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Home BS

NOVO PEUGEOT 208 É LANÇADO

MAIS UMA APRESENTAÇÃO VIRTUAL

identicon por Bob Sharp
08/09/2020
em BS, Lançamentos
Foto: Gerson Borini, exceto indicado diferentemente

Foto: Gerson Borini, exceto indicado diferentemente







A Peugeot, marca da PSA, lançou hoje no Brasil o novo 208 que, inicialmente, terá motorização única 1,6-L de aspiração atmosférica, o conhecido EC5M de 115/118 cv e 15,4/15,5 m·kgf para a quatro versões: Active (R$ 74.990), Active Pack (R$ 78.490). Allure (R$ 84.490) e Griffe (R$ 94.990), todas já disponíveis na rede de concessionárias Peugeot. O 208 é produzido na Argentina, no Centro de Produção de Palomar.

A outra versão é elétrica — novidade na marca —, a e-GT, de comercialização por ser anunciada. O motor é de 136 cv com torque de 26,5 m·kgf, com bateria de íons de lítio de 50 kW·h, para alcance de 340 quilômetros com seu consumo (WLTP, o novo procedimento de medição) de 5,7 km/kW·h. Como em todo carro elétrico, acelera bem, 0-100 km/h em 8,1 segundos, mas tem pouca velocidade máxima, 150 km/h.

É o elétrico e-208, mas poderia ser o 208, não há diferença nas carrocerias

O projeto do novo 208 previu justamente o mesmo carro, de idêntico visual independente de motorização, até híbrida, que está nos planos da fabricante.

Como a Peugeot diz na sua peça de informação à imprensa, as diferentes motorizações significam para o cliente o poder da escolha. Curioso é o mote do novo 208, Unboring the future, desentediando o futuro na língua de Camões.

O hatchback compacto pouco mudou dimensionalmente nessa segunda geração (a primeira é de 2007). O comprimento está maior (4.055 mm x 3.975 mm/mais 80 mm), a largura aumentou (1.738 mm x 1.702 mm/mais 36 mm), mas está mais baixo (1.453 mm x 1.472 mm/menos 19 mm ); o entre-eixos ficou marginalmente menor, de 2.541 mm para 2.539 mm, menos 2 mm.

 

A aerodinâmica é a mesma em relação ao anterior 208 GT, Cx e área frontal 0,33 e 0,69 m².

Mudança também na capacidade do porta-malas, que perdeu 8 litros, é de 265 litros agora, e, novo (mau) hábito da indústria, o tanque de combustível foi reduzido de 55 litros para 47 litros.

A ficha técnica fornecida é bem pobre, a julgar pelos inúmero s”n.d” (não disponível), tampouco o consumo de homologação foi informado

Tecnologia holográfica, 3D, nos instrumentos (Foto: divulgação)

Os argentinos têm o motor 1,2-l tricilindro turbo de 130 cv e 23,4 m·kgf, como na Europa. O AE aposta que o imperativo “gersonflex” no nosso mercado e a gasolina brasileira com 27,5% de álcool levaram a fábrica optar pelo 1,6 EC5M, pronto e desenvolvido.

A novo desenho ficou atraente e moderno, inclusive com as luzes de rodagem diurna aludindo aos dentes caninos do leão. O novo projeto está com maior rigidez torcional, segundo a Peugeot. Na apresentação, muita ênfase foi dada aos dotes de comportamento dinâmico deste 208. Amanhã eu e o Gerson vamos dividir a condução de um, ida e volta ao autódromo do Haras Tuiuti, onde dirigiremos também o elétrico e-GT.

Tecnologia de bordo e segurança

Uma novidade é o velocímetro com tecnologia holográfica em três dimensões, de modo que os números “saltam” em direção ao motorista. É o que a Peugeot chama de i-Cockpit 3D® (só no Allure e Griffe). O quadro de instrumentos visível sobre o aro do volante “retangular” (350 mm x 330 mm) é configurável. O carro traz a Assistência  ao Motorista Peugeot, um conjunto de tecnologias de segurança como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência entre 5 km/h e 85 km/h, alerta de saída de faixa seguida de autocorreção. A versão Griffe tem comutação automática de farol alto/baixo dos faróis de LED. Há também carregador de celular por indução (Allure e Griffe). A central multimídia com tela tátil de 7 polegadas é integrada ao painel.

Faróis de LED com comutação alto/baixo automática

 

Amanhã eu e o Gerson dividiremos a condução do novo 2008, ida e volta ao autódromo do Haras Tuiuti, onde dirigiremos também o elétrico e-GT. A curiosidade fica para o propalado comportamento dinâmico aprimorado e para a tecnologia holográfica.

Depois eu conto.

BS

(Atualizado em 9/09/20 às 7h40, correção da capacidade do porta-malas no texto, 265 litros como está na ficha técnica e não 47 litros)
(Atualizado em 10/09/20 às 9h30, inclusão da lista de equipamentos)
(Atualizado em 11/09/20 às 11h00, troca de praticamente todas as fotos, as fornecidas pela Peugeot são de qualidade abaixo do padrão do AE)

 

