | Amarelo Caju |
010 | 1978 | Verde Indaiá |
011 | 1979 | Bege Ipanema |
011 | 1989 | Branco Star |
012 | 1973 | Azul Niagara |
012 | 1979 | Bege Jamaica |
012 | 1993 | Bege Arena |
013 | 1979 | Amarelo Tropical |
013 | 1993 | Vermelho Sport |
014 | 1973 | Verde Místico |
014 | 1979 | Vermelho Del Rey |
014 | 1993 | Amarelo Sunny |
015 | 1973 | Verde Hippie |
015 | 1979 | Marrom Asteca |
016 | 1973 | Amarelo Texas |
017 | 1973 | Amarelo Safari |
017 | 1979 | Amarelo Primavera |
018 | 1973 | Ocre Marajó |
018 | 1980 | Verde Pampa |
019 | 1974 | Vermelho Rubi |
019 | 1980 | Azul Noturno |
020 | 1974 | Bege Alabastro |
020 | 1980 | Cinza Granizo |
021 | 1977 | Bege Saara |
021 | 1980 | Branco Paina |
021 | 1995 | Branco Geada |
022 | 1974 | Azul Caiçara |
022 | 1977 | Amarelo Java |
022 | 1981 | Bege Trigo |
023 | 1974 | Azul Safira |
023 | 1977 | Verde Ilhéus |
023 | 1981 | Bege Palha |
024 | 1977 | Azul Itaipu |
024 | 1980 | Vermelho Calipso |
113 | 1973 | Verde Marítimo |
025 | 1977 | Azul Báltico |
025 | 1981 | Cinza Carrara |
026 | 1981 | Verde Trópico |
026 | 1997 | Verde Java |
027 | 1982 | Marrom Café |
027 | 1997 | Azul Atlanta |
028 | 1974 | Marrom Caravela |
028 | 1982 | Verde Álamo |
028 | 1997 | Vermelho Clássico |
029 | 1982 | Azul Laguna |
029 | 1995 | Azul Náutico |
030 | 1974 | Vermelho Nobre |
030 | 1983 | Azul Universo |
031 | 1975 | Laranja Outono |
032 | 1975 | Azul Danúbio |
032 | 1983 | Marrom Café (código exclusivo para Kombi Luxo teto Bege Palha) |
033 | 1975 | Amarelo Imperial |
033 | 1984 | Cinza Londrino |
034 | 1973 | Azul Arara |
034 | 1984 | Bege Vime |
035 | 1976 | Verde Tropical |
035 | 1984 | Vermelho Royal |
035 | 1995 | Cinza Névoa |
036 | 1976 | Azul Firenze |
036 | 1984 | Bege Vime (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Lótus) |
037 | 1976 | Azul Oriente |
038 | 1976 | Marrom Savana |
038 | 1984 | Azul Laguna (código exclusivo para Kombi Luxo teto Cinza Londrino) |
039 | 1976 | Vermelho Ibérico |
040 | 1976 | Vermelho Málaga |
041 | 1985 | Azul Mediterrâneo |
044 | 1985 | Azul Mediterrâneo (código exclusivo para Kombi Luxo) |
045 | 1985 | Bege Vime (código exclusivo para Kombi Luxo) |
045 | 1994 | Azul Saturno |
046 | 1985 | Vermelho Royal (código exclusivo para Kombi Luxo) |
047 | 1986 | Cinza Himalaia |
048 | 1986 | Azul Reno |
049 | 1986 | Vermelho Verona |
050 | 1986 | Cinza Himalaia (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina) |
051 | 1986 | Azul Reno (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina) |
052 | 1986 | Vermelho Verona (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina) |
071 | 1988 | Branco Alpino |
072 | 1987 | Vermelho Capri |
074 | 1987 | Azul Atlanta |
075 | 1985 | Preto (Especial) |
076 | 1988 | Vermelho Tornado |
077 | 1990 | Vermelho Daytona |
080 | 1973 | Platina (Met.) |
080 | 1982 | Azul Copa (Met.) |
080 | 1989 | Cinza Quartzo (Met.) |
080 | 1997 | Cinza Tunis (Met.) |
081 | 1979 | Azul Mônaco (Met.) |
081 | 1985 | Verde Itapoã (Met.) |
081 | 1989 | Prata Cristal (Met.) |
