• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

INTERLAGOS 80 ANOS

identicon por Bob Sharp
12/05/2020
em BS, Destaques, Outros
Imagem: arquivo pessoal de Jorge Lettry

Imagem: arquivo pessoal de Jorge Lettry







Hoje faz 80 anos que o Autódromo de Interlagos foi inaugurado. Um portento de pista com 8 km de extensão, 80% visível para o público e altamente desafiante,um traçado extremamente feliz, como mostra o desenho de abertura.

Sofreu uma grande reforma em 1970, realmente necessária, e com isso o Brasil pôde sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, começando em 1972 com uma prova de teste extracampeonato, que no ano seguinte passou a valer. O traçado foi minimamente reduzido em 40 metros nesse processo apenas para adequação de áreas de escape em curvas, passando para 7,960 km.

Na segunda reforma, de 1989, aconteceu o que jamais poderia acontecido: a pista foi brutalmente mutilada por  interesses da FIA e de Bernie Ecclestone, que viam receosos o crescimento de popularidade e interesse do público pela F-Indy, que poderia vir a competir aqui utilizando o anel externo de 3,25 km

Com a mutilação o circuito ficou reduzido para 4,309 km, ou seja, perdeu 45.8% de sua extensão.

Antes e depois da mutilação, as linha mais forte é o atual traçado (Imagem: http://www.autodromodeinterlagos.com.br/wp1/conheca-interlagos/historia/

Mas pior que a mutilação foi não ter sido mantido o traçado original, em que o circuito completo poderia ser mantido como alternativa, além, claro, de se poder usar o anel externo.

Em 1977 José Carlos Pace, vencedor da terceira prova válida para o campeonato em 1975 com Brabham-Ford, faleceu num acidente aeronáutico em avião de pequeno porte na serra de Mairiporã, em que pereceu também o piloto Marivaldo Fernandes. A Câmara Municipal de São Paulo rendeu-lhe homenagem dando seu nome ao Autódromo de Interlagos, hoje Autódromo Municipal José Carlos Pace.

Mas hoje é dia do 80º aniversário de Interlagos, pelo que o AE dá os parabéns a esse santuário do automobilismo brasileiro.

Parabéns, Interlagos!

BS







Próximo
Linha de montagem do primeiro Gol (Esta foto e todas, divulgação VW)

FÁBRICA VW TAUBATÉ: 40 ANOS DE PRODUÇÃO DO GOL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17