FICHA TÉCNICA NOVO PEUGEOT 208
MOTOR
Denominação EC5M 1,6 flex
Descrição 4 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase no de admissão, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico para compensação da folga de válvulas, injeção no duto, flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro x curso (mm) 78,5 x 82
Potência  (cv/rpm, G/A) 115/5.750/118/5.750
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 15,4/4.000/15,5/4.750
Taxa de compressão (:1) 12,5
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão/bateria/alternador 12 V / 60 A·h / 120 A
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo com câmbio automático epicíclico (Aisin) de 6 marchas à frente e ré, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas n.d.
Relação de diferencial n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Diâmetro do volante (mm) 350 na horizontal/330 na vertical
Diâmetro mínimo de curva n.d.
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d
Traseiros (Ø mm) Tambor /n.d.
Operação Servoassistência a vácuo, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço ou liga de alumínio conforme versão, 6Jx17
Pneus 195/55R16V
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares; subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,33
Área frontal (m²) 2,09
Área frontal corrigida (m²) 0,69
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.055
Largura (espelhos rebatidos/abertos) 1.738/1.960
Altura 1.453
Distância entre eixos 2.538
Bitola dianteira/traseira n.d.
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.139 a 1.178 conforme a versão
Carga útil n.d.
Peso rebocável sem freio/com freio n.d.
Capacidade do tanque (L) 47
Capacidade do porta-malas (L, VDA) 265
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) 12,6/12
Velocidade máxima (km/h, G/A) 190/190
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/L, G/A) n.d.
Estrada  km/l. G/A) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª n.d…
Rotação a 120 km/h em 6ª n.d.
Rotação à velocidade máxima n.d
Alcance nas marchas (6.000 rpm) n.a.

 

EQUIPAMENTOS NOVO PEUGEOT 208
Active Active Pack Allure Griffe
ESTÉTICA EXTERIOR
Antena de teto x x x x
Carcaça dos espelhos retrovisores em preto brilhante – – – x
Carcaça dos espelhos retrovisores na cor da carroceria x x x –
Defletor de teto esportivo preto brilhante – – – x
Defletor de teto na cor da carroceria x x x –
Faróis com detalhes cromados x x x –
Faróis de LED – – – x
Friso preto piano interligando as lanternas traseiras x x x x
Grade dianteira co detalhes cromados x x x x
Luzes de rodagem diurna (DRL) “dente de sabre” x x x x
Repetidoras de seta nos retrovisores x x x x
Rodas de aço de 16″ x – – –
Rodas de liga de alumínio diamantadas de 16″ – x x x
Saída de escapamento com ponteira cromada – – x x
ESTÉTICA INTERIOR
Acabamento dos painéis de porta em preto brilhante x x x x
Bancos revestidos com Alcantara – – x x
Bancos revestidos com tecido x x – –
Difusores de ar no painel com friso cromado x x x x
Maçanetas internas com acabamento cromado x x x x
Painel com revestimento manta de fibra de carbono x x – –
Painel com revestimento manta de fibra de carbono leve – – x x
Painel de instrumentos com matriz LCD, ponteiros vermelhos e orientação invertida x x – –
Peugeot i-Cockpit 3D – – x x
Quadro de instrumentos em posição elevada x x x x
Volante de direção revestido de couro – – x x
Volante de direção Sport Drive de diâmetro reduzido x x x x
SEGURANÇA
Acendimento automático do pisca-alerta após imobilização brusca x x x x
Alerta de colisão x x x –
Alerta e correção de permanência na faixa x x x –
Alerta sonoro e cintos dianteiros desatados x x x x
Apoios de cabeça com regulagem de altura nos 5 lugares x x x x
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina x x x x
Cintos de segurança de três pontos e retráteis nos 5 lugares x x x x
Comutação farol alto/baixo automática x x x –
Controle de estabilidade e tração x x x x
Detetor de fadiga x x x –
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior x x x x
Estrutura com deformação programada nos impactos frontais x x x x
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência x x x x
Frenagem de emergência autônoma x x x –
Lavador e limpador do vidro traseira x x x x
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade x x x –
Travamento automático de portas e porta-malas a partir de  10 km/h x x x x
Travas para crianças nas portas traseiras x x x x
TECNOLOGIA
Abertura de portas e porta-malas com sensor presencial – – x x
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) – – – x
Acionamento automático do limpador de para-brisa (sensor de chuva) – – – x
Alarme perimétrico x x x x
Câmera de ré – x x x
Carregamento de smartphone por indução – – x x
Chave tipo canivete com comandos de abertura das portas x x x x
Computador de bordo x x x x
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador  de velocidade x x x x
Faróis de acompanhamento e aproximação – – x x
Fechamento automático dos vidros pela trava elétrica x x x x
Limpador de vidro traseiro indexado à marcha ré x x x x
Modos de condução Sport e Eco x x x x
Sensores de estacionamento traseiros – – – x
Visiopark 180º – – – x
MULTIMÍDIA
Alto-falantes (4) e tweeters (2) x x x x
Audio streaming x x x x
Bluetooth x x x x
Central multimídia com tela tátil de 7″ integrada ao painel x x x x
Comandos no volante para áudio e telefone x x x x
Entradas USB (2) – Central multimídia (dados e carregamento) e console central (carregamento) x x x x
Espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay via cabo x x x x
Rádio com MP3 x x x x
CONFORTO
Acionamento interno da portinhola do tanque de combustível x x x x
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida/subida x x x x
Apoio de braço escamoteável para o motorista – – x x
Ar-condicionado x x x x
Ar-condicionado automático digital – – x x
Assistente de partida em aclives x x x x
Banco do motorista com ajuste de altura x x x x
Console de teto com luz de leitura x x x x
Encosto inteiriço do banco traseiro rebatível x x x x
Ganchos para sacolas no porta-malas x x x x
Iluminação no porta-malas x x x x
Interruptores tipo dedo no centro do painel x x x x
Para-sóis com espelhos x x x x
Porta-objetos nas portas dianteiras x x x x
Teto de vidro panorâmico – x x x
Travamento elétrico de portas e porta de carga com interruptor no painel x x x x
Volante com ajuste de altura e distância x x x x

 

 







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