• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

CO2 INIMIGO DO HOMEM? NADA DISSO, É UM GRANDE AMIGO

identicon por Bob Sharp
14/12/2020
em Análises, BS
Arte: pebmed.com.br

Arte: pebmed.com.br







A notícia saiu ontem. As vacinas contra o coronavírus precisam ser armazenadas a uma temperatura de – 75 ºC. A única maneira de fazer isso na escala necessária e urgente é por meio de câmaras com gelo-seco no seu interior. É exatamente como se fazia antes da chegada dos refrigeradores, armários herméticos nos quais se colocavam grandes blocos de gelo muitas vezes vendidos em domicílio pelos geleiros — cheguei a vê-los ainda criança no bairro em que eu morava com a família, a Gávea, no Rio de Janeiro. Os blocos de gelo eram transportados em bicicletas numa grande caixa apoiada sobre o guidão e o geleiro seguia anunciando seu produto, “Geleiro!!!”

Mas, como produzir o gelo-seco? O processo é simples. O gás dióxido de carbono solidifica-se ao ser resfriado a uma temperatura inferior a – 78 ºC. Pronto. Colocado o bloco de gelo-seco num ambiente hermético (contendo as vacinas) estas ficam devidamente resfriadas e prontas para aplicação. Como os alimentos nas “geladeiras” do passado. Ou refrigerantes e cerveja nas caixas de Isopor cheias de gelo.

Para quem não sabe, aquela linda névoa usada no palco nas festividades é gelo seco, que ao receber ar quente, passa direto do estado sólido para gasoso, a chamada sublimação, e que é nada mais que CO2.

O problema para produzir o gelo-seco é conseguir a matéria-prima em grandes volumes e com a necessária rapidez, conforme a Pfizer apontou nas matérias veiculadas na imprensa ontem.

O leitor do AE já está acostumado com nossas recorrentes críticas à desenfreada e histérica luta para reduzir as emissões de CO2, tanto ao estimular o carro elétrico quanto ao pretender banir o motor a combustão, já havendo até data marcada para isso. A culpa é dos combustíveis fósseis, alegam.

Sem tal redução de emissões de CO2, dizem especialistas e climatologistas, o CO2 cada vez mais acumulado na troposfera agirá como capa térmica da Terra impedindo a dissipação do calor no espaço, o que elevará a temperatura média do planeta e ocasionará mudanças climáticas.

Há até um termo para o elenco de medidas para reduzir o CO2: descarbonização…

Como aproveitá-lo da queima de combustíveis fósseis, deixo para os químicos resolverem. Maneira deve haver. Da mesma forma que um dia bem no começo do século 20 o suíço Alfred Buchi pensou em aproveitar a energia dos gases queimados que eram lançados na atmosfera para impulsionar uma turbina e esta, um compressor, nascendo o turbocompressor.

O inimigo CO2, portanto, mostra a sua face amiga do Homem e contribuirá inequivocamente para salvar bilhões de vidas nesse lar chamado Terra. Olhemo-lo com outros olhos.

BS

 

 

 







Próximo
Foto: Renault

CORRIDA FRIA DEIXOU PISTAS QUENTES PARA 2021

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17