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Home AG

KOMBI: 70 ANOS E MAIS DE 1001 UTILIDADES

NO ÚLTIMO DIA 8 DE MARÇO A KOMBI COMPLETOU 70 ANOS DE LANÇAMENTO NA ALEMANHA

identicon por Alexander Gromow
25/05/2020
em AG, Falando de Fusca & Afins

Desde que foi lançada, a Kombi foi usada tanto conforme saiu da fábrica, quanto numa infinidade de aplicações específicas realizadas por empresas do mundo inteiro. Já tratei da versão picape na matéria “Pau p’ra toda obra” com muitos exemplos de aplicações específicas realizadas na Alemanha.

Agora o foco será nas customizações realizadas pela Carbruno. Como fui vizinho de um dos donos desta empresa e ainda mantenho contato com sua família, isso me deu a oportunidade de, recentemente, ter acesso a uma vasta documentação histórica, em formato de apresentação, de uma série de customizações de Kombis Standard e Furgão realizadas pela Carbruno.

Logo da Carbruno, havia outra versão com a flecha virada para o outro lado

Aquela apresentação foi  impressa com uma tecnologia tal que, curiosamente, a digitalização por scanner resultou num material de resolução gráfica baixa demais. Na busca de uma qualidade melhor empreguei um software para smartphone que resultou num material de melhor resolução, embora não ideal

O que é a Carbruno

A história da Carbruno começou com a empresa Cama Patente que depois se dividiu em Cama Patente e Cama Bruno. Esta  acabou virando Carbruno e começou a efetuar trabalhos para a Mercedes-Benz, Volkswagen, etc. Inicialmente a atividade  era restrita a caminhões, como os veículos-frigorífico. Depois o trabalho passou a abranger outros veículos, em especial a Kombi, soluções que eram sempre patenteadas à medida que iam sendo desenvolvidas.

A Carbruno S.A. Indústria e Comércio, de São Paulo, SP, localizada na Estrada das Lágrimas, 3477, São João Clímaco, sempre se destacou na fabricação de carrocerias e adaptações customizadas para veículos entre 1950 e 1970. Foi uma das pioneiras nesse campo de desenvolvimento de modificações para caminhões, ônibus, picapes, chegando às Kombis e mesmo aos Fuscas. Infelizmente a empresa fechou em 1980..

Veja a seguir as customizações de Kombis e um anexo especial para ônibus apresentadas como curiosidades:

Furgão Tintureiro

Kombi Furgão adaptada com cabideiro para as roupas
Vista parcial do Furgão Tintureiro

Kombi Bar

O bagageiro do teto com toldo desmontável, uma solução patenteada pela Carbruno.

Kombi Bar
Vista parcial da Kombi Bar mostrando seu interior, Detalhe para o selo de fabricação da Kombi mostrando que era zero-quilômetro

Furgão Frigorífico ou Furgão Isotérmico

Neste caso era construída uma câmara frigorífica ou isotérmica dentro do salão da Kombi Furgão. No caso da versão frigorífica, um sistema de serpentinas para o meio refrigerante e um compressor, acionado pelo motor da Kombi (através de polias e correias) ou por motor elétrico (quando estacionado), completavam o sistema de refrigeração.

Porta de acesso da câmara frigorífica ou isotérmica
A mesma porta agora aberta mostrando o acesso para a câmara instalada dentro do Furgão
Distribuição das serpentinas para o meio refrigerante dentro do salão do Furgão
Compressor do meio refrigerante que podia ser acionado pelo motor do Furgão ou por corrente elétrica quando parado próximo a uma fonte de energia elétrica
Detalhe da tampa traseira com o vidro substituído por tela e duas janelas adicionais também com tela, para a entrada de ar para o compressor

Kombi Laboratório

Kombi personalizada para servir de laboratório

 

Vista parcial da Kombi Laboratório especialmente equipada para este serviço

 

Kombi Cafeteria

Kombi Cafeteria com balcão de atendimento externo protegido por toldo
Vista parcial do interior da Kombi Cafeteria

Furgão Cela

Furgão Cela com as portas de grade fechadas
Furgão Cela com as portas abertas

 

Kombi Funerária

Kombi Funerária com a bandeja para esquifes estendida
Interior do salão da Kombi Funerária

Kombi Biblioteca

Kombi Biblioteca com poltronas no interior, mesas e bagageiro patenteados
Vista do interior da Kombi Biblioteca

Kombi para coleta, conservação e transporte de sangue

Este tipo de Kombi para coleta de sangue disposta para atendimento
Vista parcial de seu interior com a poltrona para doação

Kombi para transporte de valores

A entrada do salão da Kombi era protegida por sólidas portas de grades
Vista parcial com as portas abertas
Salão da Kombi para transporte de valores vista do lugar do motorista