081 | 1997 | Prata Polar (Met.) |
082 | 1978 | Castanho Barroco (Met.) |
082 | 1993 | Verde Pinus (Met.) |
083 | 1979 | Cinza Grafite (Met.) |
083 | 1985 | Azul Clássico (Met.) |
083 | 1993 | Verde Angra (Met.) |
084 | 1974 | Titânio (Met.) |
084 | 1978 | Verde Mantiqueira (Met.) |
084 | 1985 | Bege Champagne (Met.) |
084 | 1992 | Azul Infinito (Met.) |
085 | 1974 | Azul Apolo (Met.) |
085 | 1977 | Prata (Met.) |
085 | 1984 | Cinza Nobre (Met.) |
085 | 1987 | Marrom Castor (Met.) |
085 | 1993 | Cinza Spectrus (Met.) |
086 | 1974 | Violeta Pop (Met.) |
086 | 1977 | Verde Musgo (Met.) |
086 | 1986 | Azul Stratos (Met.) |
087 | 1977 | Cobre (Met.) |
087 | 1985 | Verde Cristalino (Met.) |
087 | 1993 | Azul Riviera (Met.) |
088 | 1976 | Ouro Vila Rica (Met.) |
088 | 1980 | Marrom Avelã (Met.) |
088 | 1987 | Bege Flash (Met.) |
089 | 1980 | Verde Turmalina 1 & 2 (Met.) |
089 | 1986 | Cinza Atlas (Met.) |
090 | 1980 | Prata Continental (Met.) |
090 | 1986 | Verde Esmeralda (Met.) |
090 | 1993 | Preto Imperial (Met.) |
091 | 1973 | Castanho (Met.) |
091 | 1981 | Cinza Chumbo (Met.) |
091 | 1986 | Bege Polar (Met.) |
092 | 1973 | Verde Mentol (Met.) |
092 | 1981 | Verde Pinho (Met.) |
092 | 1985 | Marrom Carajás (Met.) |
093 | 1973 | Azul Astral (Met.) |
093 | 1982 | Cinza Prata (Met.) |
093 | 1995 | Bege Urano (Met.) |
094 | 1982 | Verde Mármore (Met.) |
094 | 1986 | Vermelho Fênix (Met.) |
095 | 1983 | Azul Búzios (Met.) |
095 | 1988 | Marrom Antílope (Met.) |
096 | 1983 | Bege Equatorial (Met.) |
096 | 1988 | Azul Biskaya (Met.) |
097 | 1983 | Verde Petrol (Met.) |
097 | 1986 | Preto Ônix (Met.) |
098 | 1988 | Azul Ilhéus (Met.) |
099 | 1985 | Cinza Plus (Met.) |
100 | 1990 | Bege Saara (Met.) |
101 | 1990 | Azul Índico (Met.) |
102 | 1990 | Verde Cantareira (Met.) |
111 | 1997 | Azul Unique (Met.) |
112 | 1991 | Prata Lunar (Met.) |
113 | 1973 | Verde Marítimo |
113 | 1991 | Azul Boreal (Met.) |
114 | 1991 | Bege Senegal (Met.) |
115 | 1991 | Verde Pantanal (Met.) |
115 | 1999 | Cinza Meteoro (Met.) |
116 | 1999 | Verde Granada (Met.) |
124 | 1994 | Verde Tahiti (Met.) |
126 | 1994 | Azul Celeste (Met.) |
127 | 1993 | Bege Athenas (Met.) |
132 | 1997 | Prata Imperial (Met.) |
133 | 1997 | Cinza Andino (Met.) |
135 | 1996 | Cinza Memphis (Met.) |
136 | 1996 | Cinza Stone (Met.) |
137 | 1997 | Verde Light (Met.) |
138 | 1998 | Verde Araguaia (Met.) |
141 | 1998 | Amarelo Dublin (Met.) |
142 | 1996 | Vermelho Dakar (Met.) |
147 | 1995 | Azul Havaí (Met.) |
148 | 1995 | Verde Primavera (Met.) |
149 | 1995 | Cinza Espacial (Met.) |
150 | 1989 | Azul Biskaya (Per.) |
150 | 1999 | Vermelho Cobre (Per.) |
151 | 1989 | Verde Jade (Per.) |
151 | 1993 | Vermelho Elegance (Per.) |
152 | 1989 | Azul Mônaco (Per.) |
152 | 1995 | Azul Ametista (Per.) |
152 | 1999 | Azul Sideral (Per.) |
153 | 1990 | Vermelho Monarca (Per.) |
153 | 1997 | Verde Bali (Per.) |
154 | 1990 | Azul Astral (Per.) |
154 | 1999 | Preto Orion (Per.) |
155 | 1999 | Vermelho Mercúrio (Per.) |
156 | 1999 | Branco Pérola (Per.) |
