• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

MERCEDES: MARCA NASCEU HÁ 120 ANOS, NUMA DERRAPADA DE HERR DAIMLER

DOIS ALEMÃES GENIAIS E UM JUDEU APAIXONADO POR AUTOMÓVEIS CRIARAM UMA DAS MAIS FAMOSAS MARCAS DO MUNDO

identicon por Boris Feldman
27/03/2021
em BF, História, Opinião de Boris Feldman
Mercedes 35 HP (Foto: arquivo Mercedes-Benz)

Mercedes 35 HP (Foto: arquivo Mercedes-Benz)







Mercédès, poucos sabem, era filha de Emil Jellinek (1853-1918), um judeu alemão nascido em Leipzig  (Alemanha), filho de um rabino que se mudou com a família para Viena (Áustria).

Emil tornou-se diplomata, mas também um empresário de muitos negócios. Mudou-se para Nice (Sul da França), assumiu o consulado austríaco, mas estabeleceu lá uma loja que vendia carros franceses (Peugeot) e alemães (Daimler).

A cidade francesa, no final do século 19, era a capital mundial do automobilismo e sediava várias competições na Riviera Francesa, entre provas de velocidade, arrancadas e subida de montanha.

A “Era Moderna” do automóvel

Apaixonado por automóveis, Emil participava de todas as provas, muitas vencidas pelos Daimler que ele e seus clientes pilotavam. No início de 1900, Jellinek encomendou aos engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, projetista da fábrica, um novo modelo a partir de orientações do próprio Jellinek, o 35 HP (foto de abertura).

Emil Jellinek Foto: Mercedes-Benz Classic Archive: )

Os três sepultavam de vez a “horseless carriage” (carruagem sem cavalo) ao inovar com um carro moderno, alterando drasticamente os conceitos da época, com chassi mais longo, motor próximo ao piso, radiador integrado, baixo centro de gravidade e ignição elétrica (por centelha) Bosch (até então, era com tubo incandescente por gás).

Sete unidades do “35 HP” foram entregues a Jellinek no final de 1900 e participaram da “Nice Wee” (Semana de Nice) de 1901, um evento anual de cinco dias dedicado às competições. Exatamente, portanto, há 120 anos, entre 25 a 29 de março, foi marcada a estreia do novo carro, vitorioso em todas elas.

 

 

Corridas? Nem pensar!

Entretanto, apesar de fabricado pela Daimler, o evento de Nice estreava também uma outra marca, pois Herr Daimler não queria ver a sua associada a corridas de automóveis, já que no ano anterior foram registrados dois acidentes, um deles fatal. Ele morreu em 1900, mas a empresa manteve sua decisão de não participar de competições para não ver “prejudicada sua imagem”.

Nice Week, de 25 a 29 de março de 1901: um Mercedes 35 HP se prepara para largar (Foto: Mercedes-Benz Classic Archives)

Emil Jellinek batizou então, com o nome de sua filha de dois anos, os carros mais velozes já produzidos pela Daimler. A marca se tornou famosa ao ganhar todas as principais corridas na Europa.

A imprensa destacou na época que os automóveis estavam entrando numa nova fase, a “Era Mercedes”. A marca ganhou tamanho prestigio e notoriedade que ninguém encomendava mais os Daimler: todos queriam os Mercedes…

A direção da Daimler teve que engolir em seco e substituir a marca de seus automóveis pelo nome da filha de Jellinek. E, no ano seguinte (1902), estabelecer um acordo com o pai para registrar a marca Mercedes como propriedade da DMG (Daimler Motoren Gesellschaft), ou Companhia de Motores Daimler. Em 1909, a empresa patenteou o logotipo com a estrela de três pontas. Em 1926, uniram-se as empresas de Gottlieb Daimler e Carl Benz (que nunca se conheceram) numa única chamada Daimler-Benz. E os carros, Mercedes-Benz.

 

A mentira do primeiro carro

Em 1886, quinze anos antes do evento em Nice, Carl Benz patenteava seu triciclo motorizado, o Benz Patent Motorwagen. Que a Daimler AG anuncia enfaticamente como o primeiro automóvel do mundo. Mas não foi.

Daimler anuncia o triciclo de Benz (1886) como o primeiro automóvel do mundo. Mas não é. (Foto: arquivo Daimler)

Dois anos antes, em 1884, o francês Edouard Delamare-Debouteville já tinha construído um automóvel com quatro rodas, motor a combustão, freios, direção e bancos.

Réplica do carro – seria também a primeira picape do mundo? – de Edouard Delamare-Debouteville, de 1884 (Foto: Wikipedia

Porém, cerca de 14 anos antes (1870), outro judeu alemão, Siegfried Marcus, engenheiro que residia em Viena, construiu uma “coisa” de quatro rodas que se movimentava com um motor a combustão interna. Foi considerado o real inventor do automóvel.

Entretanto, ele cometeu dois “erros”:

  • Ser judeu. Então, quando os alemães anexaram a Áustria em 1938, apagaram todo o legado de Marcus naquele país. Para completar, em maio de 1940 o regime nacional-socialista do Terceiro Reich foi solicitado — pela Daimler-Benz — a ordenar duas editoras alemãs a eliminar Marcus de suas enciclopédias como inventor do automóvel e substituí-lo pelos engenheiros alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler;
  • Assim como o francês Delamare-Debouteville, Marcus também não patenteou seu “automóvel”.

Além de não terem patenteado seus carros, produziram apenas uma unidade de cada e não deixaram portanto uma fábrica para continuar sua obra e registrar seu legado.

Assim, a Daimle-Benz se sentiu à vontade para anunciar que a história do automóvel se inicia com o Benz Patent Motorwagen.

Sem ninguém para protestar…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br

 





Tags: Boris FeldmanCarl BenzDaimerEmil JellinekGottlieb Daimler
Anterior

COROLLA CROSS: AFINAL, O NOME MAIS AJUDA OU ATRAPALHA?

Próximo

F-1: NO BAHREIN VERSTAPPEN GARANTE A PRIMEIRA POLE DO ANO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: Getty Images/Red Bull

F-1: NO BAHREIN VERSTAPPEN GARANTE A PRIMEIRA POLE DO ANO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In