Kombi com sobreteto

Kombi com sobreteto para aumentar a altura livre do salão, pronta para múltiplas aplicações
Vista interna do salão com uma pessoa em pé mostrando a altura livre disponível

Kombi Gabinete Dentário

Vista do equipamento dentário instalado nesta Kombi Gabinete Dentário
Detalhe para a altura livre no interior do salão que permite o trabalho do dentista

Abaixo a “casa de máquinas”, com um gerador elétrico movido pelo motor da Kombi através de polias e correia, responsável pela alimentação do compressor e dos demais equipamentos elétricos do gabinete dentário. Um compressor para gerar o ar-comprimido necessário para o equipamento dentário embarcado, movido por um motor elétrico — com a opção de alimentação elétrica externa:

Vista da “casa de máquinas”

Kombi loja de bijuterias

Kombi com sobreteto com o equipamento necessário a uma loja de bijuterias
Olhando para o outro lado, mais uma vista parcial desta adaptação. Detalhe para o cofre instalado dentro do armário

Kombi showroom de ferramentas manuais

Kombi showroom de ferramentas vista de lado com as portas do salão abertas
Vista da ocupação da área de ferramentas acessível pela tampa traseira
Vista parcial da área interna com estantes para as ferramentas
Mais um detalhe da área de exposição de ferramentas dispostas dentro do salão da Kombi

Kombi Oficina

Este tipo de customização servia para prestar atendimento em locais remotos, como a manutenção de máquinas em obras, e a construção de estradas:

Vista do salão através das portas abertas, mostrando que as portas são todas aproveitadas para alojar ferramentas
Chegando mais perto a visão da ocupação do salão com bancadas e suas ferramentas; ao fundo uma parede com gavetas abaixo das janelas
O salão da Kombi Oficina visto da janela do motorista
Foto através da tampa traseira da Kombi Oficina
Sistema apropriado para rebocar Kombis e Fuscas – este dispositivo era afixado aos tubos da suspensão dianteira destes veículos

ANEXO ESPECIAL

Ônibus Mercedes-Benz adaptado para o VII Campeonato Mundial de Futebol no Chile

Uma grande curiosidade de 1962, os Diários Associados decidiram encomendar um ônibus da Mercedes-Benz, transformado em notor-home, para fazer a cobertura do Campeonato Mundial de 1962 no Chile; que era somente por transmissão de rádio. Com isto tanto a viagem como a estadia no Chile estavam garantidas. As instalações internas eram muito confortáveis, com beliches, cozinha, sanitário com chuveiro — e um grande toldo com mesas e cadeiras. Para atender as tarefas de cobertura jornalística havia uma estação de rádio equipada com receptor e transmissor.

Vista geral do motorhome com toldo, mesas e cadeiras
Vista parcial interna com o summier (cama com estrado e base provida de gavetas) do lado direito
Vista parcial interna com summier do lado direito e, ao fundo, a estação de rádio e transmissor
Vista interna do summier do lado esquerdo

COLSAN – Unidade para coletar, conservar e transportar sangue

Estas unidades fizeram época em São Paulo, pois se deslocavam para fábricas, universidades, e demais lugares onde colhiam sangue para os bancos de sangue de hospitais.

Um dos ônibus da COLSAN
Vista parcial do compartimento para levantamento das fichas individuais e exame médico
Vista parcial do compartimento de coleta de sangue com cadeiras reclináveis
Vista parcial do compartimento onde estão localizadas a conservadora de sangue, a caixa térmica, os armários e a pia do lavatório

 


 

Com esta matéria eu faço a minha homenagem à “Velha Senhora” já septuagenária, porém muito querida nos cinco continentes. E uma coisa é verdade: ainda não apareceu um veículo que a pudesse substituir!!!

Estes dias, no contexto dos 70 anos da Kombi, um colega AUTOentusiasta me pediu para apontar três pontos altos dela. Este tipo de questionamento sempre parece mais uma charada, pois dificilmente fazemos para nós um questionamento nestes moldes. Mas a meu ver, dentre tantos pontos altos deste veículo com tanto sucesso e carisma, posso citar:

1- O fato de ter desbancado seus concorrentes alemães que já estavam no mercado europeu em 1950, como a perua DKW F89 L Schnellaster e a linha Tempo Matador (com motorização VW e câmbio ZF dianteiros) ambas com acessibilidade ao salão muito melhor.

2- Sua versatilidade dada à quantidade de modelos e a complacência destes modelos com adaptações específicas (como gabinetes dentários móveis e uma infinidade de outras aplicações)

3- Seu inegável carisma que cativou gerações. Em decorrência dos primeiros estudos em túnel de vento a Kombi acabou com uma frente parecida com modernas locomotivas elétricas da época, só que em ponto menor — o que lhe conferiu uma inegável aura de robustez.

Sempre fico curioso em saber quais seriam os pontos altos que meus leitores e leitoras apontariam.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowCARBRUNOFalando de Fusca & Afins
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Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

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