162 | 1991 | Cinza Andino (Per.) |
164 | 1994 | Vermelho Bordeaux (Per.) |
165 | 1991 | Cinza Nimbo (Per.) |
166 | 1994 | Vermelho Stylus (Per.) |
167 | 1994 | Azul Nobre (Per.) |
168 | 1994 | Preto Gótico (Per.) |
171 | 1998 | Vermelho Monterrey (Per.) |
175 | 1991 | Vermelho Montana (Per.) |
177 | 1997 | Vermelho Real (Per.) |
179 | 1997 | Preto Luxor (Per.) |
180 | 1991 | Vermelho Colorado (Per.) |
181 | 1997 | Azul Class (Per.) |
182 | 1998 | Verde Borneo (Per.) |
184 | 1996 | Verde Nice (Per.) |
189 | 1995 | Vermelho Cardeal (Per.) |
190 | 1993 | Branco Nacar (Per.) |
201 | 1983 | Preto (Especial) |
201 | 1994 | Preto Universal |
204 | 1998 | Azul Cancun |
205 | 1997 | Azul Egeu |
206 | 1997 | Vermelho Flash |
207 | 1998 | Vermelho Vitória |
208 | 1999 | Azul Netuno |
215 | 1999 | Branco Geada (exceto para Kombi 1999) |
275 | 1989 | Preto (Especial) |
276 | 1990 | Preto Clássico |
Cores Especiais ou Frotistas até 1999 | ||
034 | 1974 | Azul Arara |
100 | n/d | Branco (usado numa Karmann-Ghia Safari) |
101 | n/d | Verde |
112 | 1973 | Verde Iguaçu |
133 | n/d | Verde (Eletropaulo) |
153 | n/d | Azul Noturno (PRF) |
200 | 1991 | Bege (Kombi Safari Karmann-Ghia) |
205 | n/d | Azul |
252 | n/d | Cinza Naval (MB) |
303 | n/d | Azul |
333 | n/d | Azul |
338 | n/d | Azul (Presidência da República) |
401 | n/d | Preto e Branco (polícia) |
424 | n/d | Preto (Polícia Cívil) |
450 | n/d | Bege |
454 | n/d | Amarelo Manga (Telesp) |
458 | n/d | Azul |
459 | n/d | Verde Light |
498 | n/d | Cinza (Viatura PM de MG) |
503 | n/d | Vermelho Ibérico |
506 | n/d | Laranja |
509 | 1973 | Vermelho Bombeiros |
520 | n/d | Amarelo Elma Chips |
525 | n/d | Laranja Monza |
603 | n/d | Amarelo Java |
605 | n/d | Amarelo Manga |
606 | n/d | Amarelo Correio |
620 | n/d | Amarelo Elma Chips |
706 | 1983 | Bege Trigo (Kombi Luxo de apenas 1 cor) |
801 | 1973 | Branco (Ambulância) |
801 | 1988 | Branco Nepal (Ambulância) |
867 | n/d | Verde Oliva (EB) |
897 | n/d | Vermelho (com Resquícios de ser Roxo) |
903 | 1974 | Verde Marítimo |
909 | n/d | Verde |
921 | n/d | Verde |
990 | n/d | Azul Estratosférico com teto Branco (FAB) |
Cores Após Segundo Semestre 1999 (Com 4 dígitos, podendo ser letras e números) | ||
2606 | 1999 | Amarelo Correio |
2813 | 2013 | Azul Last Edition |
2867 | 1999 | Verde Oliva (EB) |
2950 | 2007 | Vermelho SE Kombi 50 Anos |
2990 | 1999 | Azul Estratosférico com teto Branco (FAB) |
3B3B | 1999 | Branco Geada |
3S3S | 1999 | Verde Saturno |
4E4E | 1999 | Azul Netuno |
6M6M | 1999 | Vermelho Clássico |
8F8F | 2005 | Prata Light (Met.) |
8G8G | 2004 | Branco Glacial |
B4B4 | 2001 | Branco Cristal |
Uma observação da tabela acima é que o ano utilizado na tabela é apenas para exemplificar o uso daquela cor pela primeira vez, quando ocorre a repetição do código da plaqueta para uma nova cor o código daquela cor não é mais utilizado, caso venha a ocorrer que uma cor antiga apareça ou que seja um pedido especial, ou que seja um carro de frota a cor recebe um novo código.
