• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

O EFEITO UBER NA FABRICAÇÃO DOS CARROS DO FUTURO

identicon por Douglas Mendonça
04/12/2020
em DM, Perfume de Carro
Foto: Getty Images/Leon Neal

Foto: Getty Images/Leon Neal







É comum hoje em dia a utilização de carros de aluguel por aplicativo. No mercado, várias empresas se especializaram na prestação desse tipo de serviço: o cliente pede o carro através do aplicativo no celular, sua localização é indicada e ele diz para onde quer ir. O próprio sistema calcula a distância do ponto onde está o cliente até onde ele quer ir, e baseado em uma tarifa, dando assim o preço da corrida. Esse mesmo sistema verifica qual motorista está mais próximo e o leva ao cliente. Tudo bem rápido, fácil, sem burocracias e de maneira bem eficiente.

Claro que essa nova modalidade de transporte por aplicativo praticamente derrubou o táxi, que exigia que o passageiro ficasse na rua esperando a passagem de um carro desocupado, ou o cliente telefonava para um ponto onde pedia um táxi. Um sistema mais demorado, mais caro e cheio de burocracias, e que em muitas oportunidades obrigava o usuário a ficar à deriva esperando o próximo motorista passar.

O fato é que essa nova modalidade de transporte é muito mais dinâmica e rápida no atendimento ao usuário. E, além disso, devido ao baixíssimo preço, o serviço conquistou clientes não só no mundo inteiro, mas também no Brasil. Graças a isso, tenho a certeza de que você já ouviu muitos amigos e conhecidos falando que vão vender seus carros, afinal o usuário de Uber e afins não se preocupa com IPVA, seguro, estacionamento, manutenção, combustível e outras preocupações que um carro próprio causa.

A indústria automobilística também já percebeu essa migração de uma parte de seus consumidores para o transporte por aplicativo, e por isso começa a tomar as devidas providências. Um assunto interessante que ouvi de um amigo economista ligado à indústria automobilística é que já existem movimentos internos da indústria que passariam a produzir carros especificamente para serem utilizados nesse tipo de serviço. O interessante é que esses carros seriam muito mais resistentes e duráveis que os outros vendidos ao grande público, e poderiam ser “refabricados”.

Explico: um carro “refabricado” é aquele que depois de rodar por um certo período ou quilometragem, por exemplo, 3 anos ou 100 mil km, voltaria a uma linha de produção onde seria desmontado e refeito com peças novas, onde o desgaste é vital e mais acentuado. Na ponta dessa linha de produção, o carro sairia novamente 0-km e voltaria a rodar no transporte por aplicativos, uma longa jornada de 250/300 km e 12 horas por dia. Por esse trabalho árduo e massacrante é que se justificariam carros mais resistentes, tanto na mecânica quanto no interior (tapeçaria, bancos, volante, botões, pedais, etc.). O entra e sai de pessoas e o peso do motorista 12 horas seguidas sobre o banco exige uma forração mais resistente e fácil de limpar, por exemplo. Um carro de uso familiar praticamente nunca é tão exigido assim.

Esses tais carros remanufaturados seriam destinados principalmente às locadoras, que cuidariam de sua manutenção e repassariam para os motoristas. Claro que os ciclos de vida desses carros seriam limitados (fabricado por três vezes, por exemplo), e após disso o carro seria sucateado. E, é claro que toda a matéria-prima empregada na sua fabricação poderia ser reciclada: os pneus, por exemplo, remoldados (nesse caso pela própria indústria de pneus, que reaproveitaria apenas a carcaça básica e vulcanizaria uma nova banda de rodagem e laterais, como a indústria de pequeno porte faz hoje com a carcaça de pneus desgastados), e demais peças plásticas poderiam ser derretidas, tendo sua matéria-prima reaproveitada.

É importante lembrar também que todo o planeta se beneficiará dessa remanufatura, uma vez que a utilização de materiais reciclados fará com que a indústria recicle tudo que já foi usado para a fabricação dos novos componentes. Nos bastidores, a indústria automobilística já trabalha nesses projetos de carros mais duráveis e de menos manutenção para serem disponibilizados para as locadoras, que cederiam para os motoristas rodarem até o momento da tal re-fabricação. Nesse novo conceito, os principais beneficiados serão o planeta, toda a indústria automobilística, as locadoras, os motoristas, e o usuário final. Uma solução interessante para o futuro incerto do novo automóvel do século 21.

DM

A coluna “Perfume de carro” e de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br





Anterior

MAZDA MIATA, SÉRIA DIVERSÃO POR QUILÔMETRO — POR "FÓRMULA FINESSE"

Próximo

CINCO FATOS QUE MOSTRAM QUE O CARRO NÃO VAI ACABAR NO BRASIL

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
(Fotos Divulgação)

CINCO FATOS QUE MOSTRAM QUE O CARRO NÃO VAI ACABAR NO BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In