Depois que essa pesquisa foi publicada, em abril de 2020, apareceram algumas plaquetas com significado desconhecido, seguindo um padrão próprio. Um dos casos que eu consegui estudar, depois de conversar com algumas pessoas, foi o caso de plaquetas cuja sequência são números ZERO, estas carrocerias são exemplares de vendas em concessionarias Volkswagen, para substituição, sem pintura apenas com primer de fundo para proteção da chapa.
Para concluir, fico à disposição para o recebimento de mais códigos de plaquetas até o ano de 1977. Envie informações mais detalhadas que você possa ter a respeito desses códigos que a Volkswagen usou nesse período. Também interessam informações sobre o que diferencia um código do outro. Se for o caso, você pode deixar suas informações nos comentários. Quem quiser passar dados das plaquetas informe o ano do carro, modelo, versão (ou motorização) e a cor (se houve trocas de cor deixe claro essa informação). Esta é uma sugestão de como os seus dados podem ser enviados para esta pesquisa: Fusca 1300-L, Marrom Savana, 1976 plaqueta: 0000384501.
Nesta nova fase da pesquisa peço a colaboração dos proprietários de Kombi entre 1999 e 2013 para envio de fotos das suas respectivas etiquetas código de barras, informando ano fabricação; ano modelo; modelo e cor para aprofundar nossos estudos, principalmente na fase de transição dos modelos entre 1999 e 2002.
Metodologia dessa pesquisa: o trabalho se deu por pesquisa (usando contatos feitos por redes sociais e contatos pessoais com proprietários) e anotação dos dados, de seu confronto e análise. Este trabalho teve início em dezembro 2018 e segue em andamento. Até momento temos 1020 plaquetas e etiquetas (carros) entre 1973 e 2013, sendo a grande maioria está concentrada nos anos 70, temos 195 exemplos de 1973, 254 de 1974, o ano com mais anotações na pesquisa, 165 exemplares para o ano de 1975, 141 carros para 1976 e 72 de 1977. Para demais anos temos 193 carros anotados as plaquetas ou etiquetas de código de barras. Agradeço a colaboração de todos que me ajudaram, principalmente Rudinei Junkes, Hugo Bueno e Eduardo Gedrait Pires, Fernando Verzini Branco, Cesar Manzione, Pedro Henrique de O. Melo, Lucas Granzotto, Thiago Peralta Guerra, João Borsato, Marcos Arantes e outros amigos que até de forma individual enviaram dados de plaquetas de seus carros, e que eu agradeço por terem enriquecido a nossa pesquisa. Sendo que, o dia a dia desta pesquisa é publicado no Fórum Fusca Brasil.
Este é mais um trabalho de “arqueologia” para levantar dados que são importantes para proprietários de veículos Volkswagen antigos. Cabe aqui o reconhecimento ao Giovanni Moreira Afonso por ter liderado e realizado esta pesquisa que ainda está em andamento. Sobre isto eu reitero o chamamento feito pelo Giovanni no sentido de receber informações que permitam a complementação deste trabalho.
AG
(Atualizada em 14/12/23 às 01h15, com a atualização de 12/10/2023 da Tabela de Códigos de Carrocerias e da Tabela de Cores e atualização geral com inclusão de itens novos)
(Atualizada em 01/02/23 às 17h00, com a atualização de 31/01/2023 da Tabela de Códigos de Carrocerias e da Tabela de Cores )
(Atualizada em 17/11/22 às 02h20, com a atualização de 02/11/2002 da Tabela de Códigos de Carrocerias )
(Atualizada em 27/02/22 às 22h30, Tabela de Códigos de Carrocerias e Tabela de Código das Plaquetas. Pequenos ajustes e complementações no texto)
(Atualizada em 27/06/21 às 19h00, Tabela de Códigos de Carrocerias e Tabela das Plaquetas de 1973 a 1986 e mais Os Fuscas “Itamar” e a Kombi até 1999)
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.